A velocidade do site, além de ser um dos 200 fatores de rankeamento do Google, é fundamental para que as vendas cresçam. Um bom design e imagens impactantes são importantes, mas não muito úteis se o usuário abandonar a página por demora no carregamento.
O público de hoje recebe uma overdose de informação diária e está com seu tempo cada vez mais escasso. Em função disso, dificilmente uma pessoa esperaria mais de 10 segundos para uma página abrir. Esse imediatismo é fruto, em parte, da própria dinâmica da internet. O site não abriu? Ok, é só voltar para a busca e acessar o resultado do concorrente.
Para não perder competitividade, conversões ou prejudicar o reconhecimento da sua marca, é preciso compreender melhor o assunto, acompanhar o desempenho da página periodicamente e tomar as medidas necessárias para reverter o problema.
Confira agora um pouco mais sobre o assunto e aprenda a otimizar seu conteúdo para garantir resultados mais dinâmicos e satisfatórios.
Por que um site precisa ser rápido?
O tempo considerado pelo Google como ideal para carregamento de uma página é de até 2,5 segundos. No mercado, a prática geral é aceitar um tempo de abertura até três vezes maior. Com mais de 8 segundos, dificilmente você conquistará a atenção do público.
Sites mais demorados possuem menor taxa de retenção, perdem o número de pageviews ao longo do tempo e prejudicam seu posicionamento nas buscas, em função de penalizações de SEO. A cada posição perdida no buscador, mais vendas deixam de se concretizar.
Uma pesquisa realizada em 2018 pela SocialMediaToday, informa que, a cada segundo adicional que a audiência espera para abrir um site, o proprietário deste perde em média 7% de conversões e diminui cerca de 11% sua taxa de visualizações.
De acordo com a mesma pesquisa, a empresa pode decair cerca de 16% seu índice de satisfação do consumidor. A reputação da marca também é afetada, com o risco de um único cliente divulgar a ineficiência para outras pessoas.
Em resumo, se você quer ter um público engajado por seu produto ou serviço, aumentar a média de conversões e se manter competitivo junto aos concorrentes, cada milésimo de segundo conta.
O que dificulta o carregamento da página?
São diversos os elementos que impactam a eficiência de navegação de um site. No entanto, alguns ajustes na estrutura serão suficientes para resolver a questão.
Em alguns casos, dependendo do porte da empresa ou do conhecimento prévio do empreendedor, pode ser interessante buscar ajuda especializada para análise e levantamento das melhorias a serem realizadas.
Existem também diversas ferramentas gratuitas na internet (a do próprio Google é uma das melhores) para você acompanhar o desempenho do website frequentemente. Aprenda quais itens pesam mais na lentidão e como solucionar alguns dos problemas.
Imagens pesadas
Faça um trabalho de compactação das imagens maiores e de melhor resolução. O mesmo vale para vídeos com alta qualidade, que demandam um tempo maior de comunicação entre a página e o servidor.
Não é necessário abrir mão da qualidade visual nem das informações que facilitam a vida do seu cliente. Apenas se atente para o tamanho das mídias e sua pixelagem, mudando sua extensão quando possível.
Problemas com hospedagem e template
Utilize um provedor de confiança ou mesmo invista em um servidor dedicado para ganhar segundos de vantagem de navegação. A plataforma de desenvolvimento escolhida também pode imprimir agilidade. A preferida pelos webmasters é a versão paga do WordPress.
Lembrando que o Google também penaliza sites que não se adaptam bem à versão mobile. Por isso, lembre-se que, ao desenvolver ou escolher um template dentre os existentes, este deve ser leve e responsivo.
Excesso de widgets e plugins
O uso dos plugins corretos facilita a manutenção e auxilia a criação de conteúdos de qualidade. No entanto, a instalação em excesso dessas aplicações, bem como a exposição de muitos widgets podem interferir no processamento inicial do site.
Faça uma análise dos plugins mais pesados, retire os que não são essenciais e troque os mais importantes por versões mais leves, desde que a mudança não comprometa a qualidade e estrutura.
Muitas requisições de script
O protocolo HTTP estabelece que os servidores executem, geralmente, somente duas requisições ao mesmo tempo. Isso significa que os outros elementos da página serão carregados apenas após esses pares de execução.
Por isso, é recomendável reduzir o número de arquivos muito grandes. Inclusive os menores precisam ser agrupados em pacotes de JavaScript e CSS. Esse trabalho requer atenção, mas gera, como recompensa, milissegundos de processamento a menos.
Uma alternativa também é distribuir o conteúdo de uma mesma página para hospedagens diferentes. Assim, você tem dois ou mais servidores trabalhando em paralelo para carregar seu conteúdo.
Como a velocidade do site influencia os negócios?
Já comentamos anteriormente, mas estes são pontos que vale a pena recordar. A otimização na navegação e no carregamento do seu site vai ajudar sua empresa a melhorar o posicionamento no Google e a gerar uma melhor experiência ao seu leitor.
Positivamente, aquele usuário curioso pode se tornar um consumidor apaixonado do seu produto ou serviço e um divulgador orgânico da sua marca. Além da fidelização, o ganho de branding compensará as horas investidas em análise e adequações.
Com boas taxas de conversão e sua estratégia de inbound marketing colhendo excelentes resultados, a empresa ganha caixa e energia para continuar em expansão, buscando desafios que a façam conquistar novos clientes e segmentos.
Por isso, seja o site em questão uma landing page, blog ou até mesmo um e-commerce mais complexo, batalhar pela eficiência e velocidade pode ser a diferença entre ter uma máquina de vendas trabalhando de forma automática ou uma manivela que irrita o consumidor e o conduz para os outros resultados de busca.
No geral, percebemos que poucos segundos no mundo da internet podem prejudicar o trabalho minucioso de um plano de marketing, a reputação online da companhia e, claro, seu faturamento.
Pronto para deixar sua página com a velocidade da luz? Esperamos que as dicas oferecidas sejam úteis para conscientizar você e sua equipe de desenvolvedores a aprimorar a velocidade do site, e que o conhecimento gere ganhos significativos para sua empresa e sua carreira.
Se precisar de ajuda para melhorar sua estratégia digital, entre em contato conosco para conhecer nossa consultoria e seus resultados de impacto no Brasil e no mundo.
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