Você sabe como anunciar no Youtube? O Youtube se tornou uma das plataformas digitais mais acessadas em todo o mundo graças à alta interatividade que ele proporciona aos internautas. Diariamente, o canal de vídeos e streaming recebe milhões de acessos de usuários de todos os cantos do planeta. Esse site está tão presente em nossa rotina, que até perdemos a noção da sua importância.
Cientes do grande impacto e da influência que esse recurso online tem para a nossa vida, as empresas têm visto nesse site uma excelente forma para divulgar seus produtos e serviço. Quem nunca se deparou com campanhas publicitárias antes de começar um vídeo durante a exibição do conteúdo visual? Trata-se de uma estratégia de divulgar e agregar valor à marca.
Mas afinal, você sabe como anunciar no Youtube? Antes de tudo, é importante entender a importância de ter anúncios diversificados no meio digital e que atendam à estratégia traçada — e não investir nesse tipo de ação apenas por vontade ou modismo.
Este artigo vai abordar as possibilidades de anúncio no Youtube e como esse procedimento é feito — fases, custos, configurações etc. Acompanhe a leitura!
Como funcionam os anúncios no YouTube?
Os anúncios no Youtube estão presentes em praticamente todos os vídeos do site. Eles são disponibilizados por meio da plataforma AdWords do Google. Para isso, é necessário efetuar o cadastro nessa ferramenta. Trata-se de um mecanismo relativamente simples e fácil de ser realizado por qualquer usuário que deseja incluir seus anúncios a vídeos relacionados.
Nesse sentido, é possível escolher publicidades que vão ser transmitidas, por cerca de 5 segundos, antes que o vídeo que foi selecionado pelo telespectador comece, de fato. Geralmente, os anúncios são disponibilizados conforme as palavras-chave escolhidas pelo usuário ou de acordo com os anúncios que aparecem como sugestão de vídeos conforme as preferências do internauta.
Como os vídeos para anúncio devem ser produzidos?
De uma forma geral, os vídeos precisam apresentar as seguintes características:
- ter um conteúdo e roteiro originais, conforme o produto e o público-alvo;
- definição de alta qualidade;
- ter a capacidade de atrair a captar o interesse do usuário logo nos primeiros instantes;
- o material deve ser interessante, relevante e criativo.
Quais são as vantagens de anunciar no Youtube?
Naturalmente, anunciar no Youtube oferece várias chances de retorno financeiro. Porém, há outros benefícios que a plataforma oferece e que podem fazer diferença para um negócio. Confira, a seguir, as principais vantagens de disponibilizar conteúdos de publicidade nesse canal.
Possibilidades de contabilizar incontáveis acessos
A plataforma recebe um número extremamente grande de acessos de usuários de todos os lugares do mundo, todos os dias. Além disso, é o site mais famoso e popular de exibição de vídeos e de streaming. Nesse sentido, a página apresenta uma quantidade de alcance extremamente alta. O Youtube trabalha com duas maneiras de cobrança:
- CPV — custo por visualizações. Trata-se de uma métrica que indica a quantia a ser paga pelo anunciante somente depois que o vídeo tenha sido visto por um período maior que 30 segundos;
- CPC — custo por cliques. Nessa forma de cobrança, o anunciante só será cobrado nas vezes em que o internauta clicar, de fato, na publicidade.
Facilidade de acesso
A plataforma pode ser acessada facilmente por meio de navegadores da internet. Além disso, a maioria dos celulares e demais dispositivos móveis apresentam o aplicativo do Youtube instalado de fábrica sistema operacional. Esse fato foi considerado como revolucionário e fundamental para o aumento dos acessos. Além disso, o sistema apresenta interface responsiva e adaptada à tela do aparelho.
Disponibilidade de horários
É possível acessar o site e disponibilizar o anúncio 24 horas, ou seja, em qualquer horário e acessar quantos vídeos o usuário desejar.
Configurações diversas
A plataforma permite uma variedade de configurações que vão muito além da publicação de anúncios padronizados e sem nenhuma personalização.
Qualidade
Os anúncios nos vídeos já são disponibilizados aos telespectadores com formatos de exibição de alta qualidade. Entretanto, também existem opões de formatos menos pesados para quem faz uso da conexão 3G.
Pague apenas quando for visto
O sistema Adwords do Google oferece um modo de cobrança interesse, seguro e justo. Por meio desse mecanismo, o usuário somente terá que desembolsar o valor referente aà publicidade, depois que o conteúdo do vídeo for exibido para um número pré determinado de pessoas com um certo perfil que foi previamente definido.
Os anúncios podem ser segmentados
A publicidade pode ser segmentada para o público conforme critérios específicos — gênero, faixa etária, localização, profissão, entre outras características.
Custos baixos
A publicidade envolvendo o anúncio para o Youtube apresenta custos realmente baixos. Geralmente, a média fica em torno de R$ 0,15 a R$ 0,40 por visualização que seja maior que 30 segundos do vídeo. Pode parecer pouco, mas imagine a quantidade potencial de visitas que o vídeo pode ter diariamente.
Entretanto, esse custo só conta caso o usuário efetue uma ação definida, ou seja, efetivar uma conversão, como clicar em um anúncio. O melhor de tudo é que o anunciante tem a escolha de estipular uma determinada quantia que será gasta levando em consideração a situação a sua situação financeira.
O anunciante decide o horário
Quem cria o anúncio também tem a opção de definir os melhores turnos ou horários para que ele passe a rodar e aparecer para os demais usuários.
Como anunciar no Youtube?
Na verdade, anunciar no Youtube segue os mesmos procedimentos de anunciar no Adwords. De fato, o que muda é a forma de realizar o cadastro em ambas as plataformas.
Vamos apresentar um pequeno passo a passo explicando como realizar o anúncio para o Youtube:
- crie uma conta na plataforma Google Adwords;
- escolhe a opção Google Adwords video;
- selecione a opção carregar o vídeo de anúncio;
- selecione a opção “conectar conta do Youtube”.
Agora que você já sabe como anunciar no Youtube, já deve ter entendido a relevância de disponibilizar um material de caráter publicitário na maior plataforma de exibição de vídeos do mundo. Além do grande número de acessos, essa medida proporciona várias possibilidades de gerenciamento e configuração das campanhas. Não há limites definidos para os resultados. Basta traçar uma estratégia eficiente e que tenha a capacidade de atrair o público-alvo.
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