Você sabe como conduzir o seu cliente no funil de marketing? Como você transforma visitantes em leads? Para aumentar o desempenho do seu site e criar mais oportunidades de negócios, é essencial que você entenda o que é um Call to Action (CTA) e como você pode usá-lo na internet.
É muito importante que essa chamada consiga ser interessante para a sua persona, pois, caso contrário, não terá efeito na geração de leads.
Neste artigo, explicaremos mais sobre os CTAs e daremos algumas dicas de como e onde utilizá-los. Confira!
Conceito de Call to Action
Em bom português, esse termo significa “chamada para ação” e é utilizado em estratégias de marketing digital para guiar o usuário de uma etapa para a seguinte, sendo usado, muitas vezes, com o objetivo de gerar leads.
Os Calls to Action podem ser visuais, como banners ou gifs, ou textuais, desde que influenciem o visitante a realizar uma ação, como baixar um e-book, efetuar a inscrição em um evento ou newsletter. Quando isso acontece, o usuário passa a fazer parte do funil de marketing!
Eles podem ser posicionados em diversos lugares, como em pop-ups, no meio de um artigo, com banners, links e formulários, e em uma seção lateral, mas é no final do texto que eles são geralmente usados.
Para saber se um CTA está funcionando bem em seu site, convide pessoas para visitar a página e, após 5 segundos, pergunte o que havia no conteúdo. Se ela conseguir responder, parabéns, o seu Call to Action deve ser um sucesso!
Dicas para aumentar a base de e-mails com Calls to Action
Agora, confira como você pode converter mais visitantes em leads com a utilização de CTAs para captação de e-mails:
Inclua um formulário de inscrição em newsletter
Não deixe de utilizar formulários de inscrição em listas de e-mail para gerar mais leads. Geralmente, isso é feito em blogs, no final de artigos ou na barra lateral das páginas do site.
Ofereça cupons de desconto
Se você produziu algum conteúdo para meio ou fundo de funil, verifique se há margem para dar descontos e utilize Calls to Action com frases atraentes, como “ganhe 40% de desconto” ou “compre hoje por apenas R$ 20,00”, para criar mais interesse em seus visitantes.
Utilize o senso de urgência
Sempre que for possível e for verdadeiro, use frases que expressem que a oportunidade é única ou tem data para expirar, como “por tempo limitado” ou “até a próxima semana”.
Crie formulários de inscrição em eventos
Se você for realizar ou apoiar algum evento, seja ele presencial ou on-line, crie formulários para que seus visitantes possam se inscrever. Os leads gerados podem, se houver permissão para isso, entrar nos seus fluxos de nutrição por e-mail.
Realize pesquisas
Incentive seu público a responder pesquisas sobre as preferências deles ou mesmo sobre a percepção que têm sobre a sua empresa. Esse pode ser um método muito bom, não só para gerar leads, mas para criar personas bem elaboradas.
Ofereça benefícios
Esse é um método muito utilizado em blogs e costuma ser eficaz na geração de leads. Crie materiais de valor para a sua persona, como e-books, templates ou videoaulas e os disponibilize gratuitamente — desde que o seu visitante compartilhe com você algumas informações importantes, como nome e e-mail.
Estilo dos Calls to Action
Como dissemos anteriormente, essas chamadas devem ser eficazes em despertar a atenção e o interesse do visitante e, para isso, precisam se destacar de alguma maneira no site.
As cores escolhidas precisam ser contrastantes e, se possível, devem despertar alguma emoção na persona. O verde, por exemplo, tem relação com assertividade, permissão, enquanto o laranja é associado a momentos de alegria.
No caso de Calls to Action com imagens, como os banners e pop-us, a mesma regra se aplica. É preciso ter destaque e bom posicionamento no site, com bons tamanhos e, em alguns casos, utilizar setas que apontam de maneira mais didática para o elemento.
Você quer aprender mais sobre como aumentar a sua performance na geração de leads por meio de conteúdo? Saiba como adaptar o seu site aos fatores de ranqueamento do Google.
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