O segundo exemplo que trouxemos para vocês, em nossa série dedicada a falar sobre alguns cases de clientes durante à crise do Coronavírus, é o novo e-Commerce Chácara Strapasson, também conhecido como Chácara Delivery.
Tudo isso foi uma grande mudança para a marca – você inclusive pode conferir o case completo aqui – mas mesmo tudo isso tendo sido muito positivo para a Chácara, a crise trouxe outras questões à pauta.
Como vocês devem lembrar, foi tudo muito rápido, na quarta-feira da segunda semana de março de 2020, se anunciou que, na sexta-feira dessa mesma semana, seriam fechados por completo os Shoppings e comércios em Curitiba, para tentar conter a expansão do contágio do Coronavírus. Por consequência a divisão de Food Service da Chácara Strapasson, que representava boa parte do faturamento, também seria parada, o que iria impactar fortemente o caixa da empresa.
Para criar uma alternativa de venda, planejamos e criamos em um único dia, uma landing page simples para que as pessoas pudessem realizar seus pedidos de hortifruti on-line, sem precisar ir ao mercado ou sair de casa. Como a Chácara já era cliente de Inbound Marketing da Pontodesign, eles já possuíam a ferramenta RD Station (que acelerou muito a criação da Landing Page) e mais importante ainda, eles já possuíam uma base de leads interessada nos conteúdos relacionados em alimentação saudável, produzidos regularmente.
Usando a logística que abastecia bares e restaurantes – que agora estavam fechados – a Chácara começou a operar (mantendo as normas de segurança e higiene necessárias) um serviço de entrega domiciliar, que chega até a casa das pessoas.
Esta crise do Covid-19 afetou demais o faturamento da Chácara Strapasson. Em maio a previsão de queda é de mais de 20% e, nesse cenário, a Pontodesign foi fundamental na transformação digital da Chácara Strapasson. O projeto do Ecommerce já existia, mas nunca conseguimos tirar do papel e a velocidade como eles conseguiram colocar isso de pé, foi impressionante.
Em 2 dias a landing page já estava vendendo e agora, com o e-commerce, a coisa está rodando bem mais suave. A previsão é que o e-commerce já represente quase 10% do faturamento do mês de maio.
Depoimento de Maycon Strapasson – Diretor da Chácara Strapasson.
Como a base de leads era qualificada, o lançamento foi um sucesso. Só no primeiro e-mail disparado, foram mais de 20 vendas em poucas horas. Esse volume acelerado de vendas causou também alguns problemas de atraso, já que por conta da quarentena, a Chácara Strapasson passou a trabalhar com equipe reduzida.
Ajustes na operação e na solicitação de pedidos foram feitos e, apenas 3 dias após ser lançada, a landing page de pedidos passou a oferecer as cestas de produtos, kits fechados com quantidades e tipos de produtos específicos, baseadas no perfil de compra dos usuários.
Isso foi fundamental para facilitar tanto a escolha por parte dos clientes, quanto a operação e logística interna, dando agilidade no processo de pedidos, pagamento, separação e entrega.
Ainda nesta primeira semana desde o início da operação, foram criadas campanhas de anúncio nas redes sociais (Facebook e Instagram Ads) para comunicar as cestas. Em consequência desta estratégia, o volume de pedidos continuou a crescer.
Uma limitação neste processo de pedidos via landing page era a impossibilidade de leads poderem customizar cada pedido, incluindo produtos variados nas cestas escolhidas. Logo, mesmo com bons resultados no formato de pedido padrão, uma grande demanda de solicitações por customização de pedidos surgiu.
Então, paralelo a isso, o planejamento, montagem e ativação de um e-commerce foi colocada em pauta, e realizada em tempo recorde; em apenas 10 dias toda a estrutura estava de pé e publicada e pronta para vender online toda a linha de produtos Chácara Strapasson, utilizando a mesma base e estrutura já indexada do site institucional, o que fez a loja ganhar ainda mais performance.
Poucos dias após o anúncio do fechamento de shoppings e comércios, o Chácara Delivery – e-Commerce Chácara Strapasson – estava no ar, com uma galeria completa de produtos e possibilidade de comprar tanto as cestas de produtos, já apresentadas na landing page, quanto produtos individuais, com quantidades variadas, rapidez e segurança no pagamento, e facilidade logística para a equipe de atendimento e entrega.
Hoje estamos há 30 dias com o e-commerce rodando e a Strapasson já fornece para toda a cidade de Curitiba e algumas áreas da região metropolitana, hortifruti frescos de maneira segura, respeitando e cuidando da higiene, através de pedidos e pagamentos 100% online.
Neste processo, com a publicação do e-Commerce Chácara Strapasson, houve um aumento de mais de 1700% nos acessos do site/loja, um crescimento de mais de 1500% na geração de leads, com uma taxa de geração de oportunidades e vendas altíssima.
Quer saber mais?
Clique e conheça, faça seu pedido também :-)
Inspire-se, movimente seu negócio e faça a diferença!
Deixe um Comentário Cancelar resposta