‘Quer saber as melhores tendências em design de embalagens? Confira nossa lista com o que está em alta atualmente!
Como sabemos e percebemos muito bem, o design de embalagens acompanha de perto as tendências, preocupações e mudanças do mundo. Além de refletir a identidade da marca, a embalagem impacta diretamente a conservação dos produtos, sua proteção ao longo da cadeia de suprimentos e a logística.
Por isso, ao mesmo tempo em que as empresas tentam atender às demandas e apelos sociais, buscam também garantir um bom custo-benefício e a praticidade no empacotamento e distribuição.
Neste artigo, você vai entender melhor as tendências que estão fortes no mercado de embalagens. Saiba o que está em alta no design de embalagens e o que as empresas estão fazendo para se adaptar e inovar em seus modelos.
Design de embalagens transparentes
A vantagem da transparência é a possibilidade de o consumidor ver o produto armazenado, e saber mais claramente o que está comprando. É um formato comum em congelados, carnes e vegetais frescos. A tendência é que se estenda a outros tipos de produtos, como biscoitos e farinhas.
Design de embalagens vintage
Muitas empresas estão adotando um estilo mais vintage. A estética que vem do passado e se insere em produtos contemporâneos atrai muitos consumidores porque geram um sentimento de nostalgia e pela familiaridade.
Embalagens invioláveis
As embalagens invioláveis são produzidas com um tipo de plástico chamado polietileno coextrusado, que é flexível e conta com um adesivo na aba que o torna inviolável. Assim, para acessar o conteúdo, o lacre deve ser danificado.
A principal vantagem está na segurança alimentar, já que é fácil identificar se o produto foi violado e se ainda está íntegro.
Automação do empacotamento
A automação tomou conta de diversos processos da indústria, em diferentes setores. Afinal, a automação no empacotamento garante que os alimentos permaneçam livres de contaminações.
Seguindo por esse caminho, a indústria cada vez mais deve adotar sistemas de paletização, enfardadeiras e empacotadoras para otimizar os processos, o que pode ser um facilitador para o design de embalagens.
Adequação à nova lei de rotulagem
Com previsão para começar a valer em outubro de 2022, as novas regras determinadas pela Anvisa alteram os padrões sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados.
A nova lei prevê que a parte frontal do produto informe os nutrientes que têm alto impacto na saúde do consumidor: gorduras saturadas, açúcares adicionados e sódio. Além disso, deve ser informado o valor nutricional por 100 g ou 100 com o número de porções presentes no pacote.
Design de embalagens prezando pela Sustentabilidade
A preocupação com a sustentabilidade é uma forte tendência em diversos segmentos, e para o setor de embalagens, esse é um grande desafio que precisa ser vencido. Sendo assim, os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os impactos que as matérias-primas dos produtos adquiridos têm sobre o meio ambiente.
Por isso, as empresas têm buscado soluções de embalagens sustentáveis — seja pelo reaproveitamento do material, seja pela fácil degradação no ambiente.
Bebidas em embalagens plásticas
Embora as embalagens plásticas sejam populares há muitos anos, o design de embalagens tem criado tendências importantes nesse segmento. Dessa forma, pelo uso de diferentes estilos, é possível tornar produtos mais personalizados, premium, luxuosos e funcionais. Com isso, ficam mais atraentes ao público, impactando seu valor de mercado.
Estilo de stand-up pouch
Stand-up pouch é um tipo de embalagem mais flexível, mas que consegue manter-se de pé. Além disso, usam menos matéria-prima e ainda ocupam um espaço menor de armazenamento, facilitando os processos logísticos. Também podem ser novamente, lacradas para consumo posterior. Assim, pode ser usada em diferentes segmentos, como alimentos, bebidas, higiene e cosméticos.
O design de embalagens não para de evoluir. Cada vez mais, novas tecnologias e soluções surgem para trazer mais praticidade, segurança e custos menores para a indústria, gerando mais vantagens ao consumidor final.
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