Você já ouviu falar em brand awareness? Trata-se de um conceito que no Brasil também é conhecido por consciência da marca e que é bastante útil para as estratégias de marketing de empresas de diversos segmentos.

Para que você entenda o que é consciência da marca e por que você deveria se preocupar com isso no seu negócio, desenvolvemos este post. Siga com a leitura e tire suas dúvidas acerca do assunto!

Afinal, o que é consciência da marca?

A consciência da marca é uma métrica de marketing que visa justamente mensurar o quanto uma marca é reconhecida pelos seus clientes ou consumidores.

Assim, ao desenvolver uma estratégia de brand awareness, a sua marca ganhará mais notoriedade perante os públicos. Isso é relevante pois pode fazer com que aumente a confiança dos consumidores nos produtos ou serviços que você oferece.

Por que é necessário se preocupar com brand awareness?

Desenvolver ações que melhorem a consciência da marca de uma empresa é interessante, pois pode gerar um aumento significativo das vendas. Afinal, as pessoas tendem a comprar mais de marcas que elas já conhecem e confiam.

Além disso, a marca melhorará a sua reputação, tendo mais avaliações positivas nas redes sociais e melhorando o branding, por exemplo.

Quais são as principais dicas para aumentar a consciência da marca?

Existem algumas dicas básicas para aumentar a consciência da marca da sua empresa. Listamos as principais delas. Confira nos tópicos a seguir!

Conheça o seu cliente

É preciso que você conheça o seu público e pense em estratégias que agradem a eles. Por isso, definir corretamente as brand personas do seu negócio é fundamental. Somente assim é possível focar nas reais necessidades de seus clientes.

Estimule o relacionamento

Crie estratégias de relacionamento com os seus clientes, tanto nos meios digitais, quanto no mundo off-line. Desenvolva ações que busquem o engajamento do consumidor com a marca, como promoções que dão direito de concorrer a brindes.

Diferencie a sua identidade visual

A identidade visual — que compreende o logotipo, as cores e grafismos utilizados pela sua marca — deve ser diferenciada. Por isso, crie algo novo e inovador, que marque a mente das pessoas. Exemplos disso são a maçã mordida da Apple e a letra M amarela do Mc Donald’s.

Pratique o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia na qual você utiliza os canais da sua marca, como blog, redes sociais, entre outros para publicar materiais que sejam do interesse de seus clientes.

Assim, um supermercado que dá dicas de receitas com os alimentos que vende em um canal no YouTube, por exemplo, pode ganhar em reputação e reconhecimento por parte de seus clientes.

Entender o que é consciência da marca ou brand awareness, em resumo, é importante para as empresas pelo fato de isso gerar estratégias interessantes, que potencializam o lucro. Além disso, melhoram a relação de uma determinada marca com os seus públicos.

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