Toda empresa deseja fazer seu site aparecer no Google gastando pouco. Afinal, isso é possível utilizando as estratégias e ferramentas certas. Então, saiba mais!

Apenas criar um site e deixá-lo na nuvem não trará mais clientes para a sua empresa. Afinal, a criação de uma página é apenas o primeiro passo dentro de uma estratégia de marketing digital. Para que esse processo dê certo, é necessário entender um pouco de SEO para saber como aparecer no Google e aplicar algumas práticas focadas na aquisição de visitantes.

Existem outras táticas para conquistar tráfego para o site e temos artigos escritos sobre isso. Porém, sem dúvidas, a otimização de um site, e um bom trabalho de SEO, pensando no longo prazo da empresa e na escalabilidade de resultados, é uma das mais importantes. Pensando nisso, neste artigo reunimos as principais informações sobre o assunto. Então, confira!

Como aparecer no Google fazendo o básico?

Muitas vezes, as empresas querem criar processos robustos de SEO, mas acabam atropelando as práticas básicas e prejudicando seus resultados de forma alarmante. Pensando nisso, citamos algumas das práticas que não podem passar despercebidas para que nosso site e nossas páginas fiquem bem ranqueadas e, em algum tempo, estejam brigando para entrar na primeira página do Google.

URL

O Google identifica as palavras-chaves na URL e os usuários tendem a clicar em links mais amigáveis. Por ambos os motivos, trabalhe a URL do site. Isso significa optar por links como:

www.seusite.com/palavra-chave

Em detrimento de opções como:

www.seusite.com/6328328377.html

Para potencializar seus resultados, aplique também as seguintes práticas:

  • utilize, no máximo, um subdomínio;
  • trabalhe com URLs fáceis de serem interpretadas;
  • utilize hífens para separar os termos da URL e não espaços;
  • trabalhe com uma URL relacionada ao título da publicação.

SEO Title

Toda a redação que pretende ter boa performance de SEO é bem específica e tem suas peculiaridades, mas iremos abordar os principais pontos.

O título de SEO, também apelidado de SEO Title, é um dos fatores mais importantes para potencializar os resultados nos buscadores e aumentar a CTR — a taxa que mensura a quantidade de cliques por visualizações do link. Afinal, algumas práticas são interessantes para conquistar os melhores resultados nesse estágio. Então, algumas delas são:

  • utilizar um título de até 55 caracteres — títulos com maior número serão cortados pelo Google;
  • inserir a palavra-chave principal à esquerda do título;
  • criar um título objetivo, de fácil interpretação e alinhado com a intenção do usuário.

Meta Description

A descrição, apesar de não influenciar de forma direta o ranking, pode potencializar a CTR de um determinado link. Isso porque ela apresenta de forma mais detalhada o que o usuário encontrará no conteúdo.

Por isso, crie uma descrição detalhada, objetiva, com a palavra-chave — já que o buscador mostrará o termo negritado —, com até 150 caracteres para não ter nenhuma parte cortada e alinhada com a página, para não dar a sensação aos leitores de que foram enganados.

Como potencializar seus resultados com dicas mais avançadas para aparecer no Google?

Link Building

Quando o assunto é SEO Off Page, o link building é uma prática simples — caso seja mantida uma rede de relacionamento —, e uma das mais importantes. Isso porque é por meio dessa tática que o Google reconhecerá a autoridade de domínio e da página.

De forma simples, o raciocínio utilizado é de que todos os sites que inserem um link em seus conteúdos para a sua página a indicam como referência. A partir disso, o Google interpreta essa questão e a utiliza para escolher os resultados apresentados nas buscas.

Mas como aplicar o link building? Uma boa estratégia para se conseguir mais links é escrever Guest Posts com sites parceiros que tenham uma autoridade de domínio significativa. Dessa forma, para analisar este último tópico, a ferramenta Moz Bar é uma ótima alternativa.

Sitemap

O sitemap é uma tática para explicar ao Google como o seu site funciona. Dessa forma, será possível indexar todas as páginas de seu domínio. Então, para implementar essa questão, a utilização do Google Search Console é indispensável.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta usada por empresas de todo o mundo para monitorar e analisar o tráfego de sites. Algumas das informações importantes que podem ser extraídas dela são:

  • perfil dos usuários que acessam o site;
  • número de conversões
  • tipos de dispositivos utilizados;
  • páginas do site mais utilizadas;
  • regiões de acesso.

Após a sua instalação e correta configuração, bastará monitorar os resultados. Ao analisar as informações geradas você poderá entender melhor:

  • o que motiva o abandono do site por meio da taxa de rejeição;
  • em que horário seus visitantes mais acessam e interagem com o site;
  • quais os tipos de dispositivos mais usados para acessar as páginas.

Com base nesses dados, você poderá fazer ajustes na sua campanha e estratégia para aumentar o tráfego e as chances de conversão.

Para usar o Google Analytics, em primeiro lugar, é necessário ter uma conta Google, preferencialmente uma que seja destinada somente para uso profissional. Então, bastará acessar a página do Google Analytics para se inscrever e preencher as informações exigidas.

Após o cadastro, você recebe um código que deve ser inserido nas páginas do seu site. Normalmente, ele pode ser adicionado no código html antes da tag </head>, que fecha o cabeçalho da página.

Em sites criados a partir da plataforma do WordPress, é possível fazer essa configuração facilmente por meio de um plugin, que fará o trabalho de inserção da tag no cabeçalho. Após cerca de 24 horas, o tráfego do site estará sendo monitorado e os dados estarão disponíveis na página do Google Analytics.

Mais importante do que os dados em si é saber o que fazer com as informações extraídas. Sendo assim, avalie com cuidado os registros para gerar insights nas suas estratégias de marketing digital.

Como ir além dessas dicas e conquistar as melhores posições para aparecer no Google?

O processo de otimização de um site é complexo e são várias as práticas aplicadas para conquistar boas posições. Por isso, as citadas neste artigo são algumas delas, mas existem outras dezenas que demandam uma capacitação técnica e um time especializado para uma boa execução. Sendo assim, pensando na relação custo-benefício, a contratação de uma agência especializada é uma alternativa para alavancar os resultados conquistados por meio de uma estratégia de marketing digital.

E com a concorrência aumentando diariamente, toda empresa quer aprender como aparecer no Google, fazendo com que esse projeto seja executado da melhor forma possível. Aliás, nós temos mais conteúdos importantes para aumentar seus leads. Então, confira em nosso blog!