Chega uma hora em que a empresa precisa expandir sua marca e potencializar recursos. Nesse momento, a equipe — cheia de tarefas e prazos urgentes — pode não dar conta de construir uma estratégia sólida para esse fim. É o momento, então, de escalar uma consultoria de marketing para a tarefa.

O marketing é uma abordagem crucial para os negócios da atualidade. Apesar de estar em constante transição e mudanças, precisa ser bem estruturado para garantir uma presença on e offline que gere valor na vida das pessoas, converta em vendas e garanta a sobrevivência da organização.

Uma consultoria especializada no assunto pode agregar recursos e conhecimentos que um gestor sozinho não pode alcançar, além de eliminar falhas de processo, diminuir o ruído de comunicação e facilitar o gerenciamento de processos, descartando o uso de diversos parceiros para programar uma mesma ação.

Essas são apenas algumas das vantagens de contratar uma consultoria de marketing para o seu negócio. Listaremos mais algumas a seguir, além de apresentar sinais de quando é preciso adotar esse recurso.

Problemas com organização e alcance de resultados

Parte do papel de uma consultoria de marketing é identificar e apontar soluções para possíveis problemas. Entre eles, sua empresa pode apresentar dificuldade em organizar os diversos elementos que compõem a estratégia.

Inbound Marketing, comunicação, pesquisa e desenvolvimento, vendas e pós-vendas. São tantas vertentes, que podem confundir o gestor e dificultar o acompanhamento e avanço de resultados. O papel da consultoria, nesse caso, é organizar e escalar as etapas a serem seguidas em muitos desses setores.

A consultoria da Pontodesign, por exemplo, desenvolveu uma metodologia própria nesse sentido. A Start, Scale, Grow, inspirada nas principais estruturas de desenvolvimento de projeto existentes, é pautada na aplicação de ações simultâneas para inserir a organização no marketing digital da maneira adequada.

Dessa forma, alavanca-se os resultados obtidos a partir da análise de métricas e implementa-se ações que permitem um crescimento e desenvolvimento da marca de forma acelerada.

Dificuldade de gerenciar etapas

Dentro do marketing digital, é preciso preparar conteúdos para diversos meios e plataformas sociais. Eles precisam envolver uma boa qualidade de design, comunicação, análise de métricas e resultar em uma boa interação do público.

Uma consultoria cuidará dessas etapas de forma planejada e alinhada ao seu modelo de negócio, levando em conta porte, público-alvo, ticket médio e alcance em vendas. Veja, a seguir, alguns dos serviços oferecidos e suas particularidades.

Branding 

Toda ação de comunicação deve estar voltada para a construção de Branding. O crescimento da marca deve ser foco de uma consultoria de marketing de alto valor, pois gera valor de longo prazo para os negócios, fideliza clientes e mantém a competitividade.

A Pontodesign, por exemplo, é nacionalmente conhecida em branding management e auxilia a construção da marca em qualquer etapa do processo.

Design

O mercado digital exige uma qualidade de design superior e de alto impacto. Para o marketing como um todo, o papel da consultoria será o de criar peças únicas e que garantam, como resultado de sua criação, uma alavancagem nas vendas.

Inbound Marketing

Os meios tradicionais não garantem o mesmo sucesso no marketing como antigamente. Por isso, investir em marketing de conteúdo é essencial. Ao contrário do que alguns pensam, isso não é caro, gera excelente alcance e engajamento dos clientes, e permite mensurar todas as ações tomadas. 

É papel da consultoria, nesse caso, acompanhar esses resultados para gerar mudanças em SEO, e-mail marketing, redes sociais ou em qualquer outro conteúdo da empresa.

Business Inteligence

Para obter bons resultados em marketing, as medidas da área precisam atuar de forma integrada com o restante do negócio.

Contratar uma consultoria completa auxilia também nas etapas de planejamento de desenvolvimento do negócio, imprimindo uma visão estratégica e profissional baseada em estudos aprofundados.

Novidades de crescimento e expansão

Esse é um sinal que 10 entre 10 empreendedores gostariam de diagnosticar antes de solicitar um parceiro externo para compor o seu know-how.

Empresas que passaram por um aumento repentino no volume de negócios, estão expandindo suas frentes para novos estados e países, ou que precisam lançar novas frentes de serviços ou produtos, precisam de ajuda técnica para auxiliar essa expansão.

Uma consultoria fará o papel de adequar a marca e imagem da organização para essa nova realidade, com qualidade e profissionalismo.

O empresário também terá outros ganhos a partir do diagnóstico de marketing completo que receberá, além de economizar recursos ao manter seus colaboradores focados para a operacionalização de seus novos desafios.

Incertezas sobre o negócio

A consultoria de marketing pode auxiliar tanto no acompanhamento de execução das ações quanto na orientação dos melhores caminhos que a empresa pode traçar para o futuro.

Em muitos momentos, a falta de visão clara sobre dados técnicos e perdas com estratégias anteriores mal elaboradas podem atrasar o crescimento em anos ou, até mesmo, afetar a sua permanência no mercado. 

Um olhar externo sobre o todo ajuda a identificar e corrigir erros de estratégia, poupar recursos e tempo da empresa e expandir seu alcance. Também pode ajudar nos seguintes aspectos:

  • analisar e traçar um perfil mais claro sobre o mercado de atuação;
  • esclarecer dúvidas da empresa sobre seu verdadeiro público-alvo e ajudar a construir um perfil comportamental do cliente;
  • auxiliar na comunicação e trazer maior satisfação para o público interno ou externo;
  • melhorar a imagem da empresa no mercado;
  • gerar melhores taxas de conversão e aumento de receitas;
  • potencializar o uso de tempo e os valores investidos no planos de ação;
  • diminuir os erros e dar maior qualidade aos processos;
  • agregar maior valor e conhecimento às ações de marketing que a empresa já faz.

A participação de uma consultoria de marketing é fundamental para as empresas que desejam alcançar um novo patamar de resultados, precisam imprimir um ar mais profissional em seu relacionamento com clientes e querem se manter visíveis e competitivas em seu meio.

No entanto, é importante destacar que gestor e equipe precisam participar de todo o processo, além de aprender mais sobre o marketing, as ações da consultoria e o próprio negócio com as análises que forem aparecendo.

Melhorar a performance, conquistar novos mercados e contribuir para o crescimento da empresa não são tarefas que se conquistam a curto prazo, mas podem ser alcançadas quando reunimos a estratégia e os esforços corretos. 

Se precisar, conte conosco para o alcance desses resultados! Basta entrar em contato para esclarecer dúvidas sobre o papel da nossa consultoria de marketing e os serviços que oferecemos.