Cluster de conteúdo é uma estratégia de SEO que organiza os conteúdos em grupos com base em um tópico específico. Então, entenda melhor o que é e como usar os topic clusters!
SEO é uma estratégia indispensável para qualquer negócio presente no mundo digital. É por meio da aplicação dessa técnica que sua marca ganha reconhecimento e visibilidade na internet. No entanto, os algoritmos dos motores de busca são sempre atualizados, de modo que é importante conhecer novas estratégias para se destacar. Uma das grandes novidades e tendências no momento é o cluster de conteúdo!
O cluster de conteúdo é uma estratégia utilizada no marketing digital que consiste na construção de materiais baseados em um tópico em comum. Dessa forma, esse grupo de conteúdos precisa ser muito bem planejado para garantir que os buscadores reconheçam seu domínio como autoridade no assunto.
Pensando nessa estratégia, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o cenário atual de SEO e como usar o cluster na sua estratégia de produção de conteúdo.
Descubra o cenário do SEO atual
Antes de entender o cenário atual, é importante lembrar como chegamos até aqui e como o SEO começou.
Um pouco de história
O SEO teve seu início com a própria criação do World Wide Web, ainda na década de 80. Esse aglomerado de milhares de páginas interligadas por meio de links formava uma grande rede de conteúdo e fonte de pesquisa para usuários de todo o mundo.
Como encontrar e catalogar tanta informação? Daí que surgiram os mecanismos de busca. Embora o Google seja hoje o mais utilizado, foram muitas as plataformas criadas na época, como o Yahoo! No início, a organização das páginas era feita como se fosse um catálogo impresso, em ordem alfabética ou por categoria.
No início, como o número de páginas era mais limitado, era fácil que a página de uma empresa fosse encontrada, e o método do mecanismo de busca parecia suficiente. Mas, com o passar dos anos, essa concorrência foi ficando acirrada, e a categorização de tantos sites ficou ainda mais complexa.
Aí surgiu o Google, em 1998, com uma inovação: o PageRank. Tratava-se de um algoritmo que ranqueava os sites a partir de critérios que definiam os melhores resultados para serem exibidos nos topos das páginas de resultados de busca.
De lá para cá, esses algoritmos passaram por diversas atualizações e adotam técnicas específicas (e não muito públicas) sobre como essas páginas seriam indexadas nas pesquisas e quais delas ganharam relevância nos resultados.
Embora as técnicas utilizadas por esses algoritmos não sejam divulgadas, os sites começaram a identificar alguns padrões que revelavam algumas boas práticas para promover suas posições em resultados de pesquisa. Esse trabalho de otimização é chamado de SEO.
Estratégias de SEO
As estratégias de SEO normalmente focavam em palavras-chaves e backlinks. Mas muitas empresas apelavam para técnicas que visavam um bom ranqueamento e prejudicavam a experiência dos usuários, como o excesso de palavras-chaves (keyword stuffing) e as fazendas de links. Por isso, as atualizações do algoritmo passaram a combater essas más práticas.
Por isso, além de questões técnicas, o Google passou a avaliar também a qualidade dos conteúdos, inclusive no que se referia aos backlinks.
Vale ressaltar que a ideia de um motor de busca é garantir a satisfação do usuário no momento da pesquisa. Isso quer dizer que o usuário precisa encontrar o que a resposta para suas questões logo nos primeiros links que clicar. Por isso, é de interesse do buscador identificar as páginas mais relevantes.
Muitas pessoas acham que sabem o que é SEO e como se consegue ranqueamento orgânico, mas o fato é que isso é difícil e ainda mais com profundidade. Por isso, são utilizadas no mercado de marketing digital diversas técnicas e tecnologias para garantir uma otimização adequada.
O cenário do SEO hoje
Diante desse panorama, fica mais fácil deixar claro o cenário de SEO no mercado de marketing brasileiro. Em primeiro lugar, pontuamos que o ambiente nacional está atrasado de 1 a 2 anos quando comparado ao mercado dos Estados Unidos. Os norte-americanos contam com tecnologias e práticas muito mais avançadas do que temos por aqui.
Segundo um estudo intitulado The Digital Marketing Transformation, de 2021, os investimentos nessa área têm tido como maior objetivo gerar mais resultados de negócio, como fechar vendas, aumentar receitas e lucro, e não necessariamente melhorar a experiência do cliente.
A mesma pesquisa atesta que os investimentos em marketing digital aumentaram significativamente, sendo que as empresas estão investindo na otimização de seus sites.
À medida que mais empresas passam a investir em anúncios pagos em plataformas de anúncios, o posicionamento se torna cada vez mais caro. Dessa forma, as ações na direção de resultados orgânicos ficam ainda mais volumosas.
Não é à toa que o mercado de Marketing Digital está aquecido e as empresas do setor crescem cada vez mais. Investir em SEO é uma ação constante, que necessita de um acompanhamento próximo de profissionais especializados e ferramentas avançadas de análise para gerar os melhores resultados.
Uma das práticas mais novas adotadas pelos profissionais de SEO é o cluster de conteúdo. A partir de agora você vai entender melhor o que é e como aplicar
Conheça essa nova estratégia de SEO — Cluster de conteúdo
O surgimento da estratégia de cluster de conteúdo está muito relacionado a maneira com as pessoas buscam informações na internet, os resultados apresentados pelos buscadores visam não apenas apresentar para o usuário respostas para os termos buscados, mas também tentam levar em conta a intenção de busca dos usuários.
Ao entrar em um site que supostamente vai responder às questões do usuário, o buscador quer ter a certeza que esse domínio tem tudo o que a pessoa precisa dentro do tópico apresentado no momento da pesquisa.
Por isso, o foco deixa de ser somente a palavra-chave, mas também a apresentação de um contexto para os conteúdos produzidos. Essa é a ideia dos clusters de conteúdo.
Afinal, o que é cluster de conteúdo?
Os clusters de conteúdos são uma estrutura organizada de conteúdos, interligados com base em um assunto em comum. Eles são compostos por três componentes principais:
- pillar page, ou artigo pilar;
- clusters;
- links internos.
Essa rede de conteúdo pretende informar ao motor de busca que as páginas do site são relevantes e interessantes para o usuário, sendo assim uma estratégia importante de SEO. Entenda melhor como estruturar um cluster de conteúdo.
Como aplicar essa estratégia?
O conceito de cluster de conteúdo é muito importante para qualquer profissional que vai fazer um mapeamento de produção. É preciso saber estruturar essa ideia, levando em conta o papel de cada um dos elementos que compõem a estratégia. Então, vamos abordar cada um deles.
Pillar page
Como o próprio nome sugere, o pilar page é o artigo central do grupo de conteúdos. É ele que vai sustentar todos os outros artigos e conteúdos construídos que serão criados em torno dele (os clusters).
Por esse motivo, ele deve tratar de um assunto mais abrangente, em vez de ser muito específico. Por esse motivo, a palavra-chave tratada nele será de cauda curta, ou seja, mais genérica.
Mas qual a diferença entre pillar page e postagem de blog normal? Podemos destacar que a diferença principal está na extensão dos posts. O pilar page é mais completo e extenso, uma vez que ele pretende centralizar todas as informações sobre o assunto.
Outra diferença está no formato. Como se trata de uma página com mais conteúdo, é recomendável utilizar índices ou capítulos no início do artigo, a fim de facilitar a navegação e ajudar o usuário a encontrar as informações com maior facilidade.
Clusters
Os clusters de conteúdos, conhecidos também como clusters topics, são os conteúdos construídos em torno do pilar page, eles funcionam em conjunto para aumentar a relevância do post central e, com isso, aumentar as chances de ser exibido entre os primeiros anos resultado de busca.
Os clusters abordam assuntos mais específicos, mas não necessariamente de meio de funil. Por isso, como são conteúdos menores, precisam abordar os assuntos de forma bastante específica e detalhada, sem desviar do tema.
Normalmente, na estratégia de produção de conteúdo, cada pilar page conta com cerca de 10 a 30 clusters, a depender da extensão e variedade de assuntos com os quais é possível trabalhar dentro de um determinado tema.
Linking building
Os backlinks são um dos principais critérios utilizados pelos algoritmos do buscador para determinar se uma página é relevante ou não. Afinal, existem links internos e links externos.
Os links externos são sites de terceiros que fazem linkagens para sua página. Por via de regra, quanto mais relevante for esse site terceiro, maior é a força que ele gera para sua página em termos de ranqueamento.
É possível obter links externos de forma orgânica. Se seu conteúdo for completo e de qualidade, outras marcas podem se sentir motivadas a inserir links para sua página de modo natural. Outra forma de trabalhar essa estratégia é por meio de guest posts, quando parceiros são convidados a criar conteúdos que fazem linkagens para sua página.
Também existem os links internos. Dessa forma, apesar de não terem o mesmo peso para o algoritmo, eles também desempenham um papel importante nessa estratégia. A ideia é que os clusters direcionam o leitor tanto para a página pilar quanto para outros posts desse aglomerado de conteúdo.
Com isso, você consegue criar uma teia de conteúdos interligados que expressam autoridade no assunto para o buscador, mas não é para sair linkando palavras de qualquer maneira. Confira algumas das melhores práticas de linking building.
Inserir o link do pilar page em cada cluster
O ideal é que o primeiro link da página seja para o pilar, usando o termo correto. Por exemplo, se sua pillar page trata de “Marketing Digital”, é essa a palavra-chave que você deve usar.
Inserir o link de cada cluster na página pilar.
A postagem central é mais abrangente e, por isso, não aprofunda os temas secundários (os clusters). Por isso, é indispensável que você faça essa linkagem. Dessa forma, se o leitor desejar saber mais, basta clicar na referência.
Para fazer essa ligação, você pode utilizar termos como “Saiba mais”, ou algo como “já falamos sobre isso em nosso blog neste artigo”. Outra forma é inserir os links de forma natural por meio das palavras-chaves.
Como criar uma estratégia de cluster de conteúdo que funcione?
A estrutura de toda essa estratégia exige bastante planejamento e organização. E uma das melhores formas de começar é por meio de mapas mentais. Assim, você pode inserir a palavra-chave da pillar page no centro e pesquisar outros assuntos relacionados para compor os clusters de conteúdo.
Veja um exemplo prático. Digamos que sua pillar page trate do Marketing de Conteúdo. Daí então, você pode definir diversos outros temas que fazem parte desse universo para criar clusters mais aprofundados sobre:
- funil de vendas
- materiais ricos;
- escolha de palavras chaves;
- técnicas de SEO;
- landing page;
- definição de personas;
- tom de voz.
Essas são apenas algumas sugestões de clusters que funcionam bem para o tema. Mas as possibilidades são muitas. Para chegar a um bom resultado, siga o seguinte passo a passo.
Pesquise as palavras-chaves mais relevantes para o seu público
Em primeiro lugar, é preciso descobrir quais são os principais termos pesquisados pelo seu público. Entenda também quais estão relacionadas ao seu produto, serviço ou segmento de atuação.
É possível utilizar diferentes ferramentas e técnicas para fazer essa pesquisa. Sendo assim, o Google Trends e o Planejador de Palavras-Chaves do Google são as principais.
Outra maneira é fazer uma análise de mercado e estudar o que a concorrência está publicando. Plataformas como Ubersuggest e Semrush ajudam a avaliar o desempenho dos sistemas e que palavras chaves estão sendo usadas por elas.
Escolha um tema para seu cluster de conteúdo
Com uma visão mais clara das palavras-chaves que fazem parte do universo da sua persona, você pode selecionar um tema que possa acolher os diferentes termos que sua estratégia pode trabalhar.
Faça a produção dos conteúdos
Como todos os temas já planejados, chegou o momento da produção. Nessa hora, você pode fazer uma lista, organizando os artigos por ordem de prioridade. O primeiro a ser produzido é o post pilar, que é o mais extenso. Após isso, os clusters podem ser produzidos com o cuidado de fazer as ligações necessárias para o texto principal, nunca se esquecendo de utilizar as palavras-chaves nos títulos.
Mas lembre-se que, apesar de estarmos falando em textos e blogposts, a estratégia de clusters de conteúdo também podem ser utilizadas e outros tipos de materiais, como infográficos e mídias em geral.
O cluster de conteúdo é sem dúvida uma estratégia muito importante para alavancar os resultados da empresa e contribuir para ganhar autoridade aos olhos dos algoritmos de busca. Dessa forma, feito da forma correta, o site do negócio ganha relevância e será encontrado por um público cada vez maior, e de forma orgânica.
Gostou dessa estratégia? Então, fique atento aos nossos conteúdos para saber mais sobre!
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