No design, o ponto é o início e o fim, é a essência de tudo e do todo. Com dois pontos, cria-se uma linha; com três, um vértice; com quatro, um plano; e com incontáveis, o universo. A Pontodesign, fundada em 2000, nasceu tendo como base a criatividade e o design. Ao longo de seus 24 anos de história, expandiu sua atuação, saindo de uma agência focada em design para dominar as principais áreas da criação e do marketing digital de alta performance.

Às vésperas de seu 25º aniversário, a nova marca da Pontodesign foi criada para expressar e evidenciar o dinamismo e a flexibilidade, características fundamentais da agência, desde seu início.

O projeto de branding baseou-se na consolidação de dois arquétipos que definem a personalidade da marca: o Criativo, que promove inovação e impacto, buscando soluções disruptivas e vivas para cada trabalho; e o Sábio, que preza pelo aperfeiçoamento contínuo, estudo e técnica, elevando a excelência em cada projeto.

Esses dois arquétipos se refletem no próprio nome da agência: “Ponto” representa a precisão, consistência e perenidade, que ao longo do tempo transforma o mundo, enquanto “Design” simboliza a criatividade aplicada de maneira extrema, absorvendo conhecimento para gerar soluções poderosas, transformadoras e impactantes.

A nova solução para o símbolo combina a intersecção das formas que criam as iniciais “P” e “D”, resultando em um elemento de conexão que representa transformação e mudança constante.
A tipografia foi reformulada, adotando um estilo semi-serifado que combina o clássico com o moderno, com corpo arredondado e kerning preciso, refletindo a flexibilidade, versatilidade e interdisciplinaridade da Pontodesign, além de remeter aos arquétipos do Sábio e Criativo.

O símbolo foi pensado para ser visualmente dinâmico e tecnicamente versátil. Mesmo mantendo referência às versões anteriores da marca, suas angulações, curvas e pesos foram extraídos das formas originais, somando uma capacidade única de adaptação.

O símbolo pode ser um traço, um elemento de cor, multicolorido, preenchido com expressões gráficas variadas, e pode assumir formas bidimensionais e tridimensionais, agregando novas roupagens, texturas e shapes. A nova marca da Pontodesign também acompanha um momento de mudança estrutural para a agência, reforçando seu dinamismo, inovação e força no mercado.