Ao se falar em design de embalagens, logo nos vêm à cabeça tanto as cores e tamanhos quanto o belo layout, não é mesmo? Não há dúvidas de que esses itens são essenciais para chamar a atenção do cliente, mas o trabalho vai mais além disso.
Na verdade, a embalagem é o primeiro contato entre o produto e o consumidor, devendo ser aproveitada ao máximo para transmitir de modo adequado o posicionamento da marca. Ela é uma mídia muito relevante para convencer o cliente a realizar a compra.
Para ampliar a quantidade de compras por impulso e estimular a repetição delas, assim como estabelecer um relacionamento emocional com o consumidor, conheça a seguir quais são os pilares da boa criação quando se fala em design de embalagens!
Conheça o público-alvo para investir no design de embalagens
É preciso saber que é o seu público quem vai definir a estratégia da empresa na hora de criar a embalagem. Por exemplo, se você vende suco para o público infantil, necessita de uma caixa colorida, um desenho mais lúdico ou mesmo com formato de fruta. Já se o produto é para adultos, é interessante desenvolver algo com poucos elementos e de cores claras.
Ou seja, cada público tem expectativas diferentes quanto ao produto. Portanto, o desafio é criar uma embalagem que atenda as expectativas do consumidor, facilitando assim a efetivação da compra.
Invista na pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado consiste no processo de coleta de dados para identificar se um produto ou serviço vai suprir as necessidades relevantes diante da concorrência, se adere às tendências de mercado e se acompanha as mudanças econômicas e demográficas do consumidor. Também é importante saber o quanto seus clientes podem pagar.
Embora a recente crise econômica tenha abalado muitos setores da economia nacional, a competitividade entre empresas continua forte. Portanto, ter insights sobre o segmento em que a empresa atua é fundamental para todo empreendedor que deseja se sobressair em períodos de variações financeiras.
A pesquisa de mercado realizada com ferramentas voltadas ao branding é um dos melhores métodos para compreender os fatores que estão atrelados ao negócio, assim como para elevar o desempenho e aumentar a satisfação dos clientes. Existem três razões que justificam os investimentos em pesquisa de mercado:
- garante o sucesso de campanhas de marketing;
- auxilia na obtenção de informações sobre os concorrentes;
- minimiza os custos da empresa.
Fique de olho na concorrência
Para se destacar no atual cenário econômico é muito importante se destacar diante dos seus concorrentes. Conheça os produtos, as estratégias de vendas, acompanhe o que eles estão fazendo. Lembre-se que o seu produto vai estar ao lado deles na gôndola.
Entender o que a concorrência está fazendo é a melhor estratégia para tornar o seu produto mais atraente no ponto de venda, e não o do “vizinho”.
Escolha o material para design de embalagens
Assim que a estratégia é planejada, é hora de colocá-la em prática para desenvolver a melhor embalagem. Então, para escolher o material mais adequado, tamanho e forma ideal, você precisa estar atento aos seguintes itens:
Funcionalidade
Tanto os materiais quanto o formato da embalagem devem estar de acordo com o uso da mercadoria. Como exemplo, basta lembrar dos sacos de leite que entornavam na geladeira devido ao fato de não existir outra opção.
Considere a embalagem como uma extensão do produto, sendo que esses aspectos precisam ser considerados como uma experiência única de uso para o consumidor, a fim de que ele volte a escolher a sua marca.
Praticidade no design de embalagens
Pense que as pessoas gostam de pagar menos, por isso preferem imagens atrativas que chamem a atenção delas, Contudo, elas têm uma tendência a deixar tudo isso de lado se encontrarem algum grau de dificuldade em consumir ou até conseguir acessar o produto.
Os famosos bicos para líquidos e os inovadores zíperes para armazenamento são exemplos comuns de praticidade. Para a criação de uma embalagem eficiente, deve-se imaginar como o consumidor pensa e em como você pode facilitar a vida dele.
Resistência
A resistência da embalagem é outro ponto importante quando falamos em design de embalagens. O que significa que vai depender de como ela será transportada, usada e armazenada. O produto pode até ter um invólucro incrível, que chame atenção no ponto de venda e incentive as compras por impulso, mas se ela pouco resiste a distância entre o mercado e a casa do comprador, certamente, ele não vai repetir a compra.
Experiência
É válido destacar que esses elementos têm a ver com a experiência do consumidor. Sejam os materiais, as texturas, as formas e os encaixes, tudo é pensado para tornar aquele produto prazeroso ou até indispensável.
Acredite, as embalagens têm esse poder, sendo que uma estratégia adequada é a fórmula de sucesso para atrair e fidelizar o consumidor.
Elabore a parte gráfica
Não é somente a forma e os materiais da embalagem que vão proporcionar essa experiência, visto que o design gráfico também tem papel relevante nessa história. A empresa deve contratar um bom profissional, mas saiba que você também pode participar da criação junto com ele.
A atração é a principal função do designer gráfico na embalagem, pois as pessoas são atraídas pela parte visual. Em vista disso, a comunicação acertada costuma prender a atenção do cliente em segundos.
Uma boa embalagem não é feita apenas de um desenho bonito, mas deve estar de acordo com o interesse do público e atrelado à natureza do produto; por isso a estratégia da elaboração gráfica é tão importante. O importante não é ter uma obra de arte na prateleira, mas sim um visual que não passe despercebido pelo público.
Aposte na sustentabilidade
Nos dias de hoje, oferecer soluções sustentáveis são excelentes opções packaging. Além de não impactarem de modo negativo o meio ambiente, as embalagens ecológicas aliam simplicidade e elegância ao negócio.
Como pôde ter visto ao longo do artigo, o design de embalagens tem pilares que constituem o sucesso de uma boa criação. Sendo assim, é importe investir em cada uma das estratégias citadas acima para que você consiga atrair e fidelizar clientes que estão sempre buscando pela beleza, praticidade e funcionalidade dos produtos que costumam consumir!
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