Ao contar uma história, o que você espera de quem está ouvindo? Envolvimento, emoção, interesse? O mesmo pode ser buscado em técnicas de marketing digital, visando o engajamento do público-alvo. Uma dessas principais ferramentas é o storytelling nas redes sociais.
Essa estratégia visa contar uma história que desperte sentimentos nos seguidores da marca, usando esse momento para conseguir maior aproximação. Eficiente, o storytelling pode trazer resultados bem satisfatórios. Quer saber como ele funciona, como usar e quais as vantagens? Confira o que vem a seguir!
Saiba o que é o storytelling nas redes sociais
O storytelling é uma das várias estratégias de marketing digital capazes de fazer com que o público-alvo se aproxime ainda mais da marca. Sua eficiência está diretamente ligada à capacidade de despertar sentimentos diversos, especialmente o de similaridade.
Quando uma história é contada, há diversos pontos que precisam ser destacados, e o storytelling divide esses enredos em partes fundamentais, como:
- o surgimento de uma questão ou problema;
- a resolução do problema usando o produto ou o serviço do cliente;
- a descoberta da solução, associada a esse serviço ou produto.
Ao contar essa história, a marca tem uma intenção principal: mostrar ao consumidor que ela tem o que ele precisa para resolver uma questão. Para fazer com que isso seja constatado de maneira mais concreta, o storytelling cria enredos que são capazes de engajar, ou seja, de envolver e trazer o consumidor para perto.
Para isso, é importante ter uma abordagem mais sentimental, mostrando, muitas vezes, histórias reais.
A aplicação nas rede sociais
Na América Latina, o Brasil é o país com o maior número de usuários de redes sociais. Esse dado serve para mostrar uma constatação: estar nessas plataformas é aproveitar uma imensa visibilidade a partir de um custo-benefício interessante.
Ter estratégias de storytelling nas redes sociais é praticamente uma obrigação das empresas que buscam engajamento e estabilização de marca. Estar lá é estar aos olhos de quem consome, garantindo assertividade nas estratégias de marketing digital.
Naturalmente, levar essas campanhas para canais como YouTube, Facebook, Instagram e LinkedIn é uma forma de mostrar ao público-alvo histórias em relação às quais eles têm interesse e, por meio delas, envolver e conquistar.
Entenda as vantagens do uso dessa estratégia
O uso do storytelling nas redes sociais é mais do que uma tendência: é uma forte realidade que traz resultados muito interessantes. A seguir, entenda melhor as principais vantagens dessa estratégia e o que faz ela ser tão capaz de conquistar o público-alvo.
Uso da “causa e efeito”
O storytelling usa a narrativa do tipo “causa e efeito”, que é facilmente compreendida pelo cérebro. Assim, de maneira intuitiva, a história contada pela campanha tem grande capacidade de envolver, permitindo que o espectador se identifique com o enredo.
Adequação às exigências do consumidor 3.0
O consumidor da era digital quer mais do que somente comprar um produto ou serviço. Ele quer todo o valor agregado e o que está por trás dele. Se a marca tem campanhas que se comunicam adequadamente com o público-alvo, esse posicionamento tem tanto valor quanto o que ela vende.
Forte apelo emocional
As campanhas de storytelling mostram às pessoas histórias que fazem com que elas se sintam próximas da marca. Problemas em comum, casos de superação e outros fatores apresentados conquistam o consumidor pelo fator emocional, o que tem grande capacidade de engajar.
Proximidade maior com a história da marca
Quando a marca compartilha sua história e sua rotina, o consumidor se sente parte daquela companhia, mesmo que de fora. A sensação cria um estreitamento de laços, permitindo uma maior intimidade entre empresa e público.
Inovação em publicidade
Publicidade mais do mesmo não cola! O consumidor não quer ver banners, outdoors ou modelos antigos e que não trazem nada de diferente. O storytelling, com seu poder de envolvimento, é inovador e oferece uma experiência completa ao consumidor, e isso somente na etapa de marketing.
Naturalmente, com tanto esforço, o público tende a entender que aquela marca é diferenciada.
Veja o que compõe um storytelling bem executado
Para executar um storytelling nas redes sociais com eficiência, é importante prezar por alguns pontos básicos. O sucesso depende diretamente da abordagem de algumas técnicas que aumentam a precisão da estratégia. Confira a seguir as principais.
Particularidades do fundador ou da história da marca
Quem não fica curioso em saber mais sobre as origens de grandes pessoas ou de empresas de destaque? Participar dessa busca histórica engaja e é muito interessante para o público, que entende melhor a história da empresa ou do fundador, o que pode envolver trajetórias de sucesso que inspiram.
Histórias reais e emocionantes
Você já viu neste conteúdo como a emoção e os sentimentos têm a capacidade de envolver, certo? Trabalhar nisso é ser certeiro! Um storytelling que traz histórias emocionantes de superação é capaz de oferecer um alto nível de engajamento, gerando muitos compartilhamentos e conquistando o público.
Valores compartilhados entre marca e público sendo expostos
Cada vez mais é importante que empresas se posicionem em relação aos seus valores, já que as redes sociais abrem grande espaço para isso.
O consumidor atual tem grande interesse em saber sobre isso e, quando uma empresa mostra o que acredita e preza, ela cria uma conexão e um alinhamento de ideias com o público, o que é fundamental para fortalecer o relacionamento.
Saiba como usar as técnicas de storytelling na prática
Aplicar o storytelling nas redes sociais não tem mistério! Agora que você já entendeu o que é essa estratégia e os benefícios que ela pode trazer, entenda como você pode executá-la de maneira simples e rápida no dia a dia!
Compartilhe o conteúdo dos seguidores da marca
A satisfação dos seguidores é a melhor forma de atestar o sucesso da marca. Utilize as fotos que eles postam usando um produto ou service, repostando na página da empresa na rede social. Assim, seu público vai atestar que há gente satisfeita com a companhia.
Mostre os bastidores da empresa
O consumidor da era digital gosta de ser mais participativo, quase como se fizesse parte da marca. Para ele, conhecer os bastidores, os processos de produção e o cotidiano da empresa é algo especial e valorizado.
Um recurso que facilita isso é a função Stories no Instagram, que permite o registro temporário de fotos e vídeos de momentos específicos.
Aposte no apelo visual
O apelo visual faz muita diferença no storytelling, conquistando a máxima atenção do público. Aposte sempre nas histórias em vídeo, com depoimentos e declarações de consumidores reais. Esses são ótimos conteúdos para o Facebook e YouTube.
As fotos também são ótimas ferramentas, desde que se relacionem com o que a marca vende e acredita.
Invista em fotos de “antes e depois”
O “antes é depois” é um processo interessante e que pode mostrar de maneira eficiente como pode ser vantajoso usar o produto ou o serviço da marca. Assim, a empresa deve apostar em imagens reais de clientes, mostrando uma situação sendo resolvida positivamente. Naturalmente, o público-alvo também vai querer apostar nessa solução!
Aplicar o storytelling nas redes sociais é uma estratégia de marketing digital que pode trazer bons frutos para a sua empresa. Adequando o tom da sua companhia e usando esses recursos, a tendência é conseguir mais engajamento, estreitando laços com o público.
Ajude outras pessoas a entenderem como posicionar suas empresas nas redes sociais usando o storytelling! Compartilhe este post nas redes para que elas saibam mais sobre o assunto.
Deixe um Comentário Cancelar resposta