Sabe o que é identidade visual e tudo o que está envolvido em sua construção? Então, separamos aqui as principais dicas sobre o assunto.
A comunicação corporativa abrange uma série de aspectos que devem ser levados em consideração ao serem desenvolvidas estratégias de marketing e comunicação nas empresas. Aprender como criar uma boa Identidade Visual é uma delas, é o princípio para que outras ações possam ser executadas com mais qualidade e tenham um bom resultado.
Ter uma identidade corporativa forte atrai visibilidade e relevância, ajudando a marca a se consolidar no mercado. No entanto, esse processo vai muito além de simplesmente desenvolver um logotipo, há muito planejamento por trás disso.
Pensando nisso, preparamos este artigo para que você tenha um entendimento mais amplo sobre o assunto. Além de compreender como criar uma identidade visual adequada para a sua marca e tirar outras dúvidas sobre esse tema. Acompanhe!
O que é a identidade visual de uma marca?
Muitas vezes as pessoas têm a falsa ideia de que identidade visual é um nome mais sofisticado para o logotipo da empresa. O que não é verdade. O logotipo faz sim parte da Identidade Visual da marca, mas ela não se limita a isso.
Podemos definir a Identidade Visual de uma empresa como um conjunto de itens e elementos de design que contempla vários itens, como o logotipo, a tipografia, os grafismos, as cores, as imagens e também alguns aspectos não tangíveis, como sensações, valores e princípios a serem transmitidos, que são utilizadas nos materiais de comunicação da empresa para individualizar, identificar ela e auxiliar na transmissão de seus valores, mensagens e diferenciais
A partir desses elementos é desenvolvido um manual de marca e identidade visual. Trata-se de um documento que irá nortear os designers para que a marca seja aplicada corretamente nos materiais gráficos (institucionais e comerciais), no site, nas redes sociais, em placas e fachadas, no uniforme dos funcionários, nos veículos e em qualquer ponto de contato que a marca tenha com seus stakeholders.
Qual a importância de desenvolver uma identidade visual?
A identidade visual é o que gera o primeiro impacto no público. É por meio dela que seus clientes e prospects entenderão, ainda que de forma subjetiva, todos os principais valores de uma marca, como a mensagem, a personalidade, o arquétipo e o posicionamento da organização. Por isso, podemos afirmar que uma identidade bem construída é a força e segurança da marca.
Todo o cuidado que temos quando nos arrumamos para uma entrevista, para uma festa é em parte, para causar uma boa primeira impressão, não é? A identidade visual da marca é o que causa a primeira impressão.
Para você entender melhor essa importância, pense em marcas famosas, como McDonald ‘s, Apple ou Nike. A maioria das pessoas pode reconhecê-la apenas pelo logo e suas cores. Essas empresas não precisam sequer manter seu nome próximo ao design.
E se formos além dessas grandes cases mundiais de branding e olharmos para marcas nacionais, com as quais temos maior relação, podemos perceber que boa parte do público alvo consegue saber que aquele comercial de televisão é do Itaú ou da Coca Cola mesmo antes da marca aparecer. A identificação do público com uma identidade visual bem feita e bem trabalhada é forte e espontânea.
Agora, para construir uma identidade visual de sucesso, é preciso ter alguns cuidados além de escolher as cores, letras e formas que mais traduzem seu negócio. É preciso imprimir nela também os diferenciais da empresa, alinhá-la à ideia da segmentação de marketing, construir o branding e ter alguns cuidados com a marca em todos os diferentes meios onde a marca está inserida.
Quais as diferenças entre identidade visual, marca e branding?
Os três elementos podem estar dentro do mesmo espectro, mas diferem muito entre si. Também podem causar certa confusão em alguns gestores e cabe aqui um espaço para ajudar nessa diferenciação. Confira abaixo.
Identidade visual
A identidade visual de marca é o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos.
Marca
Para definir o conceito de marca, podemos partir para duas vertentes. A primeira delas a considera, basicamente, como o logotipo gráfico da empresa. Já partindo para um conceito mais amplo, é possível dizer que a marca é tudo aquilo que representa a empresa.
Partindo desta última ideia, podemos agregar à marca o nome da organização ou produto, a sua missão, valores, sua cultura interna, a maneira como atende seus clientes e, claro, sua identidade visual também.
Branding
Podemos definir o branding como o conjunto de estratégias e elementos da gestão voltados para a consolidação e crescimento da marca. Esses aspectos englobam a postura, personalidade da empresa e a forma como ela quer ser vista por seus clientes.
O objetivo do branding é despertar sensações positivas e direcionadas para atrair o público desejado da empresa. Quando bem trabalhado, faz com que a marca se torne respeitada e bem-vista pelas pessoas, de modo que ela seja a primeira coisa que vem à mente da brand-persona quando ela pensa no produto ou solução que sua empresa oferece.
É relevante dizer que hoje já se fala em branding digital, ou seja, o branding do offline é uma coisa e se entende que no ambiente digital também é necessário um processo de gestão da marca, seus valores e mensagens que ela passa.
Quais são os 5 principais elementos da identidade visual?
Faz parte da identidade visual manter um padrão de elementos marcantes que também compõem a experiência do cliente com seu negócio. Esses padrões devem estar presentes de alguma forma em todas as peças de divulgação que a sua empresa produz, sejam físicas, sejam digitais. Por exemplo, nas postagens em redes sociais e embalagens.
1. Conceito
O conceito é o primeiro elemento que deve ser considerado, pois é ele que vai direcionar todas as outras decisões que virão a seguir. Essa ideia está relacionada aos diversos elementos que transmitem os valores da empresa.
Apesar de o conceito de marca ser algo intangível e bastante sutil, ele fica evidente em diversos elementos visuais da empresa. Por exemplo, dificilmente você veria uma barbearia em tons de rosa com logotipos com desenhos de flores. Talvez não fosse a decisão mais agradável para o público que se deseja atrair.
Por isso, toda a construção da identidade visual precisa partir do conceito, que engloba a análise de alguns fatores.
- persona: sua marca precisa buscar proximidade com o cliente. Ter claras algumas informações sobre o público-alvo, como faixa etária, classe social, gênero e preferências, é fundamental para criar uma identidade visual que seja atraente para esses clientes.
- inspirações: é importante buscar referências que sirvam de inspiração para a construção de uma identidade visual. Essas inspirações podem vir de filmes, hobbies comuns da persona ou de valores que a empresa deseja transmitir. Para chegar a equipe pode fazer uma brainstorming, que consiste em uma chuva de ideias sobre essa discussão;
- objetividade: este quesito está relacionado a como a empresa deseja ser vista pelo público e na forma como gostaria de se posicionar no mercado;
- significados: a identidade precisa expressar os valores do negócio, e muitas vezes está relacionada aos benefícios dos produtos e serviços ou à experiência de consumo.
Com base nas conclusões sobre o conceito de sua marca, você poderá construir os elementos a seguir.
2. Tipografia
A tipografia é outro elemento muito importante que pode diferenciá-lo de outras marcas. Essa arte se refere à criação e aplicação de estilos, formatos e efeitos visuais nas palavras. A tipografia é responsável por dar vida aos textos e tem um peso muito relevante na identidade visual.
As fontes podem ser classificadas em cinco tipos, conforme o seu estilo, e cada uma delas passam ideias ou sentimentos:
- serif (com serifa): são mais formais e por isso utilizadas em títulos, textos impressos mais extensos). passa uma ideia mais formal, dando um ar de mais prestígio, madureza e confiança, além de serem mais legíveis;
- sans serif (sem serifa): essa é mais utilizada em títulos, textos digitais, uma vez que a serifa pode ser uma boa visualização para telas. elas são mais informais, mas dão uma ar de estilo mais moderno, agradável e chique;
- slab serif: com linhas mais grossas e pouco contraste, esta fonte passa a ideia de algo mais forte e robusto;
- script: as fontes script copiam um traçado de letra feita à mão. com traçados mais elegantes, são formais e especiais;
- manuscrita: são letras feitas à mão que dão um tom criativo, único e muito pessoal.
É claro que os modelos não se restringem a essas. Existe uma infinidade de fontes, e a sua escolha vai depender do tom que você deseja definir para se comunicar com sua audiência.
3. Cores
As cores também são elementos essenciais na criação de uma identidade visual. Elas podem gerar emoções, de modo que a escolha precisa estar alinhada com o seu modelo de negócios e o perfil do seu cliente. Algumas das principais cores e alguns de seus significados são:
- preto: elegância, sofisticação, credibilidade e credibilidade;
- branca: pureza, leveza, limpeza e ordem;
- vermelho: intensidade, ansiedade, amor;
- azul: credibilidade, frio, poder, seriedade e força;
- verde: riqueza, saúde, equilíbrio, natureza e esperança.
- amarelo: juventude, infância, alegria, calor e fome.
4. Formas
Assim como as cores, as formas podem ser associadas a emoções e são muito utilizadas na identidade visual das marcas:
- quadrado: estabilidade, firmeza;
- círculo: amizade, união;
- linhas horizontais: calma;
- linhas verticais: superioridade;
- triângulo: equilíbrio, poder.
5. Logo
Este quinto elemento é um dos mais importantes, pois ele pode reunir todos os elementos citados anteriormente. Ele engloba cores, formas, tipografias e expressa um conceito. Por isso, ele precisa ser bem planejado e pensado com base nos valores da marca e no público.
Quais critérios devem ser considerados ao criar uma identidade visual?
Primeiramente, saiba que uma identidade visual deve ser criada por um designer experiente e que trabalhe com recursos exclusivos, que realmente estejam alinhados com a sua empresa.
Contratar sites que fazem logotipos em cinco minutos por preços baixíssimos é até tentador em um primeiro momento, mas pode causar problemas no futuro. Isso porque há o risco de outras empresas terem peças muito semelhantes às suas.
Também é preciso que o designer tenha a liberdade de fazer um estudo minucioso sobre a empresa, analisando os elementos de sua cultura organizacional. Desse modo, ele tentará traduzir em imagens o que diz a missão, a visão e os valores de uma marca, por exemplo.
Outro ponto relevante é o estudo do público que se deseja atingir. É preciso que a identidade visual seja amigável e que cause uma boa impressão em quem a visualiza.
Como uma agência pode ajudar na criação de uma identidade visual?
Contar com uma agência de design gráfico especializada no desenvolvimento de identidade visual para empresas é a forma mais adequada para garantir um trabalho de qualidade. Afinal, essas empresas têm profissionais qualificados e que podem desenvolver todas as etapas do projeto.
Geralmente, as agências costumam seguir uma série de passos para criar uma identidade visual. Veja quais são eles, a seguir!
Briefing
O briefing é a etapa na qual os designers fazem um levantamento de dados sobre a empresa, para que possa imergir em sua cultura e conhecer os seus valores e desejos. É por isso que se recomenda que os próprios diretores da organização acompanhem esse trabalho e não deixá-lo apenas por conta do departamento de marketing.
Durante o briefing se buscará diversas informações sobre os públicos da marca, o que ela oferece, quais são os seus diferenciais, quem são os seus concorrentes, os objetivos que se deseja atingir, entre outros.
Definição de personas
As personas são personagens semi fictícios que representam os clientes reais de uma empresa. Elas são úteis para que se saiba como e quando direcionar uma estratégia de marketing de forma mais certeira. Portanto, caso a marca ainda não tenha personas definidas, esse trabalho deverá ser realizado.
Brainstorming
Traduzido para o português, o termo brainstorming significa “tempestade de ideias”. Trata-se de uma reunião feita entre a equipe da agência para discutir soluções para o desenvolvimento da identidade visual do cliente.
Nesse momento, eles utilizam toda a sua criatividade para lançar sugestões sem nenhuma restrição. Após isso, o responsável pela execução do projeto deverá reunir todas as informações levantadas e filtrar aquelas que serão utilizadas.
Criação ou Redesign de marca
A marca é um conceito que vai muito além da identidade visual. Está mais relacionado às impressões que as pessoas têm da sua empresa. Essa percepção é construída por diferentes elementos que compõem a identidade da marca, como o nome, o tom de voz e a qualidade dos serviços prestados.
Apesar disso, certamente os elementos gráficos são os aspectos mais marcantes da percepção que o público tem de uma marca. Por isso, a agência tem um papel muito significativo na criação da marca.
Mesmo quando a empresa já tem uma marca forte, é importante de tempos em tempos analisar a necessidade de redesenhar essa identidade visual. Mas por que?
Em primeiro lugar, as mudanças constantes no mercado podem fazer com que a marca fique com a imagem desgastada e até defasada. Assim, o redesign pode representar o início de uma nova fase de inovação. Além disso, o redesenho permite que a empresa se reposiciona no mercado e reforça sua presença para atrair novos clientes.
Isso é muito importante porque pode ser que cores, slogans ou fontes utilizadas poderiam ser tendência na época da criação da marca, mas com o tempo as coisas mudam e o visual pode acabar passando uma ideia de algo antiquado.
Mas como funciona esse processo de redesign? O redesign leva em conta todos os elementos gráficos que fazem parte da marca. Isso inclui logotipo, cores, slogan, embalagem e outras peças de divulgação utilizadas pela empresa.
Isso não significa que tudo precise mudar, mas a agência auxilia a empresa nesse processo por avaliar os elementos que precisam ser redesenhados para garantir uma percepção de modernidade e inovação.
Definição das fontes, cores e estilos
Finalmente é chegado o momento de tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel. Tudo o que foi estudado e planejado anteriormente será executado e os designers desenvolveram o logotipo e definirão as fontes e estilos gráficos que deverão ser utilizados pela marca.
Vale lembrar que a tipografia não deve estar presente apenas no logotipo da empresa, mas sim em todos os materiais de comunicação, até mesmo em ofícios ou e-mails. É por isso que são feitos estudos para saber quais fontes combinam e que devem ser utilizadas em cada situação.
Já no que se refere às cores, elas são escolhidas de acordo com que cada uma delas representa, com base em estudos como a psicodinâmica das cores. O vermelho, por exemplo, pode representar dinamismo e energia, enquanto o azul, o otimismo e a serenidade. É necessário que sejam escolhidas cores de forma estratégica, para que representam o verdadeiro espírito da marca, de forma única.
Slogan ou assinatura
O slogan são frases breves e de fácil memorização que expressam ideias associadas à marca e que se destinam a fazer o consumidor fazer uma relação direta com a empresa. Por serem simples e de alto impacto, são capazes de criar uma impressão firme na mente dos usuários e compõem a identidade da marca.
Já as assinaturas, também chamadas de tag line, são mais informais e específicas para produtos e campanhas da empresa. Então, ao passo que normalmente só se tem um slogan, é possível que a empresa tenha diferentes assinaturas para suas campanhas.
Em muitos casos, o slogan pode vir sempre junto ao logotipo da empresa. Já as assinaturas vêm combinadas a materiais de divulgação da empresa de campanhas específicas.
Um exemplo prático é do Burger King, que usa o slogan “Do seu jeito”, mas tem assinaturas específicas para cada segmento de produtos, como o “Não deixe para amanhã a sobremesa que você pode comer hoje”.
Apesar de serem elementos textuais, eles também compõem a identidade visual da marca, sendo um dos principais itens que compõem peças de divulgação. Dessa forma, as agências também podem auxiliar as empresas nesse projeto.
A criação de um slogan e de assinaturas para a marca é um processo importante que gera bastante impacto aos olhos do público. Por isso, exige bastante planejamento para escolher palavras e expressões que promovam uma aproximação da empresa com o público.
Desenvolvimento do manual de identidade visual
A última etapa do processo é o desenvolvimento do manual de identidade visual. Ele deve conter informações descritivas sobre como a marca deve ser aplicada em qualquer peça gráfica.
Os códigos das cores nas escalas CMYK e RGB, as fontes que devem ser utilizadas, os tamanhos máximos e mínimos para aplicações, entre outras orientações devem estar presentes nesse documento. Assim, as aplicações sempre poderão seguir o mesmo padrão.
Alinhamento da identidade visual à estratégia de branding já desenvolvida
É importante que a nova identidade visual esteja alinhada à estratégia de branding que a empresa já vem construindo ao longo do tempo. Com isso, evitam-se os conflitos de linguagem, de posicionamento e um efeito negativo e contrário ao crescimento da marca.
Caso ainda não exista esse trabalho, pode ser preciso contar com o apoio de uma agência que ofereça o trabalho de design e branding integrados. Fica ainda mais interessante adotar nesse relacionamento o modelo de remuneração Sucess Fee — entre empresa e agência — para otimizar e melhorar ainda mais o custo benefício dessa nova estratégia.
Entender como criar uma identidade visual bem definida e aplicá-la adequadamente é essencial para que as empresas possam passar uma imagem de seriedade e confiança para o público. Assim, é possível conquistar uma boa reputação para a marca, portanto não deixe de fazer esse importante investimento para a sua marca e se destacar no mercado.
A nossa agência de comunicação é especialista em projetos gráficos, então podemos auxiliá-lo nessa jornada. Além da identidade visual, desenvolvemos materiais como embalagens, placas, layout de sites e tudo que envolve o design de modo geral.
Entre em contato conosco e saiba mais!
[…] donos de agência, temos muito claro a distinção entre uma boa identidade visual, e o que é um manual de marca “mais ou menos”, que não expressa identidade […]
Nossa muito toppp !!! tirou varias duvidas e inclusive me de varias ideias
Olá Angelica, tudo bem?
Respondi no email ok?
Olá , estou começando uma nova empresa. Gostaria de orçamento logotipo e identidade etc
Olá Leozinha, tudo bem?
Obrigado pelo contato e por favor, checa teu email que respondi lá
Gostaria de saber emm média quanto ficaria para mudança de uma logo já existente para uma marca de Semijóias, por tudo que li, precisamos realmente trocar, minha esposa vende aos pouquinhos, mas tem vontade de crescer e queremos estar preparados
Olá Marco Aurelio, tudo bem?
Primeiro obrigado e depois dá uma olhada la no teu email, que respondi.
Oi boa tarde, gostaria de saber quem cuida dessa identidade visual para escritores de primeira viagem .
Olá Anália, tudo bem?
Te respondi no email ok?
Ola boa tarde. Preciso de um orçamento.
gostaria de saber valores de identidade visual. Já tenho a logo e pretendo seguir a mesma ideia. Talvez algumas poucas mudanças caso necessário.
Olá Cintia, tudo bem?
Obrigado pelo contato e veja lá, que respondi no teu email
Boa noite, gostaria de orçamento p criacao das artes, identidade visual, loja de roupas, já fiz o desenho do logo e já tenho as cores
respondi no email.
Bom dia!
Gostaria de um orçamento para criação de logo.
respondi em seu email
Olá, achei o conteúdo incrível, gostaria de saber mais sobre o serviço. Obrigada desde já.
oi Tatiana, tudo bem?
Que legal, obrigado pelo feedback e feliz ue você gostou. Te chamei no email
Olá Tatiana, estou começando uma empresa e gostaria de saber o investimento estimado para a criação desta nova marca.
Olá Otacílio, tudo bem?
te chamei no email ok?
Olá! Gostaria de criar a minha identidade visual.
Olá Rosana, tudo bem?
Que legal, mandei a proposta no teu email
olá, gostaria de fazer um orçamento para criar uma identidade visual
Perfeito, te passei no email
Estou começando do zero mais jé tenho ideia do que preciso.
ol;á, que legal. Respondi no teu email
gostei desse tipo de Assunto
que bom :-)