Dentro de uma estratégia de marketing digital, a veiculação de anúncios pagos é uma ótima opção para conseguir resultados em curto prazo, já que eles começam a aparecer a partir do momento em que se habilita a campanha.
Visando otimizar essas campanhas, uma das práticas mais difundidas é analisar a concorrência em links patrocinados.
Por isso, neste post veremos qual é a importância dessa análise, que fatores você deve levar em conta com essa pesquisa e como melhorar os seus anúncios com as informações obtidas. Confira!
Qual é a importância da análise de links patrocinados dos concorrentes?
Quando trabalhamos com ações de links patrocinados, a intenção é chamar a atenção dos usuários para que cliquem na sua propaganda e não na de um competidor.
Nesse sentido, uma boa campanha precisa de otimizações constantes para superar as táticas da concorrência e ser mais atrativa para o público.
Logo, não basta analisar o desempenho dos próprios anúncios por meio de métricas e indicadores; é fundamental acompanhar as atividades dos seus concorrentes, entender o que está dando certo para eles e aprender com isso.
Quais fatores levar em conta?
Vale lembrar que plataformas de links patrocinados como o Google AdWords avaliam fatores como o lance inicial, as palavras-chave e a página de destino (landing page) escolhida para o seu anúncio antes de exibi-lo. Eles ajudam a definir o índice de qualidade da sua campanha, que por sua vez ajudará a definir se o seu anúncio ficará bem posicionado ou não.
Sendo assim, é interessante fazer uma pesquisa no Google com as palavras-chave para as quais você está anunciando e avaliar as campanhas dos concorrentes.
Procure responder às seguintes perguntas:
-
Qual é a principal característica da descrição do anúncio (informativa, apela para a curiosidade, oferece promoção etc.)?
-
As palavras-chave aparecem logo no início, no meio ou no fim?
-
Como as palavras-chave se relacionam com a estrutura do anúncio?
-
Como é a sua página de destino?
Além disso, você pode utilizar sistemas específicos para a análise de concorrência como o SEMrush.
Com essa ferramenta, basta inserir o domínio de um concorrente e clicar em “Iniciar agora” para obter relatórios com a evolução do tráfego por anúncios, palavras-chave utilizadas e até mesmo uma lista para você descobrir outros concorrentes.
O SEMrush é pago, mas permite realizar 10 requisições de informações por dia.
Como melhorar os seus anúncios?
Depois de adquirir todo esse conhecimento, procure aplicá-lo na sua campanha, buscando sempre fazer campanhas melhores e que incentivem os usuários a conhecerem a sua marca ou produto/serviço.
Procure entender os diferenciais das propagandas dos seus concorrentes e veja como você pode adaptá-los para fazer sentido aos anúncios do seu negócio. Caso você tenha dificuldades em identificar essas oportunidades, avalie a possibilidade de terceirizar a sua estratégia de links patrocinados.
Agora que você já sabe como analisar a concorrência em links patrocinados e otimizar as suas campanhas, não se esqueça de dividir esse conhecimento com amigos e colegas de trabalho que se interessam pelo tema. Compartilhe este post nas redes sociais!
Deixe um Comentário Cancelar resposta