Para destacar seu negócio no mundo digital, a Pontodesign preparou um conteúdo exclusivo – são 5 tendências do Marketing Digital para 2022! Confira aqui!
Se aprendemos alguma coisa, é que as pandemias mudam a sociedade. E se a pandemia do COVID-19 tem paralelo com as pragas do nosso passado, não seria um exagero prever que nosso presente tumultuado levará a uma grande mudança social em 2022. Afinal, os eventos dos últimos dois anos fizeram surgir novas necessidades e provocaram uma mudança radical na forma como as empresas fazem negócios. Sendo assim, este período de recuperação pós-pandemia é um momento decisivo em que decidimos o futuro dos negócios e do marketing e por isso nós aprofundamos nosso foco em tendencias de Mercado.
À medida que fazemos a transição para 2022, os principais objetivos de cada empresa devem ser entender as mudanças nas necessidades dos consumidores e capturar novas oportunidades de crescimento. E é por isso que compilamos esta lista de 5 tendências de marketing digital para 2022 que estarão em alta, para que você possa ganhar muito em 2022. Dessa forma, mostramos para onde o marketing digital está evoluindo e como algumas marcas já estão capitalizando essas tendências. Além disso, tem dicas práticas sobre como você e sua empresa podem aproveitá-las. Então, continue a leitura para saber mais!
Metodologia para tendências do marketing digital para 2022
Para entender as maiores tendências de marketing digital para 2022, usamos como fonte alguns reports , como a Brandwatch, o Trendwatching e o Hootsuit. Dessa maneira, foram utilizadas para analisar diversos temas e tópicos, para identificar as tendências que podem alavancar as marcas para alcançar o sucesso no futuro próximo. Além disso, analisamos o que as marcas estão dizendo nas redes sociais e como seus fãs estão reagindo. Também, diversos conteúdos e fontes de pesquisa publicados na web, em especial eMarketer, Forrester, Gartner, and McKinsey.
TREND 1 – RETRO REVOLUTION: “Old school” é a nova escola
O anseio coletivo pelos anos que se passaram na pandemia fez da nostalgia uma grande parte do manual de cada profissional de marketing. De acordo com a Brandwatch, o volume de menção das palavras “nostalgia” e “nostálgico” é muito maior agora. Afinal, as pessoas estão claramente ansiando pelo conforto do familiar nestes tempos tumultuados, e isso fica evidente como uma das tendências de marketing digital para 2022:
- O Pokémon está de volta, repaginado em cartas colecionáveis;
- O ABBA anunciou seu primeiro álbum de estúdio após 40 anos;
- A Disney vem investindo em remakes de clássicos como Cinderela, A Bela e a Fera, Dumbo e Aladdin;
- Trinta e quatro anos depois do sucesso da trilogia Karatê Kid, “Daniel Larusso” e “Johnny Lawrence” se reencontram na série “Cobra Kai”, da Netflix.
Estamos entrando em um período de “boom” de consumo de produtos carregados de emoção e nostalgia. Como roupas retrô/vintage, brinquedos e jogos do passado, alimentos reconfortantes associados à infância, um renascimento na música, na TV e nos filmes dos anos 1980 e 1990.
TREND 2 – CONTEÚDO & COMUNIDADE: Conteúdo criado pelos usuários é rei
Cada vez mais marcas estão percebendo o valor do conteúdo gerado pelos usuários e adotando medidas para dimensioná-lo. Comunidades reais, ricas e importantes estão prosperando nas mídias sociais. Os jogadores estão jogando no Twitch; os programadores estão trocando informações open source no GitHub e os ciclistas estão pedalando no Peloton.
77% das pessoas entrevistadas para um relatório do Laboratório de Governança da NYU indicaram que o grupo mais importante do qual fazem parte está no mundo online. Por isso, de acordo com uma pesquisa recente do Squarespace, os jovens agora descobrem que a vida em comunidade é importante e memorável e 56% dos jovens também revelaram que são mais influenciados por postagens nas comunidades quando fazem algo online do que durante os períodos pré-pandemia. Celebrar o conteúdo gerado pelos usuários desempenha um grande papel na conexão das marcas com seus clientes de uma forma autêntica e significativa.
TREND 3 – MIXED REALITY: O futuro é híbrido como tendências do Marketing Digital para 2022
A cada final de ano, a realidade aumentada surge como uma previsão para o futuro, sendo uma das tendências de marketing digital para 2022. Pode-se até dizer que a pandemia acelerou a tendência, com as marcas sendo totalmente digitais. Na verdade, a McKinsey relata que tanto as empresas quanto os clientes experimentaram um progresso de adoção digital de cinco anos em apenas oito semanas.“Híbrido” é a palavra do ano em todos os setores. E tanto os eventos de realidade mista quanto os híbridos geram um volume maior de menções online ao longo do tempo, de acordo com uma pesquisa da Brandwatch.
Essa mescla entre físico e digital permanecerá como tendência do marketing digital para 2022. Aliás, o Facebook, agora rebatizado para Meta, como empresa criou 10 mil novos empregos na União Europeia para construir o metaverso. Além disso, também fez seu primeiro investimento no metaverso – mais de US$ 50 milhões em pesquisa para garantir que esses produtos sejam desenvolvidos com responsabilidade.
Os eventos também estão se tornando híbridos. Uma pesquisa da Forrester revelou que 58% dos líderes de marketing concordam que “a maioria dos principais eventos de marketing B2B serão híbridos em dois anos”.A mudança para eventos híbridos reflete a mudança no comportamento dos participantes. Dessa forma, eles têm a capacidade de criar experiências verdadeiramente transformadoras.
TREND 4 – A FORÇA DOS INFLUENCIADORES: Influenciando as decisões de compra
De acordo com o eMarketer, as vendas por meio de plataformas digitais – Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, Twitter, entre outras – nos EUA aumentaram em 35,8% em 2021. Além disso, o Brasil e México, também devem alcançar índices consideráveis de adesão ao “social commerce”. Com 38,7% e 30,9% dos compradores digitais realizando pelo menos uma compra via redes sociais, respectivamente.
Um aspecto do “social commerce” que ganhará força nas tendências do marketing digital para 20222 é o marketing de influenciadores. Uma vez que esse grupo ajuda a atingir um público maior e criar consciência de marca, influencia as decisões de compra de seus clientes-alvo e melhora a fidelidade e a confiança da marca.
O aumento meteórico da popularidade de aplicativos como TikTok e Twitch também mostra o potencial para ativar parcerias com influenciadores. Por isso, a previsão é de que 2022 verá o impacto dos influenciadores chegando ao fundo do funil e ajudando com conversões quantificáveis.
Além disso, o próprio Mark Zuckerberg anunciou em julho de 2021 remuneração bilionária para influenciadores em 2022 – o proprietário do Facebook e Instagram está de olho em criadores de conteúdo que atraiam usuários para suas plataformas. Sendo assim, a empresa distribuirá os recursos por meio da receita de anúncios compartilhados e bônus pelo tempo gasto no Facebook e no Instagram. Em alguns casos, oferecerá financiamentos para criadores de conteúdo que se comprometam a estabelecer presença nas duas redes.
TREND 5 – NICHO SILENCIOSO: Pequenas comunidades, grandes resultados
Uma das últimas tendências de marketing digital para 2022 é o BookTok, a comunidade de livros da TikTok, tem mais de 20 bilhões de visualizações e ajudou às livrarias com um aumento nas vendas. Só para ter uma ideia, a hashtag #BookTok tem mais de 24 bilhões de visualizações.
Este é um sinal maior da importância não apenas do entretenimento de curta duração, como TikToks, mas também de subculturas e comunidades. Além disso, alguns usuários estão se mudando para criar comunidades de nicho onde possam se comunicar com pessoas com interesses semelhantes. Sendo assim, essas comunidades dão aos usuários um sentimento de pertencimento. Comunidades de nicho existem em plataformas maiores – por meio de seus canais do Slack, grupos e até redes sociais menores.
Uma das tendências de marketing digital para 2022 definitivamente será os usuários migrando para comunidades menores e formando subculturas. É por isso que muitas marcas também já estão visando comunidades de nicho em suas ações de marketing digital.
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