Muitos gestores sabem que o marketing é uma estratégia fundamental para atrair e fidelizar mais clientes, mas não possuem um planejamento financeiro para isso, principalmente devido à falta de conhecimentos sobre a importância de um orçamento de marketing.

Ter um orçamento disponível é tão importante quanto a própria estratégia, pois colocar as ações de marketing em prática envolve dinheiro e testes para descobrir o que funciona ou não.

Para provar isso, listamos abaixo as principais vantagens de se contar com um orçamento de marketing para sua empresa.

Confira!

1. Permite medir o ROI (Return On Investiment)

Um orçamento de marketing obriga você a pensar cuidadosamente sobre aonde deve investir melhor para economizar recursos e tirar o melhor proveito das estratégias. Ou seja, um orçamento te dá uma base para analisar qual o ROI das suas estratégias de marketing, descobrindo assim o potencial de retorno delas.

Dessa forma, saberá quais estratégias deve abandonar e quais devem ser remodeladas para que o investimento traga o máximo de retorno possível.

2. Possibilita realizar diferentes testes

Sem um orçamento disponível para o marketing, muitas das estratégias das quais você ouviu falar não poderão ser testadas, já que os recursos disponíveis ficam limitados às mesmas estratégias de sempre.

Ao contrário, com um planejamento de orçamento para o marketing, você pode incluir um percentual para ficar disponível para testes. Assim, é possível tentar ações novas, sempre medindo os resultados para descobrir tendências e oportunidades de investimentos que tragam retornos muito maiores que os atuais.

3. Ajuda a cobrir custos eventuais

Outro fator que demonstra a grande importância de um orçamento de marketing são os custos, que nem sempre são fixos. Muitas variáveis podem surgir antes, durante e após o planejamento forçando o gasto de um dinheiro que não estava nos planos.

Para evitar que isso aconteça na sua empresa, faça um planejamento financeiro para o setor e, assim como a reserva para testes, dedique também um percentual para ser destinado à cobertura de possíveis imprevistos. O valor pode ser determinado com base nas experiências passadas.

4. Força ações mais estratégicas

Ao fazer um orçamento de marketing para a empresa, você passa a reconhecer melhor aonde e quanto investe os recursos disponíveis, bem como o retorno que esses esforços trazem. Isso garante uma visão mais estratégica do que é melhor fazer para atrair e fidelizar mais e mais clientes.

É bom lembrar que o marketing não se refere apenas à percepção de sua empresa no mercado. Ele exige que suas mensagens sejam mais atraentes, relevantes e de alto reconhecimento pelo público.

Nesse contexto, se você souber o que fazer, quanto e aonde investir, também conseguirá avaliar com precisão se o que está fazendo atualmente é o ideal, insatisfatório ou apenas suficiente. De quebra, poderá identificar oportunidades para otimizar as táticas que resultam em melhores resultados.

5. Gera mais vendas

Sabemos que o marketing está diretamente relacionado a vendas. Porém, muitos gestores incluem os gastos com marketing no orçamento de vendas, confundindo os resultados e não conseguindo medir com precisão o que deu certo e o que não deu.

Dessa forma, quando você não mede os resultados de forma distinta, corre o risco de perder uma grande oportunidade de ajustar as ações estratégicas para atrair mais clientes quando os resultados de vendas não são satisfatórios. Afinal, você não conseguirá garimpar essas informações facilmente.

Isso obriga você a ter orçamentos distintos. Uma para vendas e um para o marketing.

A importância de um orçamento de marketing pode ser resumida no potencial que a empresa ganha para investir em estratégias mais inteligentes e, consequentemente, mais lucrativas. Lembrando que esse trabalho é altamente estratégico, exigindo cuidado e apoio de profissionais experientes. Contar com a ajuda de uma agência de comunicação e marketing pode fazer toda a diferença.

E você, já tem um orçamento de marketing definido? Conte nos comentários!