O seu trabalho de venda não acaba quando o cliente efetua a compra, certo? Uma boa estratégia de pós-venda é fundamental para o desenvolvimento de uma relação mais duradoura com o seu consumidor e, claro, para o aumento da sua rentabilidade. pós venda
Afinal, conquistar um novo comprador é muito mais caro do que fidelizar quem já fez negócio com a sua empresa. E um cliente satisfeito e fiel é um divulgador espontâneo da sua marca, principalmente nas redes sociais, independentemente do seu porte.
No post de hoje, veja a importância de investir em um bom pós-venda.
O que é o pós-venda?
Podemos dizer que o pós-venda é o atendimento prestado ao consumidor depois da compra de um produto ou serviço. No entanto, em processos mais complexos, fica difícil definir o que faz parte da etapa de venda ou o que já é pós-venda. Em todo caso, o importante é trabalhar o relacionamento para fidelizá-lo por meio de uma experiência de compra positiva.
Quais são os benefícios do pós-venda?
Quando você oferece um bom pós-venda, o cliente percebe a seriedade da sua empresa e, com isso, é criada uma relação de confiança. A qualidade do atendimento prestado pela sua equipe em todas as etapas do negócio garante a sua boa reputação e, por fim, contribui para a sua fidelização.
E como fazê-lo?
Tenha uma equipe bem preparada
A capacitação da sua equipe é indispensável para que a sua estratégia de pós-venda seja bem-sucedida. Tais profissionais devem estar conscientes de que esse momento é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com o cliente e, assim, incentivar novas vendas no futuro.
Esteja sempre disponível a ouvir
Mantenha os seus canais de comunicação sempre abertos a sugestões e críticas do seu público. Isso é importante porque a insatisfação de um cliente pode servir como insight para melhorar a sua estratégia.
Não deixe ninguém sem resposta e se manifeste com rapidez. Mesmo que a solução de um problema não possa ser imediata, demonstre que você está disposto a ouvi-lo e empenhado a resolver a situação no menor tempo possível.
Quem tem sua reclamação atendida com eficiência e agilidade pode vir a se tornar um consumidor fiel.
Utilize a tecnologia a seu favor
Sua equipe tem fácil acesso ao histórico dos seus clientes? Aproveite as vantagens que o uso de um CRM (em inglês, Customer Relationship Management) traz para o seu trabalho. Por ser um banco de dados com todas as interações registradas, esse software auxilia na personalização do atendimento também no pós-venda.
Faça ofertas exclusivas
Com base em seu histórico, faça ofertas exclusivas para o seu consumidor. Utilize também estratégias de up selling ou de cross selling para aumentar as vendas.
Agora que você já sabe como é importante investir em uma boa estratégia de pós-venda, coloque esse conhecimento em prática! Aproveite o início do ano para alavancar o seu negócio e fidelizar mais clientes. Se precisar de ajuda, entre em contato com uma agência especializada.
Ficou com alguma dúvida sobre pós-venda? Faça o seu comentário!
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