Quando falamos em marketing digital, um dos primeiros assuntos que nos vem à cabeça são as estratégias de mídias sociais. Afinal, cada vez mais as pessoas utilizam o Facebook, o WhatsApp, o Instagram e outros canais para estarem em contato com os seus clientes e prospects.
É por isso que ficar de olho nas tendências de redes sociais para o ano de 2019 é tão relevante. Acompanhe os tópicos a seguir e conheça as principais delas!
1. Saber escolher a mídia social adequada
Embora o Facebook seja a rede social mais utilizada em todo o mundo, nem sempre é suficiente manter uma página nessa mídia. Isso porque cada vez mais existem canais nichados e que servem para atingir determinado público ou se aproveitar de determinada circunstância.
Exemplo disso pode ser visto numa recente campanha feita pelo Burguer King. Aproveitando-se do sucesso da música “Jenifer”, do cantor Gabriel Diniz, a rede de fast food criou um perfil fictício para a personagem no Tinder, assim como diz a letra do hit do verão.
As pessoas que encontrassem o perfil de Jenifer na rede social de relacionamentos poderiam solicitar descontos ao comprar os lanches da marca.
2. Atendimento híbrido de chat
Os chatbots nada mais são do que uma espécie de robô, que são programados para atender solicitações e responder mensagens dos usuários, tornando-se uma tendência nas redes sociais.
Assim, podem ser criadas mensagens automáticas para responder perguntas feitas pelo WhatsApp ou pelo Facebook Messenger, por exemplo. Porém, nem todas as questões são facilmente interpretadas pelas ferramentas de inteligência artificial.
Em determinados momentos, em que os seguidores fazem perguntas muito específicas, convém que seja feita a intervenção humana, com um atendente real respondendo às solicitações. A esse processo damos o nome de atendimento híbrido de chat.
3. Utilizar dados para gerar conteúdos
Não existe uma “receita de bolo” ou “fórmula mágica” para encantar os seguidores nas redes sociais. Cada empresa tem perfis de públicos e personas muito específicos e é preciso prestar atenção a eles para que se possa produzir conteúdos que façam sucesso.
De tal modo, uma boa prática é ter ferramentas que possam verificar dados, como métricas de engajamento de cada tipo de posts. Assim, você poderá identificar o tipo de conteúdo que é mais aceito pelo seu público e produzir outros similares.
4. Apostar nos conteúdos efêmeros
Se no início das redes sociais o compartilhamento de conteúdos que ficavam disponíveis por tempo indeterminado eram tendência, agora a tendência é apostar nos conteúdos efêmeros.
Quem lançou essa “moda” foi o Snapchat e, embora essa rede já seja muito pouco utilizada, outros canais já criaram ferramentas similares, como os stories do Instagram e do Facebook.
Em 2019, é importante que você planeje e desenvolva conteúdos não só para o feed de suas mídias sociais, mas também para os canais efêmeros, como os stories. Nesse caso, novidades, compartilhamentos de links e bastidores da organização são o tipo de post mais adequado.
Gostou do nosso conteúdo com tendências de redes sociais em 2019? Então agora é só colocar tudo em prática e garantir bons negócios por meio dessas mídias.
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