O Cannes Lions, um dos maiores festivais de criatividade do mundo, que aconteceu na semana passada — de 17 a 21 de junho, na Riviera Francesa, sempre deixa um legado valioso sobre o futuro do mercado, trazendo tendências e apresentando novidades sobre o rumo da publicidade, do design, do marketing digital e da criatividade ao redor do globo.
E uma parte fundamental do festival é a herança criativa, que nos inspira e nos mostra que é possível ir além em muitos aspectos — como negócio, como solução de problemas, como pensamento criativo e muito mais.
Confira abaixo alguns dos trabalhos que foram premiados com Grand Prix. Este é o prêmio máximo de cada categoria e podemos dizer que o Cannes Lions é hoje a mais importante premiação da criatividade mundial:
THE WHOOPER DETOUR — da FCB NY para Burger King — foi o grande vencedor da edição, foi GP em três categorias, Mobile, Direct e Titanium — a categoria máxima na premiação.
Para fazer bombar seu aplicativo, o Burger King fez uma promoção que liberava a compra de um Whopper por apenes 1 centavo (isso mesmo, $0,01), desde que a pessoa estivesse dentro ou até 500/600 metros de uma loja do Mc Donald’s. Assim, o aplicativo passou da 686ª posição para o mais baixado nos Estados Unidos em apenas 48 horas, num total de 15 milhões de downloads em apenas 1 dia.
THE BLACK SUPERMARKET — da Marcel Paris para Carrefour — GP Creative Effectiveness — categoria que destaca trabalhos premiados no ano anterior, mas que trouxeram resultados muito significativos para o negócio.
Esse case teve destaque em 2018, quando o Carrefour enfrentou uma lei europeia que obriga a venda de legumes e verduras específicas por lobby das empresas de agrotóxicos, e, por não concordar, passou a vender os produtos “ilegais” em suas lojas, junto a um enorme material informativo, e com isso, conseguindo a mudança da lei, graças a adesão do público a essa causa.
SEE SOUND – da FCB para Waio – GP Innovation – categoria de projetos inovadores que melhorem a vida das pessoas e tenham alguma conexão com comunicação e marketing.
O prêmio deste ano foi para um produto que pode revolucionar a vida de pessoas surdas. “See Sound” é conectado na internet e colocado em tomadas pela casa e, assim, capta qualquer sons diferentes e, a partir de uma análise sonora via inteligência artificial, busca referências e envia uma mensagem de texto para o celular da pessoa, como “som de uma criança chorando”, “som de alarme de incêndio”, “som de janela batendo”…
DO BLACK – da RBK para Mastercard – GP Creative E-Commerce – categoria de propostas inovadores para o mundo das vendas online
Um cartão de crédito Black que acompanha e mostra todos os gastos transformados em produção de CO2. Esse é o cartão lançado pela fintech sueca Doconomy, que quando você ultrapassa a produção média per capta de carbono, ele não deixa mais você comprar nada. Extremo? Talvez, mas gerou grande adesão na Suécia em função do tema das mudanças climáticas e redução da pegada de carbono.
E a gente não poderia deixar de mostrar o GP brasileiro – AIR MAX GRAFFITI STORES, da AKQA SP para Nike.
Para o lançamento do tênis Air Max no Brasil, a Nike convidou diversos artistas para produzirem grafites na cidade de São Paulo, com personagens com os tênis Air Max nos pés. Um novo modelo dos tênis foi lançado a cada semana e os consumidores que quisessem comprar, precisavam ir até os grafites e, pelo aplicativo da marca no celular, desbloquear a compra no e-commerce da empresa usando a ferramenta de geolocalização.
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