Investir em campanhas de marketing digital é muito importante para empresas que querem utilizar a internet como meio de estabelecer a sua marca no mercado e aumentar o número de clientes. Em relação aos anúncios, Google Adwords, Facebook e Instagram Ads são os sistemas mais utilizados atualmente.
Se você tem um website, esse tipo de investimento se torna essencial para obter mais visitas em seus conteúdos com mais rapidez, já que estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os motores de busca) costumam levar algum tempo para ter efeito. Além disso, os anúncios auxiliam na geração de leads, nas vendas e no aumento da base de fãs.
Hoje em dia, com as novas tecnologias digitais, o empreendedor consegue realizar segmentações mais avançadas e realizar testes que não eram possíveis na época em que os anúncios mais comuns eram feitos em canais de TV, revistas, rádios e jornais.
E se você utiliza as redes sociais há algum tempo, já deve ter percebido que o alcance de suas publicações orgânicas não costuma mais ter o mesmo resultado de sucesso que antigamente. Então, os anúncios ajudam a amenizar essa situação.
A limitação no orçamento de muitas empresas por vezes obriga a escolher entre plataformas que não são totalmente iguais. Por isso, comparamos seis aspectos entre anunciar no Facebook e no Instagram. Confira!
1. Informações disponíveis para monitoramento
Tanto o Facebook quanto o Instagram utilizam gráficos e diversas métricas que podem ser visualizados no gerenciador de anúncios. São dados como gênero, idade e localização das pessoas que, de alguma forma, engajaram com as campanhas.
Uma pequena diferença é nos relatórios de alguns casos específicos, de anúncios que não são comuns às duas redes sociais, a exemplo das campanhas para desktop, que só são elegíveis para Facebook e Stories do Instagram.
2. Perfil do público
Segundo a Pew Research, o Instagram é preferido pelo público mais novo, sendo mais popular entre pessoas de 18 a 29 anos, e 55% das pessoas nessa faixa etária que estão na internet usam a rede social.
Já o Facebook é melhor em atrair adultos e, apesar de ser mais popular entre pessoas da mesma faixa etária que o Instagram, o número de usuários é maior: 77% de quem utiliza a internet tem um perfil na maior rede social do mundo.
3. Engajamento no Facebook e Instagram
Apesar de o público ser maior no Facebook, o engajamento costuma ser maior no Instagram. Já que os mais jovens utilizam mais essa rede social, anúncios com visuais mais bonitos, especialmente sobre moda, beleza e arquitetura, ganham muita interação dos usuários.
Segundo o Instagram, 60% dos usuários diz que teve conhecimento sobre algum produto na rede social, 1/3 dos Stories mais visualizados são de empresas e mais de 200 pessoas acessam um perfil comercial por dia.
4. Possibilidades de segmentação
No Facebook é possível alcançar um público mais extenso, já que o número de usuários é muito maior que do Instagram. Por isso, lá pode ser mais interessante investir se for para aumentar o reconhecimento de marca e alcançar o maior número de pessoas que o orçamento conseguir.
As possibilidades de segmentação são quase idênticas entre os dois sistemas. A única diferença que notamos é que, no Facebook, você pode anunciar tanto para usuários de computadores de mesa e desktop (e especificar os navegadores) quanto para smartphones. No Instagram, apenas a opção mobile é possível.
5. Tipos de anúncios
Existem diversos tipos de anúncios para Facebook e Instagram. Você pode criar campanhas com carrossel, fotos, vídeos, apresentação de slides e coleções.
A primeira diferença é que, no Facebook, os vídeos podem ser mais longos, ultrapassando o limite atual do Instagram de 60 segundos para o feed e 15 segundos para o Stories.
Portanto, se você for planejar anúncios com vídeos nas redes sociais, lembre-se de que terá que editá-los e respeitar o limite de tempo para o Instagram ou mesmo investir em apenas uma rede social.
A segunda é que o Facebook disponibiliza também o Messenger Ads, que facilita a conexão entre pessoas e empresas por meio de um chat online.
Outra diferença são os anúncios em canvas que, apesar de disponíveis em ambas as redes sociais, no Instagram não é possível utilizar ofertas e produtos adicionados ao Facebook nem o localizador de lojas. Esse tipo de anúncio, no Instagram, aparece no Stories.
6. Custos do investimento
Os preços também variam entre os anúncios do Facebook e Instagram e isso depende de diversos aspectos. Uma pesquisa realizada pela AdEspresso demonstrou que, no Instagram, o custo por clique (CPC) costuma ser de, em média, US$ 2,40, enquanto que outro estudo descobriu que no Facebook esse valor é de US$ 0,97.
O estudo sobre o Instagram também detectou que os valores costumam variar de acordo com a segmentação do público-alvo, enquanto que no Facebook a época do ano tem mais influência.
No Instagram, os anunciantes que desejam comunicar sua mensagem a um público entre as faixas etárias de 18-24, 25-34 e 35-44 costumam pagar mais no CPC. Já no Facebook, campanhas veiculadas em datas comemorativas, como a Black Friday, são bem mais caras que em dias comuns, especialmente entre os meses de outubro, novembro e dezembro.
As horas em que os anúncios são veiculados também são importantes: a AdEspresso descobriu que os anúncios costumam ser mais caros quando veiculados entre 21h e 0h, e no domingo costuma ser mais barato.
Escolher entre Facebook e Instagram para criar campanhas de marketing e vendas depende muito dos seus objetivos e do orçamento que você tem disponível. Se você conseguir investir em ambos, essa é uma boa coisa a se fazer, pois você poderá otimizar cada canal e comparar desempenhos.
Além disso, mesmo que você ainda não tenha um perfil no Instagram, você conseguirá anunciar, pois tudo é feito dentro do próprio gerenciador de anúncios do Facebook, onde você irá também analisar os indicadores.
E você, já testou anúncios no Facebook e Instagram? Qual o seu nicho e onde você obteve os melhores resultados? Compartilhe as suas experiências e ideias na seção de comentários abaixo!
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