O design editorial está para muitas pessoas, assim como algumas vertentes do design, relacionado apenas ao processo visual. Contudo, é preciso ir além quando se pensa nesse tipo de trabalho. Definitivamente, ele é mais que colocar imagens em lugares adequados ou escolher a cor certa. O objetivo de qualquer design está em resolver problemas e comunicar o que é necessário.
Sendo assim, não é apenas a área visual que deve se beneficiar do design, mas, principalmente, o editorial. O conteúdo ganha muitas vantagens quando se junta a esse tipo de design. Mas será que você sabe do que estamos realmente falando?
Neste texto, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o design editorial. Confira!
O que é design editorial?
É a organização dos elementos visuais do design (tipografia, cores, alinhamento, imagens) com a parte textual de um conteúdo de acordo com um padrão editorial. Isso significa que as peças não são pensadas focando apenas a parte estética.
Elas são determinadas de acordo com certas regras para que a mensagem seja transmitida adequadamente. O objetivo é que o conteúdo possa ser adaptado a uma publicação impressa ou digital.
Quais são as especializações do design editorial?
Por ser um design voltado a publicações, é possível encontrar diversas produções que necessitam desse tipo de trabalho. Veja quais são as mais comuns.
Livros
É talvez uma das primeiras formas de design editorial. Tem regras bastante estabelecidas de paginação, estrutura do texto, forma da capa. Por ser uma das primeiras, sua formatação serve como base para outros tipos de publicações.
Revista
É uma área mais moderna para o design, que proporciona uma liberdade criativa maior para determinar posicionamento dos textos, cor, tipo de arte que será utilizada, entre outros elementos. Ao longo dos anos passou por algumas transformações interessantes. Inicialmente, Alexey Brodovitch foi um dos principais formadores desse tipo de design, depois David Carson ficou responsável por trazer uma nova forma de pensar a editoração de revistas.
Jornal
Assim como o livro, representa uma parte mais tradicional do design editorial. A diagramação é bem mais restrita e deve seguir regras específicas da área, como hierarquização de matérias pela sua importância.
E-books e publicações digitais
Conforme a computação gráfica se tornou mais e mais exigida para a editoração, também surgiram outras formas de criar publicações que não tinham a necessidade de serem impressas. É o caso dos e-books, infográficos e outros tipos de conteúdos digitais. Muitos seguem algumas regras dos materiais impressos, mas têm um design mais solto.
O que é necessário para fazer um projeto gráfico editorial?
O profissional designer deve estar atento a algumas definições técnicas para criar um projeto editorial adequado. Evidentemente, a criatividade é uma característica importante, mesmo em um projeto que necessite de um padrão, porém, é essencial se adaptar às regras no editorial. A seguir, vamos falar um pouco dos elementos básicos.
Identidade visual
Ela é responsável por trazer características que definem a publicação, isto é, aquilo que fará com que o projeto seja o que ele é visualmente. Logo, fazem parte todos os elementos visuais de uma peça, como a paleta de cores, ícones, logotipos etc.
Tipografia
É responsável pela definição das fontes e o estilo do texto (itálico, negrito). Ela trabalha com a identidade visual, já que também é um elemento que ajuda na caracterização da publicação.
Grids
Esses são os elementos mais técnicos da editoração e voltados para a organização do conteúdo. Eles ajudam a determinar a posição das colunas, das imagens, do texto e, muitas vezes, é usado como base para montar outras publicações.
Qual é a diferença para o design gráfico?
Como o editorial é uma das vertentes do design gráfico, ele utiliza muitos dos elementos comuns dessa área, como a paleta de cores, tipografia, dimensões, organização das partes e outros. Porém, enquanto o design gráfico tem mais possibilidades de produção, como criar embalagens, produtos, rótulos, entre outros, o editorial é mais específico.
Ele é voltado para a diagramação de páginas de publicações. Além disso, em termos de estrutura, ele se diferencia, pois organiza os elementos visuais de acordo com o padrão editorial da produção.
Qual é a sua importância para identidade visual da empresa?
A identidade visual tem um papel muito importante em definir o que é a marca para o público. Ela é responsável por representar os valores e os ideais de uma empresa por meio do visual, logo, consegue fazer com que quem consome enxergue valor.
Isso porque é uma forma de expressão e comunica aos clientes quais são os posicionamentos principais da marca, representando a forma como a empresa quer ser vista pelo mundo.
Nesse sentido, o design editorial tem um papel de tornar esse objetivo realidade por meio da organização dos elementos gráficos, escolha das cores, tipografia e outros detalhes, conseguindo alinhar o que a marca é e como o público a vê.
Por que terceirizar a criação de um projeto editorial?
Como acompanhamos nos tópicos anteriores, o design editorial é uma área que necessita de especificação. Não é possível realizar um bom trabalho criando peças que estejam de acordo com os princípios do setor e, ao mesmo tempo, estejam alinhados ao que a negócio é, sem profissionais devidamente qualificados.
Por isso, o investimento em empresas como a Pontodesign é a chance de garantir um trabalho de qualidade e melhores condições para que a sua companhia consiga focar no que realmente importa: seus produtos e serviços. Além disso, a terceirização desse trabalho pode garantir:
- mais rapidez na produção;
- alinhamento às tendências do mercado;
- equipe especializada;
- diferenciação nos projetos.
Ao longo deste texto, falamos sobre os princípios básicos do design editorial e como essa área, apesar de estar relacionada ao design tradicional, tem características bastante diferentes. Tem foco em desenvolver peças específicas que atendam ao mercado editorial, principalmente, alinhando os mecanismos visuais ao conteúdo e garantindo que as publicações passem a mensagem sem perder o apelo estético.
Caso a sua empresa precise desenvolver projetos editoriais e necessita de um trabalho qualificado e profissional, estamos há 20 anos no mercado e temos experiência para garantir a qualidade nas peças editoriais. Conheça os nossos serviços agora!
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