Neste artigo falaremos da importância da identidade visual na construção da sua empresa. Saiba como criar a sua própria identidade visual e ter sucesso no mercado. Boa Leitura!
Como criar a sua própria identidade visual?
Se você está pensando em renovar a sua marca e identidade visual ou então está abrindo uma empresa e precisa criar uma identidade visual do zero, esse texto pode te ajudar a fazer o melhor trabalho para a sua empresa se destacar. Aqui, daremos algumas dicas para que você planeje e crie a sua própria identidade visual.
O que é uma identidade visual?
A identidade visual é a combinação dos elementos gráficos responsáveis por criar a atmosfera que a sua empresa quer passar. Digamos que é o “jeitinho” da sua empresa, como ela pretende ser vista e lembrada pelas pessoas, e isso envolve alguns fatores.
Vamos a eles!?
As cores – Elas são fundamentais para a marca e a sensação que ela deseja transmitir. Você já deve ter ouvido falar em psicologia das cores, não é? Se não, aqui no blog nós temos um texto bem legal sobre o assunto.
Muitas empresas utilizam as cores para transmitir uma sensação específica e até mesmo para gerar algum tipo de desejo. Portanto, pensar no conceito que pretende transmitir passa pela escolha das cores que irão compor a sua identidade visual. Para fazer isso com mais segurança e entendendo o papel das cores na construção da identidade visual, recomendamos muito a leitura do nosso artigo sobre o tema.
Tipografia – Ela ajuda a compor o que a sua marca quer despertar naquele que a vê. Hoje existem alguns sites que disponibilizam uma base de dados tipográficos como o Google Fonts. A fonte ajuda a transmitir, junto da cor, a atmosfera que a sua empresa quer criar assim que a pessoa visualizar a sua marca. Portanto, é indispensável fazer um estudo de como cores e fontes se relacionam, assim como os demais elementos que podem estar presentes na identidade visual da sua empresa, como formas e demais desenhos. Lembre-se que o conjunto dos elementos gráficos deve ser harmônico e “conversarem” entre si.
Persona – É importante destacar que quando você está criando uma identidade visual, você já deve ter um cliente específico em mente, mesmo que ainda não tenha parado para pensar nele com cuidado, quando você pensa no seu produto, marca, mercado, inevitavelmente, acaba pensando na persona ideal para a sua empresa.
Você deve ter notado que para criar a sua própria identidade visual um planejamento que vai além dos elementos gráficos que a compõem é muito importante.
Para planejar, o primeiro passo é o Briefing
É nesse momento que você irá se propor algumas perguntas e tentar respondê-las.
Como dissemos acima, pensar na persona é essencial, e é aqui que ela entra.
- O que é o seu produto e como você o descreveria?
- Como você deseja que ele seja visto?
- Quem é o seu cliente ideal e como você pretende se comunicar com ele?
- Quem são os seus concorrentes e o que te diferencia deles?
- Qual o setor que a sua empresa atua e quais são as suas tendências?
- O que deseja transmitir com a sua marca?
As respostas a essas perguntas guiarão a construção da identidade visual da sua empresa, pois, será a partir delas que os elementos que compõem a identidade visual serão pensados e o conceito central da sua empresa será definido.
Por que é importante definir a persona para construir a sua identidade visual?
Você já percebeu que para criar uma identidade visual é preciso levar algumas questões em consideração.
Se você está em fase de estudos para a abertura de uma empresa, é bem provável que tenha feito um estudo e levantamento sobre o mercado em que pretende atuar.
Nesse estudo, você deve ter percebido o quão importante é saber se comunicar e atrair o seu público-alvo, portanto, você precisa saber como se dirigir a ele e para isso é importante definir quem ele ou ela são.
Nesse momento, é preciso pensar qual é o seu cliente ideal. Quantos anos ele ou ela tem, onde moram, qual a faixa etária, qual a sua renda, enfim, imaginá-lo de forma completa. E, a partir disso, pensar de que forma a sua identidade visual pode ser construída pensando neles.
Iniciando a construção da sua identidade visual
Com todos os elementos definidos e sabendo quais os principais fatores que compõem a sua identidade visual, como cores, tipografias, o conceito que deseja transmitir, chegou o momento de realizar o projeto, ou seja, colocar em prática a montagem até chegar àquilo que a sua empresa pretende passar por meio da identidade visual.
Para isso, é importante fazer estudos, diferentes versões, trocar ideias com outras pessoas e sentir como esses estudos iniciais são percebidos, o que eles despertam naqueles que o vem. Testar cores dentro do espectro do conceito definido para a empresa, fontes, enfim, esse é o momento de testar e avaliar o resultado.
Resultados – Como saber que a identidade visual está de acordo com o que você imaginou e também contempla todas as questões do estudo prévio que você fez?
Bom, não há uma resposta exata. Porém, muito provavelmente, você saberá se o resultado ficou dentro do conceito que propôs para a sua empresa, se ela transmite as sensações que deseja passar com a sua marca. Nesse momento, você pode consultar especialistas em criação de marcas e identidade visual, mas também testar a marca com pessoas leigas no setor. Pergunte a elas o que elas sentem e pensam ao olhar para a identidade visual.
E para te ajudar ainda mais na criação da sua identidade visual criamos o e-book “IDENTIDADE, POSICIONAMENTO E AUTORIDADE DE MARCA: O MANUAL COMPLETO” para te auxiliar.
Gostou desse artigo?
Aqui no blog você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a construir a melhor comunicação para a sua empresa.
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