Com o crescimento das redes sociais, uma forma de utilizá-la ao favor da sua empresa é transformar suas redes em uma máquina de vendas.
É importante focar que, neste exato momento, existe alguém procurando pelos seus serviços na internet. De acordo a Hubspot, 74% dos compradores B2B realizam mais da metade de suas pesquisas pela internet antes de fechar uma compra. Fazer parte deste universo é fundamental para que você consiga alcançar mais clientes para sua empresa.
Pensando em seu sucesso, preparamos este post para apresentá-lo ao conceito de social selling e mostrar como você pode utilizar essa estratégia para vender mais e aumentar seus resultados. Confira!
O que é social selling?
De forma resumida, Social Selling é você usar as redes sociais para achar o comprador certo do seu produto ou serviço, oferecer insights, interagir com ele e, por meio de tudo isso, convertê-los em resultados.
Para tanto, é importante ter uma equipe presente nas redes sociais para se conectar com os potenciais clientes e fornecer valor para elas. Mas, como fazer isso? Basicamente, estando ativamente presente nas redes sociais. Você pode fazer começar compartilhando conteúdos relevantes e estimulando o engajamento.
É importante que se faça uma pesquisa de quem são os seus clientes, quais redes sociais eles estão mais presentes e, com isso, estabelecer contatos. Por exemplo, visitar as páginas, curtir publicações, comentar em posts estratégicos, entre outros. Com isso, você interage, gera identificação e consegue chamar a atenção do seu cliente para sua empresa.
Uma das redes sociais mais fortes para isso é o LinkedIn. Entretanto, isso não impede que você aplique as estratégias em todas as mídias sociais.
Como fazer social selling?
Separamos alguns pontos que são fundamentais nesse processo de social selling para direcioná-lo. Veja a seguir.
Deixe sua marca profissional
É importante que você seja referência em sua área de atuação. Dar dicas importantes para sua persona, sempre responder os questionamentos de forma técnica e não deixar de conversar com nenhuma mensagem que apareça em seu chat são algumas das ações para deixar sua marca profissional. Dessa forma, sua empresa se torna o ponto principal para o contato dos clientes.
Localize as pessoas certas
Saber as características do seu público, como cargo, tempo de empresa e a linguagem que eles gostam é fundamental neste processo, ou seja, tenha a sua persona muito bem definida. Assim, você vai saber como abordar e gerar empatia.
Interaja e ofereça dicas
É muito importante saber o que seu cliente está fazendo e ser o primeiro a interagir. Veja quais são as publicações mais curtidas e deixe um comentário, pergunte sobre a empresa, mostre interesse, ofereça dicas e troque conteúdos. Tudo isso faz com que vocês desenvolvam uma afinidade e o laço de confiança só aumentará.
Mantenha o relacionamento
Mais do que encontrar e interagir, é importante manter o relacionamento. Estar sempre em contato com o potencial cliente é fundamental para o sucesso de uma estratégia de social selling. Vale ressaltar, ainda, que as redes sociais não foram feitas para vender, mas para socializar.
Por isso, muito cuidado quando for abordar o futuro comprador. O objetivo é criar uma identificação para que ele perceba que você tem a solução certa.
Algumas vantagens do social selling são:
- aumenta a sua base de contato (leads);
- melhora a sua reputação online;
- aumenta as vendas;
- a abordagem é menos assustadora para o cliente.
Todo este trabalho não é fácil. Exige tempo e investimento. Deve ser feito por uma equipe específica e não pela equipe de vendas, pois eles já estarão lotados de reuniões e outras atividades para realizar.
Quando o potencial cliente estiver pronto para um contato do time de vendas, o profissional das mídias sociais entrará em contato com o vendedor, atualizará ele de todo o processo e, assim, a venda estará potencialmente fechada.
Ficou com alguma dúvida sobre social selling? Já faz isso na sua empresa? Deixe um comentário e conte a sua experiência!
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