Neste artigo falaremos como você pode crescer no Instagram organicamente e como isso é importante nos dias de hoje. Ter um bom perfil no Instagram significa maior número de clientes, mais vendas e um melhor reconhecimento da marca.
Como crescer no Instagram organicamente
Você já deve ter percebido que quase todas as empresas das quais você é cliente possuem contas no Instagram. As redes sociais se tornaram um excelente meio para divulgação de marca e de relacionamento com os clientes. E estão cada vez mais se aperfeiçoando para que as empresas passem a ofertar os seus produtos e serviços com qualidade de alcance.
No entanto, isso também exige algumas boas práticas de quem gerencia a conta da empresa na rede social e será justamente sobre isso que falaremos nesse artigo “Como crescer no Instagram organicamente”.
Um breve histórico das redes sociais
Não é de hoje que as redes sociais vêm cada vez mais abrigando empresas de diversos setores, inclusive algumas existem apenas no Instagram, que se adequou a um cenário mais comercial e hoje oferta diversas ferramentas para e-commerce.
No entanto, essa história se inicia lá anos 1990, com a criação das primeiras redes sociais como a Sixdegrees (1997) e a Classmates (1995). Mas foi apenas nos anos 2000 que as redes sociais começaram a se consolidar como um novo modo de se conectar com outras pessoas e a compartilhar conteúdos na internet.
Em 2004 duas grandes redes foram criadas, o Orkut e o Facebook, desde então outras vieram e a forma de nos relacionarmos também mudou. O Orkut fez muito sucesso no Brasil, sendo o país com maior número de usuários no mundo.
E se você tem uns 30 anos ou mais, deve lembrar como o Orkut se tornou uma febre por aqui. Foi apenas em 2012 que o Facebook ultrapassou o Orkut, tornando-se a rede social com o maior número de usuários ativos no Brasil.
Mas isso já é história, e por ela já passaram diversas redes sociais, Last.FM, Flickr, e algumas outras, porém poucas se firmaram e construíram uma longa trajetória.
O surgimento do Instagram
O Instagram foi lançado em 2010, criada pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. A rede nasce pensada para os iphones e podia ser baixado apenas na Apple Store. Teve como característica inicial investir em fotos mais artísticas e retrôs, com um recurso de estilo semelhante ao das fotos Polaroids, com uma moldura branca e com recursos que permitiam a edição das fotos.
Em menos de um ano o Instagram já contava com mais de 1 milhão de usuários e em 2012 já contava com 10 milhões de usuários ativos, nesse mesmo ano lançaria o app no sistema Android. Nesse momento, o Instagram foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares e de lá para cá só cresceu, ganhou novos recursos e hoje é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo, ficando atrás apenas do Facebook e YouTube.
Com o crescimento, novos recursos surgiram
Com o tempo o Instagram foi ganhando novos e importantes recursos. O aumento do interesse pela rede social fez com que novas ferramentas fossem criadas para gerar maior interação entre os usuários, o que é também uma estratégia para aumentar cada vez mais os usuários ativos da rede.
Os Stories e o Reels são duas das novas formas que os usuários têm de interagir. Esses recursos, que possibilitam aos usuários que eles editem e publiquem vídeos, impulsionaram o crescimento do Instagram.
Com o crescimento muitas empresas perceberam um novo nicho de atuação e passaram a investir no Instagram como uma nova forma de divulgação da sua marca e de se relacionar com os seus clientes.
O Instagram como um importante recurso para empresas
Hoje o Instagram abriga diversos perfis de empresas e, pensando nelas, a rede social passou a disponibilizar recursos para que as empresas construam lojas virtuais, com a possibilidade de se fazer ações de divulgação bastante assertivas e relativamente fáceis de criar.
Inclusive, por conta desses recursos e do ótimo alcance, algumas empresas existem apenas como lojas virtuais, estando presente exclusivamente no Instagram. Com isso, a importância de se saber posicionar e apresentar a sua marca se tornou cada vez maior e será isso que fará a sua empresa crescer no Instagram organicamente.
Para isso, existem estratégias específicas de marketing digital voltadas para as redes sociais, a seguir vamos falar de algumas delas e de como implementá-las para que a sua marca tenha um maior alcance e sucesso nas redes sociais.
Crescendo no Instagram
Hoje o Instagram possui três “setores” que podem ser utilizados para o compartilhamento de conteúdo. O Feed, o Stories e o Reels, a partir deles é possível criar ações de divulgação. O alcance das campanhas irá depender de como você gerencia essas ações de divulgação, uma dica é contratar uma agência de marketing digital especializada para estruturar e traçar estratégias de impacto e alcance.
Porém, a participação da empresa, do criador ou criadora da marca, ou então de uma pessoa da empresa que fique responsável por alimentar e atualizar o Instagram é muito importante. Isso possibilita criar conteúdo de bastidores, fazer ações específicas para datas especiais, sorteios, contato com influenciadores, gerenciar a loja adicionando ou removendo produtos, editar etiquetas, enfim, as possibilidades são várias e é justamente sobre isso que vamos falar a seguir.
Estratégias para crescer no Instagram
As empresas quando criam campanhas para redes sociais tendem a ser mais despojadas e, também, focar no produto, apresentando detalhes e funções, assim como contextualizar a sua função ou aplicação, isto é, mostrá-lo no seu meio, a depender do produto ou serviço.
Portanto, algumas boas práticas de divulgação são bem importantes para que a sua marca alcance o resultado esperado. E aqui vão algumas dicas para fazer a sua empresa crescer no Instagram organicamente!
Dicas para crescer no Instagram
Todas as redes sociais possuem um sistema de algoritmos para avaliar o que é relevante e para personalizar a experiência do usuário. Isso significa que toda interação feita no Instagram gera um histórico, o que auxilia a rede social a, por exemplo, personalizar o seu feed ou a sua aba “explorar” apenas com assuntos e temas do seu interesse.
Isso acontece com as empresas também, o Instagram consegue avaliar o nível de importância de uma publicação pelo número de interações que ela tem, o tempo que um usuário passa interagindo com a publicação, o número de comentários, compartilhamentos. E isso irá depender de como são feitas as postagens. Para te auxiliar a melhorar o crescimento orgânico do Instagram separamos algumas dicas.
Saiba com quem você quer falar
Isso ajuda a fazer do seu conteúdo algo mais direcionado e incluir nas estratégias de alcance o perfil, a persona, que você deseja que veja o seu produto. Hoje, através dos algoritmos e inteligência artificial, é possível personalizar cada vez mais as campanhas, elegendo um público-alvo bem específico que pode contemplar: idade, faixa etária, região da cidade ou do país.
Utilize Hashtags nas publicações
Essa estratégia ajuda a aumentar o alcance, direcionando a sua publicação para o público-alvo, isso acontece adicionando as hashtags, que funcionam como um endereço para pesquisas. Por exemplo, se uma pessoa pesquisar por “moda” dentro da aba “explorar” do Instagram e você tiver colocado a hashtag “moda” em seu produto, ele pode aparecer nos resultados da pesquisa. O Instagram permite que se coloque até 30 hashtags, porém, evite abusar desse recurso, o recomendável é o uso de cinco a dez hashtags por postagem.
Interaja, isso é muito importante!
Interagir no Instagram significa alavancar a sua publicação de modo orgânico, isto é, sem pagar para gerar engajamento. Inclusive, todas as estratégias que estamos falando aqui tem a intenção de gerar esse engajamento mais orgânico para a sua marca, portanto, mais genuíno e natural. Mas lembre-se que não há problema em fazer posts patrocinados e direcionar uma verba para alavancar a sua empresa dentro da rede social, inclusive o Instagram identifica isso e a sua marca ganha alguns pontos em relevância.
Voltando para o tema interação: Essa interação pode ser o sorteio de algum produto, no qual, para gerar interação, você pede para que o seu seguidor marque um amigo ou mais amigos nos comentários. Quando as pessoas não são seguidoras as empresas costumam pedir para seguir o perfil e marcar os amigos.
Mas essa é apenas uma das formas de se gerar engajamento. Interagir com os comentários da sua publicação é outra. Procure sempre responder aos comentários e fique de olho nas duas primeiras horas da sua publicação, responder com rapidez também ajuda na interação e a sua publicação vai ganhando em relevância.
Capriche na legenda
A legenda é mais uma forma de interação e bastante importante. Nela você tem espaço para se dirigir ao seu cliente e utilizar a linguagem que mais agrada o seu público-alvo. Uma boa legenda pode manter o seu seguidor, ou possível seguidor, por mais tempo na sua publicação, pode, inclusive, levá-lo ao seu perfil e vir a ser um novo seguidor.
Lembre-se que as postagens também podem ser conteúdos relacionados ao universo da sua marca e não apenas de produtos, o importante é manter uma regularidade e qualidade das postagens para crescer no Instagram organicamente.
Faça parcerias com influenciadores que se identifiquem com a sua marca
As parcerias são importantes em diversas áreas e nas redes sociais não é diferente. Trata-se de uma excelente estratégia para melhorar o alcance da marca e apresentar o seu produto em uso, na prática.
Os influenciadores podem ser referência em uma determinada área, por exemplo: moda e estilo de vida, humor, saúde e bem-estar, livros e assuntos acadêmicos, esportes, enfim, são vários os meios possíveis. A partir disso, é o momento de escolher a pessoa que seja a cara da sua marca e então oferecer a parceria.
Divulgue o seu perfil do Instagram em outras redes
Se a sua empresa possui outras formas de divulgação como LinkedIn, canal no Youtube, entre outros, aproveite para divulgar o seu perfil e aumentar o seu número de seguidores.
Conteúdo e identidade para crescer no Instagram organicamente
Essa é uma questão de extrema importância para que a sua marca tenha crescimento orgânico no Instagram. Uma rede social bem montada passa pela identidade visual da marca, o direcionamento e a linguagem que você imprime às suas publicações e pela própria marca, isto é, pela logo e os demais elementos gráficos que compõem a “cara” da sua empresa.
Se você estiver lendo esse texto no celular pedimos que vá até o Instagram e pesquise por uma grande empresa, se estiver no computador, pegue o seu celular e acesse o Instagram. Pesquisou? Reparou como essa empresa segue um padrão visual, de cores, elementos, modos de se colocar e falar com o seu público-alvo, isso significa que a empresa quer destacar o seu posicionamento por meio dos elementos gráficos que compõem a marca.
Isso ajuda a transmitir os seus valores e a forma como quer que a sua marca apareça. Você consegue passar isso por meio da composição das imagens, o tipo de fotografia utilizada, a fonte escolhida, os vetores, as cores, etc.
A importância de uma agência de Design Gráfico e Marketing Digital para crescer no Instagram
Ter uma agência que te auxilie na exposição do seu produto, na composição da sua marca e identidade visual, em pensar em como se posicionar no Instagram é muito importante. Apesar de ser relativamente fácil gerenciar uma rede social, tudo deve ser feito com muita qualidade, isso quer dizer ter a melhor arte, fotografia, texto, saber colocar as hashtags certas e adequadas para um maior alcance.
Esses elementos são muito importantes quando se quer gerar engajamento, identificação e memória afetiva para a sua marca. Portanto, se você não tem muita experiência com esses elementos gráficos e de composição, recomendamos que procure uma agência de design e marketing digital que possa te auxiliar com isso.
Lembre-se que os algoritmos levam em conta o que está sendo visto, compartilhado, comentado, será isso que impulsionará a sua publicação e fará o Instagram recomendá-la para um maior número de pessoas. Então, capriche nos elementos que possam impulsionar a sua marca!
Aqui no blog você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a transformar a sua marca e fazer sucesso na internet e nas redes sociais!
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