Aplicar business intelligence no marketing é fator essencial para que as empresas sejam competitivas e próximas ao cliente. Armazenar, gerenciar e tratar dados pode ser desafiador, mas a técnica tem contribuído com boas recompensas aos negócios.
Uma organização lida com um volume de dados estrondoso. Em poucas horas, recebe mais informações do que suas similares conseguiam em 20 ou 30 anos, no século passado. Mas não basta ter esses dados: é preciso usar, de fato, a inteligência para otimizar e decidir quais melhorias serão implementadas a partir deles.
Se você deseja conhecer mais sobre o assunto, acompanhe o texto que preparamos para você.
O que é business intelligence (BI)?
É a metodologia que visa dar suporte às decisões, com base em fatos obtidos pelo gerenciamento e análise de dados. A Inteligência em Negócios coleta informação de todos os canais disponíveis da empresa, como ERPs, redes sociais, e-mail marketing e tráfego do site ou, até mesmo, uma planilha em Excel.
Os conteúdos passam por uma análise e os pontos mais relevantes do negócio são coletados. Em seguida, uma série de mudanças e aprimoramento de processos podem ser adotados.
O uso da inteligência competitiva, agregada ao inbound marketing, resulta em uma criação de conteúdos mais conectados à persona, melhor engajamento e conversão.
Porque utilizar business intelligence no marketing?
O uso de BI permite insights rápidos devido à atualização constante dos dados, o que facilita as decisões estratégicas. É um grande aliado para a melhoria contínua do marketing.
A junção de referências em diferentes fontes beneficia o gerenciamento das redes sociais e canais de comunicação da empresa, contribuindo para melhoria da reputação digital da marca e redução de custos, com campanhas mais direcionadas e eficientes.
Podemos falar, ainda, sobre a qualidade das métricas, a precisão no cálculo do ROI (retorno sobre o investimento) e melhores resultados na criação de conteúdo. Motivos não faltam para adotar o business intelligence no marketing.
Quais os benefícios para a empresa?
O método oferece ferramentas e relatórios com informações detalhadas sobre a consolidação do negócio, entregando análises completas sobre o tráfego obtido, o caminho percorrido em cada acesso ao site, e um perfil comportamental do público que executa (ou não) alguma ação nele.
É útil, também, para a elaboração de uma análise preditiva, que permite anteceder os próximos passos do cliente e agir para surpreendê-lo. A oferta de produtos e serviços que atendam às futuras demandas do consumidor melhora as vendas e índices de retenção.
Entender as particularidades do seu negócio com business intelligence ajuda a gerenciar melhor custos com estoque, descobrir práticas e tendências do mercado e claro, aprimorar a estratégia de inbound marketing.
Como implementar a estratégia no seu negócio?
Quando reunimos todas as fontes de dados, elas aparentemente não fazem muito sentido entre si. Com BI, querys intermináveis se transformam em perfis comportamentais e levantamentos de forças e fragilidades, convenientes à tomada de decisão. Confira as etapas a serem executadas:
- data warehouse: sistema em que as informações são agrupadas e centralizadas de forma segura;
- data mining: trabalho de escavar as informações pertinentes e higienizar os dados;
- análise dos dados: distribuição do conteúdo em dashboards, para facilitar a compreensão e a visualização dos envolvidos;
- BPR ou business process reengineering: reestruturação de processos de trabalho a partir dos resultados obtidos;
- benchmarking: comparação do modelo de negócio com outras empresas, que refina as conclusões geradas e mantém a competitividade;
- reporting: geração de relatórios e medição dos resultados alcançados, na prática.
Procure um bom software para centralização e análise dos dados, a fim de receber as atualizações com eficiência. Uma vez analisadas as informações, aja conforme a interpretação e crie seu plano de ação, adotando indicadores de desempenho para mensurar os resultados da estratégia.
Portanto, a aplicação e prática do business intelligence no marketing é fundamental para sobrevivência das empresas no cenário atual e está longe de ser uma ferramenta apenas para grandes corporações. Mantenha as boas práticas que foram criadas e , reformule processos sempre que necessário.
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