Com a popularização da internet e o aumento do uso de dispositivos para o acesso móvel, marcar presença no ambiente online passa a ser crucial para qualquer negócio. Mas não adianta apenas estar online. É preciso colocar em práticas algumas técnicas para destacar o seu negócio na multidão, atrair um bom fluxo de visitantes e o mais importante: converter visitante em leads.
Quer aumentar a base de personas e, consequentemente, elevar o volume de negócios efetuados? Então, fique de olho nos próximos tópicos, pois listamos a seguir as principais técnicas de conversão. Confira:
1. Pesquise tudo sobre a sua persona
O primeiro passo é aprender mais sobre o perfil das pessoas que se interessam pelo seu negócio. Esse conhecimento deve ir além da faixa etária, gênero, classe social e localização e abranger também aspectos ligados as emoções como: desejos, necessidades, problemas que gostaria de resolver etc. O foco deve ser na vida pessoal e profissional da persona.
2. Produza conteúdos relevantes
Uma maneira de atrair e converter mais leads é a produção e postagens de conteúdos que entreguem valor à persona. Na verdade, essa é parte da estratégia do Inbound Marketing (Marketing da Atração), que é muito forte nesse sentido e tem como principais meios um blog e as redes sociais.
O ideal é que você produza conteúdos originais e mantenha uma frequência constante de postagens. Independentemente de o conteúdo ser um texto, um vídeo ou um infográfico, é fundamental que ele seja útil e ofereça soluções práticas para os problemas do dia a dia do usuário. Isso cria relevância e as chances de conversão aumentam pela consideração.
Faça isso utilizando as informações que conseguir ao pesquisar sobre a sua persona, como indicado no tópico anterior.
3. Crie CTA’s poderosos
Converter visitante em leads pode não ter nenhuma mágica, mas existem algumas técnicas psicológicas que devem ajudar muito nesse processo. O CTA (call to action) é uma delas. Com isso em mente, ao final do seu conteúdo, sempre adicione uma chamada para a ação e diga ao usuário o que fazer a seguir. Sem isso, ele se dispersará e abandonará a sua página.
Solicite, por exemplo, que se inscreva na newsletter ou siga a empresa nas redes sociais. Para convencê-lo, deixe claro que, ao fazer isso, será o primeiro a receber os novos conteúdos toda vez que fizer uma nova postagem.
Sem sombra de dúvidas, quando o CTA foca na vantagem ao usuário, torna-se uma das técnicas mais funcionais quando o assunto é conversão.
4. Ofereça algo em troca
Muitas vezes, mesmo utilizando todas as técnicas mencionadas nos tópicos anteriores, você vai precisar ser um pouco mais convincente. Nesse caso, oferecer algo em troca da inscrição do usuário pode ser uma boa ideia.
Por exemplo: ofereça um e-book para download, no qual o assunto tratado contenha informações mais abrangentes. Para fazer o download, exija pelo menos o cadastro de um e-mail e pronto. Você entrega algo de valor e ganha mais um lead. Lembrando que, nesse caso, o e-book funciona como uma moeda de troca.
Por fim, colocar essas dicas em prática sozinho é possível, mas vai demandar tempo, conhecimento, habilidades e experiências. Talvez seja o caso de considerar entregar essa função para uma agência especializada em Inbound Marketing, já que profissionais com alto grau de know how podem fazer o trabalho mais rapidamente e de forma certeira, aumentando o seu poder de converter visitante em leads.
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