Você já se deparou com publicações nas redes sociais que evidenciavam determinadas localizações dos usuários — como estabelecimentos comerciais ou pontos turísticos? Se isso, de alguma forma, o estimulou a querer visitar o local em questão, você teve contato com uma ação de geomarketing.
O processo consiste, basicamente, no uso da geolocalização do smartphone do usuário para compartilhar sua localidade — também conhecido como check-in. Em geral, eles são feitos por meio de aplicativos ou redes sociais como Facebook, Instagram ou Foursquare.
Em uma sociedade digitalizada e com fácil acesso às tecnologias mobile, o recurso é uma das grandes tendências do momento e empresas com perspectiva de futuro têm investido em estratégias para otimizar o geomarketing do negócio.
Quer saber mais? Então continue a leitura para conferir agora as nossas 5 dicas úteis sobre o assunto!
1. Incentive as marcações entre usuários
O público nem sempre faz as marcações mais adequadas sobre o local do seu empreendimento ao publicar nas mídias sociais. Para evitar que isso seja um problema de desperdício de oportunidades, vale a pena incentivar as marcações corretas.
Você pode fazer isso por meio de posts e ações que incentivem os usuários a utilizar as melhores tags para promover seu negócio. Como exemplo, dentro do próprio ambiente físico da empresa, você pode utilizar comunicação visual para apresentar as tags corretas e também a forma como o endereço consta na internet.
2. Estimule o check-in
Uma estratégia que tem funcionado com bastante eficiência hoje em dia, principalmente por conta da popularização dos dispositivos móveis, é utilizar o sistema de troca para estimular o check-in.
Muitas empresas têm disponibilizado, por exemplo, Wi-fi gratuito aos seus clientes ou visitantes em troca de algum tipo de interação com o estabelecimento nas redes sociais. No contexto do geomarketing, vale destacar que o acesso ao Wi-fi é liberado instantaneamente após o usuário fazer check-in no local da empresa em alguma de suas redes sociais.
Para tornar a estratégia ainda mais eficiente e prática, promova isso por meio de propaganda indoor como displays, adesivos, placas e outros materiais.
3. Utilize estratégias de fidelização
Quem é que não adora uma promoção? Pois bem, uma das formas de melhorar o geomarketing do seu negócio é por meio de estratégias de fidelização focadas em promoções.
Considere oferecer brindes, descontos ou algum tipo de vantagem aos usuários que fizerem check-in e divulgarem alguma promoção do estabelecimento nas redes sociais. Além de atrair mais clientes para o negócio, aqueles que receberem os benefícios, certamente, serão fidelizados à sua marca.
4. Fomente o engajamento nas mídias
Você já percebeu que algumas redes sociais concentram uma forte cultura do uso de hashtags? De forma resumida, elas são termos e expressões que os usuários com interesses em comum utilizam para promover conceitos e se localizar entre publicações.
Com base nesse cenário, vale a pena destacar a eficiência em fomentar o engajamento nas mídias da empresa e incentivar hashtags específicas para que os consumidores compartilhem fotos do estabelecimento, comentem em postagens e curtam as redes do negócio.
5. Crie relacionamento
Para finalizarmos, não poderíamos deixar de citar a importância que investir no relacionamento cliente-empresa tem em todo o processo — ainda mais se considerarmos o comportamento do consumidor moderno, que prioriza a relação comercial humanizada.
Uma ideia que pode ser eficaz é monitorar todos os check-ins realizados no seu estabelecimento, além dos comentários em suas redes. Com base na análise desses dados, você terá acesso ao perfil de seus clientes.
Tente interagir com eles de forma profissional, descontraída e respeitosa. Responda tweets, mande mensagens no Facebook, responda comentários e realize outras ações de comunicação. A ideia é criar um relacionamento!
Antes de concluirmos, lembre-se que ter a empresa cadastrada em aplicativos o Google Maps e o Waze com todas as informações importantes e mais relevantes sobre o negócio é praticamente a base do geomarketing.
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