Sabia que o marketing industrial pode beneficiar seu negócio? Entenda melhor essa tendência que está mudando a forma de as indústrias atingirem seus clientes!
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a atividade industrial no país representa quase 20% do PIB nacional. Ou seja, a cada R$ 100 de riqueza gerados no Brasil, R$ 20 saíram das mãos da indústria. Além disso, a manufatura é o segundo setor que mais emprega, sendo responsável por 20,4% das vagas formais. Mas você sabia que esses resultados poderiam ser ainda maiores se o setor investisse mais em marketing industrial?
Esse termo ainda é pouco usado e conhecido entre os profissionais da área industrial. Na verdade, o marketing digital ainda é uma estratégia que precisa crescer muito na manufatura. Mas muitas empresas do setor já têm experimentado as vantagens dessa estratégia. Quer saber quais os ganhos você consegue obter? Continue a leitura e saiba mais!
O que é marketing industrial e qual sua diferença para o marketing feito em outros setores?
O marketing industrial é autoexplicativo, referindo-se a um nicho do marketing direcionado a indústrias. O setor direciona boa parte das suas vendas para outras empresas (B2B), como fornecedores, varejistas e até outras indústrias.
Temos aqui uma complexidade maior, e por isso o marketing deve ser estruturado de um modo diferente de empresas que vendem direto ao consumidor final (B2C). Por exemplo, a manufatura precisa gerenciar toda uma cadeia de produção, possui um ciclo de vendas mais longo e exige uma decisão de compra um pouco mais burocrática.
Uma vez que os clientes são outras empresas, aspectos que vão além do produto também são muito relevantes. Os gestores muitas vezes têm processos específicos para qualificar seus fornecedores. Esses processos consideram requisitos como governança, prazos, valores, condições de pagamento e confiabilidade.
Dessa forma, o marketing industrial precisa abordar questões não tão relevantes para o mercado B2C. Além disso, exige-se que a indústria tenha um conhecimento mais profundo a nível de processos e produto, e isso precisa ficar claro na estratégia. Afinal, ela vai educar outras empresas, que já têm certo grau de expertise.
Quais as vantagens do marketing industrial?
Quando entendemos o que está por trás do marketing industrial, já conseguimos inferir muitos dos benefícios que essa estratégia gera no negócio. Vamos destacar algumas delas!
Reúne maior compreensão do público-alvo da indústria
O marketing industrial constrói uma estratégia baseada no público específico da manufatura. Com esse grau de especialização, as chances de conseguir fechar bons negócios é muito maior.
Gera métricas para análise e mensuração de resultados
Faz parte do marketing digital adotar ferramentas para gerar e analisar indicadores. Por meio deles, é possível entender tendências, mensurar resultados e calcular custos com exatidão. Essas métricas são totalmente construídas conforme as necessidades da indústria.
O marketing industrial promove um aumento nos lucros
Com custos reduzidos e um número maior de leads, a tendência natural é o aumento da receita. Além disso, esse tipo de crescimento tende a ser sustentável, pois as estratégias de inbound marketing, por exemplo, geram resultados a médio e longo prazos muito consistentes.
Gera resultados a longo prazo
O marketing tradicional gera resultados muito pontuais. Por exemplo, um anúncio em um jornal pode chamar atenção de clientes em potencial pelo tempo em que o espaço na folha estiver sendo pago. Com o fim do anúncio, os leads gerados naturalmente tendem a cair.
Por outro lado, o marketing industrial, além de gerar valor no setor de atuação, lança mão de uma série de estratégias que ajudam a entender o público em potencial e alcançá-lo de maneira efetiva.
Atrai leads qualificados
O marketing industrial atrai a atenção exatamente de empresas e decisores que têm interesse nos produtos desenvolvidos e distribuídos. Assim, funciona como um filtro importante que faz a empresa ganhar tempo e economizar recursos.
Constrói autoridade
Exatamente por lidar com um público bastante especializado, é importante que a indústria tenha estratégias sólidas para ganhar autoridade no mercado. O marketing industrial permite isso, uma vez que, por meio do compartilhamento de conteúdo, é possível educar o público e ganhar credibilidade na web.
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