Ter uma marca forte, consolidada e reconhecida no mercado vai além da identidade visual e do nome, isso tem que estar presente em tudo, das embalagens a criação de site. Você já deve saber disso, mas não custa falar né?
Ter um bom site institucional é tão importante quanto ter um bom produto ou serviço, tanto que escrevemos um artigo sobre isso, mas o que você talvez não saiba é que a estrutura de um site pode fazer toda a diferença.
Talvez você ainda não tenha um site ou precise de melhorias para se comunicar melhor com seu consumidor. Seja qual for o caso, vamos mostrar quais são os elementos essenciais de uma página na internet. Ao final deste post, você vai ver como isso é importante para a sua estratégia digital. Venha com a gente!
Quais são as etapas da estrutura de um site?
Primeiramente, como em toda boa estratégia, você vai precisar de um planejamento, mesmo antes de colocar o site novo no ar. Antes de tudo, lembre-se de que a página é uma vitrine para o seu negócio e funciona como um cartão de visitas do teu negócio no ambiente digital.
O mais importante, aqui, antes mesmo de iniciar a criação de site, é ter em mente como o seu cliente vai visualizar as informações e como você vai despertar o interesse dele pela marca. O objetivo da página é fazer com que o usuário encontre aquilo que procura de forma prática e intuitiva.
Pense na estrutura de um site como se fosse uma apresentação do negócio. O que você destacaria? Que mensagem quer passar? Quais são seus pontos fortes? Por que sua marca é a solução que o cliente busca? Não se preocupe, nós vamos ajudar a colocar as ideias no papel por meio de etapas de planejamento. Confira!
Hierarquia das informações
Vamos combinar que ninguém gosta de entrar em uma casa bagunçada, não é mesmo? Esse pensamento pode ser levado em conta na hora de organizar as informações do site. Seja qual for o segmento, o ideal é que a página siga uma hierarquia lógica e intuitiva, com categorias principais e subdivisões.
O objetivo aqui é guiar a navegação do usuário para que ele encontre tudo de que precisa, e isso tem que ser feito antes de iniciar a criação de seu site.
Espaçamento
Assim como um texto precisa de uma formatação adequada para facilitar o fluxo de leitura, a estrutura de um site segue a mesma lógica. Os espaços devem ser organizados de modo a guiar o usuário, com respiro entre um conteúdo e outro. As vezes é necessário espaços em branco, para deixar os conteúdos respirarem. Sem excessos, por meio de blocos de informações, visto que uma tela clean e organizada é um convite para o cliente.
Tipografia
Muitas vezes deixada de lado ou adotada levando em conta uma preferência pessoal, a fonte impacta diretamente a legibilidade das informações. Estilo, cor e tamanho influenciam a visualização do conteúdo, que pode ou não ser atrativo para o usuário. É importante pesquisar antes de definir o caminho e contar com ajuda especializada.
Impacto visual
A identidade visual, desde a escolha das imagens até o layout como um todo e a paleta de cores, também contribui para atrair ou afastar o cliente. É o que mostra um relatório da Kissmetrics ao indicar que o visual influencia em 92,6% a decisão de compra. Ilustrações, fotos e gráficos são elementos complementares para tornar o design mais limpo e atraente.
Que elementos não podem faltar ao estruturar o site?
Antes de seguirmos adiante, queremos dizer que os elementos para a estrutura de um site podem variar de marca para marca, de acordo com as estratégias de cada negócio. O que vamos compartilhar aqui são sugestões de páginas e recursos que podem ajudar o seu site a se destacar. Não há um modelo único, mas essa é a base para começar. Confira!
1. Quem somos
Quando você conhece alguém, o primeiro passo é se apresentar. O mesmo vale para um site, que deve ter uma página que conte um pouco da história da marca. Pode conter dados institucionais, linha do tempo, premiações, estrutura, colaboradores, fotos do espaço… tudo que for relevante para apresentar a marca aos consumidores. Afinal, nós confiamos muito mais em quem conhecemos do que em desconhecidos, não é verdade?
2. Produtos e serviços
Além da apresentação da marca, vale ter uma página mais detalhada com os produtos ou serviços que você oferece. O conteúdo pode ser em formato de texto, imagens, vídeos ou depoimentos de clientes. Não precisa se prender em um modelo só; ou seja, você pode usar uma combinação do que for mais relevante para tornar a apresentação atrativa. É possível incluir, também, informações sobre preços, tudo em um só lugar, ou dedicar uma página para isso.
3. Contato
Depois da apresentação, o próximo passo, geralmente, é a troca de telefones, certo? Por isso, uma página de “Fale conosco” é bem-vinda. Um dos formatos mais utilizados é o formulário de contato e os chats on-line. Algumas marcas vão além e disponibilizam um e-mail ou um número de telefone comercial por meio de botões clicáveis, para facilitar a interação. Outra ideia é exibir um mapa que mostre a sua localização, bem como horários de atendimento.
4. Trabalhe conosco
Com certeza, imediatamente após ler este título você pensou, o que tem a ver falar de “Trabalhe Conosco” com criação de site? Hehehe, calma. É compreensível, mas atualmente esta é uma página que vem recebendo a atenção das marcas em busca de talentos. Se esse é um de seus objetivos, invista em uma sessão para receber currículos e disponibilizar novas vagas. O espaço pode, inclusive, contar com uma opção de cadastro voluntário para futuros processos de recrutamento e seleção.
5. Suporte
Se o seu negócio oferece um produto ou serviço que precisa de suporte de forma regular, é bom dedicar uma página só para essa finalidade. Inclua outros idiomas, se o alcance for para o exterior.
Além disso, para que os clientes entrem em contato, você pode optar por um formulário, um chat ou fórum. Uma ideia é criar um espaço para listas as respostas às perguntas mais frequentes, que podem sanar dúvidas sem que o contato seja necessário, agilizando o atendimento. Em outras palavras, se você sabe que as pessoas irão acessar o site para buscar suporte, crie condições para que isso seja rápido e fácil para os visitantes.
6. Blog e redes sociais
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo é vital para quem quer construir presença digital, ganhar visibilidade e se tornar uma referência no mercado. Além de um site otimizado, você vai precisar de um blog e de perfis nas mídias sociais, onde seu público está.
É importante, no entanto, manter uma frequência de publicações, para engajar os visitantes constantemente. Aproveite os meios digitais para se aproximar dos clientes e divulgar a marca.
Por que investir em uma agência?
Se você é novo no mercado ou, simplesmente, não quer se preocupar com a estrutura de um site, conte com ajuda especializada para a criação de seu site. Assim, sua marca terá todo o suporte para construir uma página atrativa, fácil de ser encontrada nas buscas e com todos os elementos relevantes para o negócio.
Ainda, é importante salientar que não será preciso encontrar uma agência para cuidar do design, outra para ajudar com o branding e mais uma para o marketing digital. Aqui na Pontodesign, você tem tudo isso em um só lugar, e todo o nosso foco é voltado para o seu crescimento.
A partir de um diagnóstico, os profissionais da agência vão saber indicar que elementos são mais importantes para o seu site, o que poderá fazer toda a diferença no seu planejamento estratégico.
No processo de criação da estrutura de um site, lembre-se de que a organização é essencial na hora de planejar e colocar a página no ar. Além de um layout atrativo e que não cause sensação de poluição aos olhos do usuário, outros elementos impactam a performance.
No fim das contas, a escolha sobre o que deve ou não constar no site deve ser baseada nos seus objetivos. Ainda, leve em conta o tempo de carregamento da página, a qualidade do conteúdo e a adaptação para todos os tipos de tela (design responsivo).
O que achou do conteúdo? Esperamos que ele ajude o seu negócio a ganhar reconhecimento na web e, se nesse ínterim, você precisa de ajuda, saiba que estamos aqui para ajudar. Conheça a agência!
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