Chega uma hora em que a empresa precisa expandir sua marca e potencializar recursos. Nesse momento, a equipe — cheia de tarefas e prazos urgentes — pode não dar conta de construir uma estratégia sólida para esse fim. É o momento, então, de escalar uma consultoria de marketing para a tarefa.
O marketing é uma abordagem crucial para os negócios da atualidade. Apesar de estar em constante transição e mudanças, precisa ser bem estruturado para garantir uma presença on e offline que gere valor na vida das pessoas, converta em vendas e garanta a sobrevivência da organização.
Uma consultoria especializada no assunto pode agregar recursos e conhecimentos que um gestor sozinho não pode alcançar, além de eliminar falhas de processo, diminuir o ruído de comunicação e facilitar o gerenciamento de processos, descartando o uso de diversos parceiros para programar uma mesma ação.
Essas são apenas algumas das vantagens de contratar uma consultoria de marketing para o seu negócio. Listaremos mais algumas a seguir, além de apresentar sinais de quando é preciso adotar esse recurso.
Problemas com organização e alcance de resultados
Parte do papel de uma consultoria de marketing é identificar e apontar soluções para possíveis problemas. Entre eles, sua empresa pode apresentar dificuldade em organizar os diversos elementos que compõem a estratégia.
Inbound Marketing, comunicação, pesquisa e desenvolvimento, vendas e pós-vendas. São tantas vertentes, que podem confundir o gestor e dificultar o acompanhamento e avanço de resultados. O papel da consultoria, nesse caso, é organizar e escalar as etapas a serem seguidas em muitos desses setores.
A consultoria da Pontodesign, por exemplo, desenvolveu uma metodologia própria nesse sentido. A Start, Scale, Grow, inspirada nas principais estruturas de desenvolvimento de projeto existentes, é pautada na aplicação de ações simultâneas para inserir a organização no marketing digital da maneira adequada.
Dessa forma, alavanca-se os resultados obtidos a partir da análise de métricas e implementa-se ações que permitem um crescimento e desenvolvimento da marca de forma acelerada.
Dificuldade de gerenciar etapas
Dentro do marketing digital, é preciso preparar conteúdos para diversos meios e plataformas sociais. Eles precisam envolver uma boa qualidade de design, comunicação, análise de métricas e resultar em uma boa interação do público.
Uma consultoria cuidará dessas etapas de forma planejada e alinhada ao seu modelo de negócio, levando em conta porte, público-alvo, ticket médio e alcance em vendas. Veja, a seguir, alguns dos serviços oferecidos e suas particularidades.
Branding
Toda ação de comunicação deve estar voltada para a construção de Branding. O crescimento da marca deve ser foco de uma consultoria de marketing de alto valor, pois gera valor de longo prazo para os negócios, fideliza clientes e mantém a competitividade.
A Pontodesign, por exemplo, é nacionalmente conhecida em branding management e auxilia a construção da marca em qualquer etapa do processo.
Design
O mercado digital exige uma qualidade de design superior e de alto impacto. Para o marketing como um todo, o papel da consultoria será o de criar peças únicas e que garantam, como resultado de sua criação, uma alavancagem nas vendas.
Inbound Marketing
Os meios tradicionais não garantem o mesmo sucesso no marketing como antigamente. Por isso, investir em marketing de conteúdo é essencial. Ao contrário do que alguns pensam, isso não é caro, gera excelente alcance e engajamento dos clientes, e permite mensurar todas as ações tomadas.
É papel da consultoria, nesse caso, acompanhar esses resultados para gerar mudanças em SEO, e-mail marketing, redes sociais ou em qualquer outro conteúdo da empresa.
Business Inteligence
Para obter bons resultados em marketing, as medidas da área precisam atuar de forma integrada com o restante do negócio.
Contratar uma consultoria completa auxilia também nas etapas de planejamento de desenvolvimento do negócio, imprimindo uma visão estratégica e profissional baseada em estudos aprofundados.
Novidades de crescimento e expansão
Esse é um sinal que 10 entre 10 empreendedores gostariam de diagnosticar antes de solicitar um parceiro externo para compor o seu know-how.
Empresas que passaram por um aumento repentino no volume de negócios, estão expandindo suas frentes para novos estados e países, ou que precisam lançar novas frentes de serviços ou produtos, precisam de ajuda técnica para auxiliar essa expansão.
Uma consultoria fará o papel de adequar a marca e imagem da organização para essa nova realidade, com qualidade e profissionalismo.
O empresário também terá outros ganhos a partir do diagnóstico de marketing completo que receberá, além de economizar recursos ao manter seus colaboradores focados para a operacionalização de seus novos desafios.
Incertezas sobre o negócio
A consultoria de marketing pode auxiliar tanto no acompanhamento de execução das ações quanto na orientação dos melhores caminhos que a empresa pode traçar para o futuro.
Em muitos momentos, a falta de visão clara sobre dados técnicos e perdas com estratégias anteriores mal elaboradas podem atrasar o crescimento em anos ou, até mesmo, afetar a sua permanência no mercado.
Um olhar externo sobre o todo ajuda a identificar e corrigir erros de estratégia, poupar recursos e tempo da empresa e expandir seu alcance. Também pode ajudar nos seguintes aspectos:
- analisar e traçar um perfil mais claro sobre o mercado de atuação;
- esclarecer dúvidas da empresa sobre seu verdadeiro público-alvo e ajudar a construir um perfil comportamental do cliente;
- auxiliar na comunicação e trazer maior satisfação para o público interno ou externo;
- melhorar a imagem da empresa no mercado;
- gerar melhores taxas de conversão e aumento de receitas;
- potencializar o uso de tempo e os valores investidos no planos de ação;
- diminuir os erros e dar maior qualidade aos processos;
- agregar maior valor e conhecimento às ações de marketing que a empresa já faz.
A participação de uma consultoria de marketing é fundamental para as empresas que desejam alcançar um novo patamar de resultados, precisam imprimir um ar mais profissional em seu relacionamento com clientes e querem se manter visíveis e competitivas em seu meio.
No entanto, é importante destacar que gestor e equipe precisam participar de todo o processo, além de aprender mais sobre o marketing, as ações da consultoria e o próprio negócio com as análises que forem aparecendo.
Melhorar a performance, conquistar novos mercados e contribuir para o crescimento da empresa não são tarefas que se conquistam a curto prazo, mas podem ser alcançadas quando reunimos a estratégia e os esforços corretos.
Se precisar, conte conosco para o alcance desses resultados! Basta entrar em contato para esclarecer dúvidas sobre o papel da nossa consultoria de marketing e os serviços que oferecemos.
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