Nos principais livros de marketing o relacionamento aparece como um dos pontos principais para o sucesso de uma estratégia de marketing — alguns até indicam que marketing é praticamente relacionamento. Hoje, um dos principais canais de relacionamento na internet é o e-mail, capaz de estreitar esse contato empresa-cliente e impulsionar as vendas.
Há muitos questionamentos sobre o retorno que o e-mail proporciona, mas há boas comprovações de que os envios de e-mails geram bons resultados. Por isso, cada vez mais empresas investem em estratégias de marketing digital, e-mail marketing e marketing de conteúdo no geral.
Para tornar o processo ainda mais eficiente em termos de vendas, uma dica é utilizar a essência do marketing direto por meio dos e-mails.
O que é marketing direto?
A abordagem do marketing direto se destaca por atingir o usuário no momento correto. Se antes essa prática era feita por meio de malas diretas, telemarketing e outros formatos, hoje o e-mail é essencial para a abordagem. Afinal, conforme indicamos anteriormente, o e-mail é um dos principais canais de comunicação entre empresas e seus prospects e clientes.
Como usar marketing direto por meio dos e-mails?
Agora que você já está convencido de que os e-mails são ótimas formas de aplicar o marketing direto, chegou a hora de entender como colocar tudo isso em prática. Listamos algumas dicas para que você utilize a estratégia da maneira correta.
Identifique o público-alvo
Nesse estágio é importante ter um banco de dados à sua disposição e com informações verídicas para utilizaram e também segmentar. Dessa forma, a eficácia do processo vai aumentar, visto que você conseguirá trabalhar a linguagem característica da sua segmentação — o que potencializará resultados do material.
Escolha o melhor momento para o envio
Se você percebeu que um determinado lead está acessando muito a página específica de um produto, provavelmente é ideal enviar um e-mail de marketing direto para ele.
Identifique as melhores ferramentas
O que não falta hoje são ferramentas na internet! Existem recursos gratuitos e pagos. Dê uma olhada no seu budget e veja qual ferramenta é a ideal para o seu momento.
Alguns recursos são interessantes, como o remarketing. Já as redes sociais como o Facebook possibilitam uma ação integrada com e-mails. Analise!
Tome cuidado com SPAM
Para o usuário não taxar como SPAM seus e-mails, é importante tomar algumas precauções. As mais importantes são:
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apresente itens atrativos já no início, nas primeiras linhas de texto;
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ofereça materiais de forma gratuita, que gerem valor para o seu prospect e que o mantenha interessado no seu negócio;
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aumente sua lista de maneira correta — nada de ficar comprando lista de emails de origens duvidosas!
Colocando essas dicas em ação você terá um resultado bem interessante. Para potencializá-lo, é importante praticar técnicas de marketing tradicionais nos novos formatos disponíveis e ficar atento às principais dicas para aumentar a conversão desses materiais.
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