A internet transformou a dinâmica da sociedade e deu origem a um novo tipo de consumidor, mais bem informado e exigente. As ações de vendas — que costumavam ser exclusivamente voltadas para a mídia de massa — hoje caminham para o relacionamento por meio de canais interativos e mais individualizados, pelos quais é possível dialogar com clientes.
Nesse sentido, as empresas precisam cada vez mais empreender mudanças na forma de se comunicar com seus diversos públicos. Mas tudo ainda parece muito novo e você não sabe exatamente por onde começar?
Não se sinta sozinho nessa missão. Para se adaptar à nova realidade, é fundamental estabelecer parcerias. Confira 4 dicas que vão lhe ajudar a encontrar os aliados certos para aumentar as vendas!
1. Invista em uma empresa que ofereça o melhor software de CRM
O Customer Relationship Manager (CRM) é um software de gestão de relacionamento com os clientes que permite conhecê-los melhor, mapeando suas necessidades, hábitos e preferências para orientar decisões estratégicas.
O CRM ajuda a alinhar e aperfeiçoar a comunicação da empresa, fornecendo as informações mapeadas para os diversos canais de relacionamento e vendas, recebendo deles novos dados continuamente. Assim, a equipe pode ficar concentrada em vender e fidelizar, já que a integração contínua de dados e a sua interpretação inteligente reduzem drasticamente os erros humanos e o tempo dedicado à pesquisa.
A função de um bom software vai além do armazenamento de dados: todos os setores devem ser integrados e os registros devem ser tratados e transformados em conhecimento sobre tendências de comportamento dos clientes. Leve isso em consideração na hora de escolher uma empresa para conduzir a implantação.
2. Encontre o principal digital influencer do seu segmento
Outra estratégia para aumentar as vendas no ambiente online é associar a sua marca à popularidade de digital influencers do seu segmento. São blogueiros, vloguers e perfis do Instagram que fazem sucesso na internet e podem incluir seus produtos no contexto do conteúdo que produzem.
Se você vende roupas, por exemplo, pode buscar blogueiras de moda da sua região para compor looks com suas peças. Cada digital influencer tem sua própria política comercial nesse sentido. Procure aquele capaz de oferecer as melhores condições para você.
3. Diversifique seus canais de venda com marketplaces online
Os marketplaces possuem uma expressiva participação no comércio de bens e serviços online. Podem ser comparados aos conhecidos shopping centers, pois reúnem diversos lojistas e compradores em um só lugar.
Atualmente, os marketplaces mais famosos no Brasil são o Mercado Livre, Submarino e Shoptime, além de e-commerces de marcas populares como Walmart, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia e Americanas. A vantagem para o varejista é aproveitar a força dessas marcas enquanto adapta aos poucos a estrutura da própria empresa para o comércio virtual.
4. Contrate uma agência especializada para planejar sua presença digital
Para melhorar a performance da sua equipe de vendas, não basta estabelecer metas desafiadoras e oferecer treinamento intensivo. O faturamento também depende da construção de uma marca de valor — e a internet tem uma participação imprescindível nesse processo.
Duvida? Vamos supor que você precise de computadores novos na sua empresa e inicia contato com vários fornecedores. Após fazer uma pesquisa no Google, encontra representantes comerciais de três empresas: IBM, DELL e XYZ. Qual terá que se esforçar mais para lhe convencer sobre a qualidade do produto oferecido? A XYZ, claro. Afinal, você provavelmente nunca ouviu falar nessa marca (nesse caso, ela não existe mesmo).
Já parou para pensar se seu cliente trata sua marca assim? Com isso em mente, para melhorar a reputação e as vendas na web, é preciso muito mais do que criar um site e uma página nas redes sociais. A internet é um ecossistema complexo e competitivo: chamar atenção em meio a tantos estímulos não é uma tarefa fácil.
Por isso, todas essas estratégias devem ser coordenadas e planejadas de maneira integrada, fortalecendo sua marca e sua presença digital para aumentar as vendas. Nesse projeto, é muito importante contar com uma agência especializada, capaz de trabalhar com uma visão aprofundada do seu mercado.
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