Marketing one to one é um conceito que coloca o cliente no centro das ações de marketing da sua empresa. Em um mercado em que o consumidor está cada vez mais informado e exigente, o tratamento personalizado que essa estratégia oferece pode ser o diferencial responsável por reter o seu possível cliente.
O objetivo do marketing one to one é oferecer um relacionamento personalizado aos consumidores, procurando atender às suas demandas específicas, de modo a aumentar a taxa de conversão de clientes. Isso se dá a partir de uma coleta de dados qualificados que serão utilizados para fornecer um produto ou serviço adequado ao cliente.
Para você entender melhor o assunto, preparamos este artigo que contém as diferenças entre marketing one to one e marketing direto e as etapas, vantagens e os modos de implementar o primeiro na sua empresa.

One to one ou marketing direto?

Ambos são uma fuga da ideia tradicional de marketing que busca conquistar clientes abrangendo o maior número de pessoas possível, sem se preocupar tanto com a retenção delas. Nos casos do marketing direto e do marketing one to one, o foco é justamente a retenção daquelas que já se mostraram interessados. A diferença está em como cada tipo direciona suas ações.
No marketing direto, a empresa utiliza ações para atingir os clientes que mais se adequam aos seus produtos. Por isso, podemos dizer que ainda há resquícios da visão tradicional de foco no produto. Já o marketing one to one adequa as ações e os produtos às necessidades dos clientes, focando suas estratégias em quem realmente importa: os consumidores.

Quais as etapas do marketing one to one?

Normalmente, o marketing one to one é dividido em quatro etapas. Conheça cada uma delas, a seguir.

Identificação

Aqui, o objetivo é identificar o público-alvo e suas necessidades, coletando os dados necessários para a próxima etapa.

Diferenciação

Nessa etapa, o foco é definir perfis homogêneos baseados nos dados coletados anteriormente.

Interação

A interação tem como base o contato com o cliente em si. O objetivo é coletar informações personalizadas para alimentar a fase seguinte.

Personalização

Na etapa final do processo de marketing one to one, os dados coletados na etapa de interação são utilizados para aumentar a especialização do atendimento, gerando a sensação de proximidade entre o cliente e a marca.
A partir da análise das quatro etapas, é possível perceber que a estratégia gera um círculo virtuoso de relacionamento entre cliente e empresa.

Quais as vantagens dessa estratégia de marketing?

O marketing one to one é uma estratégia que otimiza a retenção dos clientes, aumentando sua confiança na empresa. Mas não é apenas isso! Como ele amplia a quantidade e a qualidade de dados sobre o público-alvo disponíveis para a empresa, torna quaisquer outras estratégias com foco nos clientes, como a nutrição de leads, mais fáceis de serem implementadas e mais eficientes.
Vamos tomar a nutrição de leads como um exemplo. Quando uma empresa trabalha com dados personalizados sobre o potencial cliente, fica muito mais fácil perceber o que realmente lhe interessa e oferecer conteúdo de forma certeira.
A consequência principal de uma estratégia como essa é a criação de vínculos entre o consumidor e a marca, que passa a ser vista por ele como uma referência daquilo que procura. Além disso, o custo de aquisição de novos clientes diminui, pois o número de ações necessárias para retê-los é menor sem deixar de ser eficiente.
E, finalmente, a relação entre cliente e empresa fica mais estreita, aumentando o nível de confiança e, possivelmente, o volume de vendas. Isso ocorre porque, ao conhecer bem o perfil do lead, a empresa conta com ferramentas para oferecer outros produtos de seu interesse. A tática potencializa as chances de incrementar o ticket médio, vendendo algo que está além do que o cliente buscava.

Como o marketing one to one aproxima a empresa do cliente?

Falamos anteriormente sobre as vantagens de estreitar relações entre a marca e o cliente com o marketing one to one, certo? Agora, daremos alguns exemplos de como fazer isso.

Ações personalizadas

A melhor forma de criar proximidade entre uma marca e um consumidor é por meio da afetividade. E uma boa estratégia para despertar o sentimento é produzindo conteúdo personalizado.
Sempre que possível, crie materiais nominais. Sejam eles e-mails marketing, vídeos ou respostas a perguntas em chats ou nas redes sociais. Pode parecer um mero detalhe, mas fará uma diferença marcante para o cliente, que se sentirá acolhido e, de fato, visto pela empresa.

CRM

Por meio do Customer Relationship Manager (CRM), é possível guardar e gerenciar um completo banco de dados do cliente, como nome, dados pessoais, perfil profissional e comportamento de compra. O CRM também permite visualizar e analisar a forma como o cliente interage nos canais online, como e-mails e sites visitados.
Tomando tais informações como base, é possível gerar materiais focados naquilo que o cliente busca em sua rotina, utilizando linguagens semelhantes e técnicas de atração familiares àquelas já consumidas.

Business Intelligence

Com o Business Intelligence (BI), a empresa é capaz de coletar dados, ordená-los e monitorá-los antes de cada tomada de decisão. Isso permite avaliar com precisão e assertividade os movimentos do negócio, fazendo previsões de tendências e crises. Com o conhecimento macro do comportamento da estratégia, é possível definir também os planos de ação para cada perfil de consumidor.

Como implementar esse processo na minha empresa?

A implementação do marketing one to one acontece de acordo com as fases que citamos no início deste artigo. Como toda forma de marketing voltada ao cliente, o primeiro passo é conhecer esse consumidor e coletar o maior número possível de dados relevantes.
Isso leva à diferenciação, etapa na qual as informações são utilizadas para criar perfis ou personas baseados nesses dados. Por fim, na interação com o cliente, mais dados são coletados, porém, agora mais direcionados para a personalização do conteúdo oferecido.
É importante ter em mente que o processo de implementação do marketing one to one é contínuo. Como toda estratégia baseada em ferramentas digitais, ela está em constante atualização e transformação. Cabe à equipe acompanhar e incorporar novas técnicas de aproximação e coleta de dados sempre que surgirem, além, é claro, de adotar a prática da mensuração e da análise de resultados.

Vamos conhecer dois cases de sucesso?

Algumas marcas estão chamando a atenção dos consumidores e concorrentes pelo excelente uso das estratégias de marketing one to one. Trouxemos duas delas para inspirar você:

  • Netflix: a marca já é queridinha dos usuários de redes sociais em razão das respostas frequentes e sempre bem-humoradas sobre sua programação;
  • Nubank: com um atendimento eficiente e linguagem leve, encanta os clientes com os serviços prestados em seus canais digitais — sempre personalizados e humanizados.

Agora que você já conhece o marketing one to one, que tal compartilhar nosso post em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do conceito?