BRIEFING
A Corgraf, gráfica brasileira com mais de 20 anos de história, precisava de um novo material promocional para divulgar sua qualidade e excelência e demonstrar sua capacidade de solucionar problemas em meio a um cenário de crise. Em outras palavras, mais do que comunicar uma ideia, a Corgraf precisava levar para seus clientes algo novo, que pudesse expressar sua capacidade de resolver grandes problemas na hora de imprimir.
IDEIA
Para resolver este briefing complicado pensamos em metáforas. E chegamos na expressão “Descascar o Abacaxi”, que significa resolver grandes e complicados problemas. Descascar o abacaxi é uma tarefa complicada, graças a sua casca grossa, irregular e espinhada. Similar a alguns problemas que costumamos enfrentar.
Então criamos um abacaxi impresso, uma forma lúdica e bem-humorada de dizer aos clientes da Corgraf que a Corgraf não só descasca, mas gera soluções e auxilia seus clientes para transformar um pequeno problema em um grande impresso.
Depois de meses de trabalho, uma faca ultra complexa foi criada, que montada dá forma ao abacaxi tridimensional, com casca e miolo, em 3 camadas de impresso. 4 frutas foram cortadas, descascadas e escaneadas com alta precisão, e as texturas já tratadas para montar a forma completa de um abacaxi.
LANÇAMENTO
Para o lançamento do abacaxi pensamos em algo novo e surpreendente para o cliente: um encontro anual chamado Corgraf Trends Summit. Um evento para reunir grandes nomes da criatividade curitibana, profissionais e agências, para falar sobre criatividade, inovação, design e soluções, e estimular estes empresários a investirem em impressos, mesmo em um momento de crise, onde os problemas a serem resolvidos são muitos.
Para tanto, uma curta campanha de inbound foi criada, com peças do convite relacionadas ao abacaxi. Com isso intrigamos os convidados para a surpresa durante o evento e apresentação da peça principal – o material promocional da Corgraf – o abacaxi.
RESULTADO
O evento foi um grande sucesso, com 100% das inscrições e presenças confirmadas, número muito maior do que os 30% da média nos anos anteriores. Depois do evento, que contou com uma palestra sobre criatividade e inovação e um resumo sobre o Festival Cannes Lions 2016, foi apresentado o Abacaxi, para demostrar a capacidade criativa e técnica da Corgraf em “descascar grandes abacaxis”.
Ao receber o abacaxi, as pessoas se surpreendem com o aroma da fruta adicionado através de verniz aromatizado, e também pela sua textura altamente detalhada e intensificada com verniz texturizado. Além dos detalhes do recorte que simulam as escamas e espinhos do abacaxi.
No miolo, ao final do processo, uma deliciosa surpresa é encontrada, balas de abacaxi muito saborosas, além de fatias de abacaxi que formam blocos de notas da Corgraf.
A peça agora faz parte do pacote promocional da Corgraf e já e o maior sucesso entre os clientes, sendo o carro chefe do portfólio na hora de mostrar a qualidade e excelência da Corgraf e sua capacidade de ajudar negócios a descascar grandes abacaxis na hora de imprimir.