A Unimed Curitiba, um das maiores cooperativas de medicina do Paraná, queria expandir seu laboratório de análises clínicas, o LUC (Laboratório Unimed Curitiba). Eles pretendiam transformar o LUC em um negócio maior, e sabia que precisaria de um rebranding e criação de uma identidade e sinalização, para ter um projeto de Sinalética muito impactante e se diferenciar. Este trabalho era necessário pois o objetivo era ampliar as operações de 3, para 17 unidades.
Para isso a Unimed precisava de uma nova identidade visual e sinalização, e mais do que isso, precisava colocar de pé 17 unidades, de forma rápida e com uma comunicação única.
IDEIA
Para a nova marca foi feito um trabalho de naming, e o nome antigo LUC, foi substituído por UnimedLab. A identidade visual foi trabalhada, mas foi preservado o elemento tipográfico como principal. O símbolo UL, derivado do nome, deu origem ao elemento gráfico da identidade, que faz referência a antiga marca.
As 17 unidades foram projetadas e desenhadas com as cores da marca, aplicações especiais como letras, adesivos jateados, pinturas especiais, e com um novo sistema de placas e pictogramas.
O projeto modular das placas ajudou na criação de uma identidade forte, um clear wayfinding, baixo custo e alta velocidade na produção, exigência básica para um projeto que deveria ter 17 unidades prontas em menos de 6 meses. Foram mais de 300 ícones desenhados e pesados para interagir com quem circula pelos ambientes.
RESULTADO
Em complemento, um novo site, frota e comunicação outdoor entraram no projeto. Em 6 meses, todas as unidades da Unimed Laboratório foram concluídas, recebendo milhares de clientes todos os meses, retirando elogios dos visitantes pelo cuidado em seus ambientes e identidade.
Hoje a rede é uma das maiores do Estado e continua a expandir. O trabalho de Identidade, sinalização e ambientação realizado já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais de design e criatividade.