Será que você está usando as cores certas para atrair seu público e aumentar seu reconhecimento no mercado? Então, confira o que diz a psicologia das cores!
As cores têm forte influência nos sentidos e sensações. Quando se trata de consumo, elas transmitem identidade e interagem com os clientes de uma marca, fazendo toda a diferença no seu posicionamento. No post de hoje, decidimos trazer dicas sobre a psicologia das cores no design, para ajudar na sua comunicação!
Essa área se dedica a entender como o cérebro percebe as cores, trazendo vários conhecimentos interessantes. A seguir, vamos apresentar algumas das principais considerações para a sua identidade visual, deixando o convite para continuar os estudos. Siga a leitura e saiba mais!
Saiba a importância de aplicar a psicologia das cores no marketing
Pode até não parecer tão relevante, mas a cor tem um impacto muito significativo no sucesso das estratégias de divulgação e venda de produtos e serviços. Segundo um levantamento divulgado pelo Quick Sprout, 85% dos consumidores elencam a cor como o principal motivo para comprar um determinado produto. Além disso, a cor pode aumentar o reconhecimento da marca em 80%.
Esses dados mostram que a escolha certa da cor e sua correta aplicação no marketing pode gerar benefícios consistentes. Por isso, ao longo deste artigo, vamos apresentar diversos conceitos que podem ser aplicados nas estratégias da empresa em diversas campanhas para aumentar as chances de sucesso.
Analise o significado e o efeito de cada cor
Cada cor é interpretada de maneiras diferentes pelo cérebro. As emoções e sensações que cada uma transmite variam de acordo com as experiências pessoais, além da ocasião e do contexto em que estão inseridas. Assim, não acreditem que uma cor terá sempre o mesmo impacto para todas as pessoas. Entretanto existem alguns significados mais comuns, que devem ser levados em conta pois estes sim, tem boa repetibilidade.
A mesma cor também pode ter efeitos opostos: o azul, por exemplo, é capaz de transmitir frieza ou segurança, entre outras coisas. Tanto no marketing quanto na construção da identidade visual, a ideia é a mesma. É preciso levar em conta o que cada cor representa e que efeito pode proporcionar.
Por isso é importante tomar cuidados que ajudam a fazer escolhas mais acertadas. Vamos apresentar algumas das próximas dicas com base no que cada cor expressa dentro do que é estudado na psicologia das cores.
Cor vermelha
O vermelho é uma cor muito emblemática, pois tem diferentes sentidos. Ele pode representar amor e paixão. Não é à toa que em épocas de Dia dos Namorados ou Dia das Mães, essa tonalidade prevalece nas vitrines. Assim, se a campanha está relacionada com sensualidade, amor ou paixão, apostar no vermelho pode ser uma ótima alternativa.
Mas o vermelho tem outros significados. Ele também pode representar fome. Quando for a uma praça de alimentação, repare em quantas marcas usam o vermelho em suas composições. McDonald’s e Burger King são bons exemplos disso.
Além disso, o vermelho é uma cor chamativa que dá destaque e estimula a ação. Por isso, é muito usada em campanhas de divulgação para divulgar promoções ou sinalização de emergência.
Cor laranja
Derivado do vermelho, o laranja também é uma cor vibrante, que estimula e dá energia, no entanto, é menos agressivo e por isso, mais agradável de ver. Apesar disso, não é uma cor calma ou relaxante.
Em campanhas de marketing, ele é muito usado para expressar alegria, criatividade e confiança. Essa cor quente também representa bem o calor do verão. Por isso, muitos produtos e serviços relacionados ao sol, como protetores solares e bronzeadores, usam o laranja ou uma tonalidade próxima.
Cor azul
O significado do azul pode depender da tonalidade. Tons mais claros dão uma sensação de frio, frescor e higiene. Por isso, é comum ver o azul em campanhas relacionadas ao inverno, à climatização de ambientes ou à água. Além disso, o azul claro expressa um sentimento de conquista e sucesso.
Já o azul escuro passa uma sensação de confiança, sobriedade e poder. Comum em ambientes e marcas corporativas. Até dizem que pode reduzir o apetite.
Cor marrom
Nos estudos da psicologia das cores, o marrom está ligado à natureza. Por isso, é muito visto em produtos orgânicos e estilos mais rústicos. Trata-se de uma tonalidade ideal para quem deseja expressar mais sofisticação, segurança e seriedade.
Cor amarela
O vermelho tem uma similaridade com o amarelo no sentido de estimular o apetite. Por isso, muitas vezes os dois são combinados na identidade visual de empresas do setor alimentício. Mas quando usado separadamente, ele assume outras facetas.
O amarelo pode expressar o sentimento de otimismo, atenção e cuidado. Em muitos casos no marketing, é usado em CTAs, botões ou em detalhes aos quais você deseja que o usuário foque sua atenção.
Cor verde
Assim como o marrom, tem forte relação com a natureza, mas também dá boas sensações de harmonia, frescor, equilíbrio e saúde. Não é à toa que é usado em produtos naturais, hospitais e clínicas.
Cor roxa ou violeta
Culturalmente, está relacionada à realeza ou nobreza. Por isso, expressa sabedoria e respeito. Também é capaz de estimular a criatividade e a imaginação. Nessa mesma linha, o roxo muitas vezes é associado a mistérios, coisas abstratas ou espiritualidade. É muito escolhida por produtos de beleza e empresas ligadas à estética.
Cor branca
É uma cor associada à pureza, limpeza e tranquilidade. Por ser neutra, pode ser facilmente combinada com outras cores, inclusive com tons mais intensos.
Cor rosa
Assim como acontece com a cor azul, o rosa pode ter significados distintos, dependendo da tonalidade. O tom suave está ligado ao mundo feminino, indicando inocência, delicadeza, proteção e romantismo. Já as paletas mais fortes estão ligadas à modernidades, inovação e diferenciação.
Cora preta
O preto é uma cor neutra que também se relaciona à força e à elegância. Dá um ar de mistério, mas também é mais impessoal e masculino. Por sua neutralidade, é muito utilizado em tipografias, facilitando a legibilidade.
Cor cinza
O cinza nada mais é do que a junção do branco com o preto e, por isso, também é considerada neutra. Está muito ligado ao setor de tecnologia e ao ambiente corporativo por ser mais sóbrio e passar a ideia de conhecimento, profissionalismo e responsabilidade.
Com todas essas informações sobre o significado das cores, você pode seguir com sua pesquisa para selecionar a paleta que mais tem a ver com seu negócio e com seu público.
Pense bem nos tons e combinações
Os tons das cores utilizados podem alterar seu efeito e os seus significados. Eles impactam a temperatura, a intensidade e as emoções que são transmitidas, entre outros fatores. Além disso, as combinações têm esse mesmo poder. Vale a pena estudar sobre cores análogas, complementares e triádicas.
Assim, não significa que um rosa claro na sua paleta a tornará infantil, por exemplo. São várias questões a serem consideradas, inclusive o formato das suas fontes e os símbolos empregados.
Escolha as cores de acordo com a sua persona
O seu gosto pessoal não deixa de ser relevante nesse processo, mas o mais importante é pensar na sua persona. Mesmo que cada indivíduo tenha uma percepção, características como contexto, cultura, preferências, faixa etária e experiências de vida nos dão indícios das cores mais adequadas.
Fatores psicológicos e emocionais também fazem toda a diferença. O cinza, por exemplo, é capaz de transmitir desde neutralidade até tédio, vazio e depressão, então é preciso tomar cuidado e evitá-lo de acordo com quem você quer conversar. Não significa que o certo é utilizar cores opostas aos sentimentos da persona, mas criar uma paleta que se harmonize com ela, causando percepções agradáveis.
Faça o estudo das cores e leve em conta a sua estratégia de marca
O que você quer transmitir com sua marca? Pense em quais sensações fazem sentido para a sua identidade. Aqui também é importante levar em conta o mercado e as características do segmento. As cores devem ajudar a construir uma comunicação alinhada com essas questões.
Não é necessário optar por uma paleta que não combine em nada com você. A questão é pensar em algo que harmonize com a persona, com a estratégia e com o seu próprio perfil. Com as características dessas vertentes em mente, faça um estudo mais aprofundado da psicologia das cores no design e veja quais parecem ser mais adequadas.
Utilize ferramentas para ajudar na sua escolha
Existem algumas ferramentas, como sites e softwares, voltados especificamente para paletas de cores. Você pode utilizá-los para se inspirar, pesquisar por temas e visualizar suas ideias. Considere alguns exemplos.
ColorZilla
O ColorZilla é um plugin que pode ser instalado no navegador para capturar as cores presentes em sites e imagens. Assim, você consegue com apenas um clique copiar a referência exata da cor que deseja usar no projeto.
ColourCode
O ColourCode é um gerador de cores em que você usa a posição do mouse para encontrar combinações de cores de uma paleta para o seu design.
Material Design Colors
O Material Design é um conjunto de diretrizes criado pela Google para padronizar suas interfaces. São visuais minimalistas e clean que apelam para um visual mais chamativo e intuitivo. Você pode usar estas guidelines conferindo a paleta utilizada nos sistemas android.
Adobe Color
O Adobe Color é um site da Adobe que apresenta paletas prontas que já conta com um recurso que permite combinar até cinco cores, conforme as composições que você selecionar.
Faça testes
Mesmo com tantas recomendações baseadas em pesquisas no campo da psicologia das cores, as possibilidades de combinações e escolhas são infinitas. Assim, nem sempre é fácil selecionar as cores ideias para sua identidade visual ou para uma campanha específica. Por isso, uma dica é fazer testes.
Você pode testar calls-to-action com duas ou mais cores para determinar quais convertem mais para o perfil de público que você deseja alcançar. É possível fazer isso em diferentes tipos de campanha, como para materiais ricos ou anúncios.
Sugerimos, mesmo assim, que você não deixe de estudar ao menos um pouco da psicologia das cores. Sendo assim, isso vai ajudar a fazer melhores escolhas e ainda é um estímulo para a criatividade!
Para finalizar, uma boa ideia também é realizar pesquisas para saber como os seus clientes percebem a escolha de cores. Você pode fazer enquetes e votações a respeito de preferências, explicando ou não o que é para a sua paleta. No mais, saiba que você sempre pode mudar se perceber que suas cores não estão tendo bons resultados. Vale fazer tentativas com o que você estudar da psicologia das cores no design!
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