Com a pandemia do coronavírus ainda vigente, o marketing digital continua passando por um grande crescimento. Isto motivou as empresas a darem mais atenção a essa especialidade do marketing para continuar oferecendo seus produtos ou serviços de forma atraente para seus usuários. 

Em um cenário como este, coisas novas são criadas todos os dias. Algumas são novidades, outras são só experiencias, mas algumas são tendencias de marketing digital que podem ser aplicadas. Dessa forma, é importante que sua empresa consiga acompanhar a velocidade dessas mudanças para continuar sendo uma marca interessante aos olhos do público.

Quais as principais tendências de marketing digital para o segundo semestre de 2021?

A seguir, vamos apresentar as principais tendências de marketing digital para o segundo semestre de 2021. Entenda como sua empresa ainda pode aproveitar cada uma dessas oportunidades, para dar aquele “boost” no crescimento do seu negócio e sair à frente da concorrência.

Marketing de vídeo

Se sua marca ainda não está fazendo vídeos, você está por fora! Neste segundo semestre de 2021 a tendência de consumir conteúdo em formato de vídeos vai continuar a crescer. A pandemia intensificou esse hábito, já que as pessoas tiveram que passar mais tempo em casa.

Redes sociais como Instagram e Facebook, e em especial o TikTok, têm dominado o mercado com vídeos, reels, IGTVs e afins, ou seja, vídeos que prendem a atenção das pessoas por mais tempo.

O sucesso do marketing por vídeo tem muitas explicações. Muitas pessoas são mais sensíveis ao apelo visual de um vídeo do que lendo um texto de um blog, por exemplo. E convenhamos, a interação e os movimentos presentes nesse tipo de mídia podem ser muito mais atrativos aos sentidos humanos.

Além disso, os vídeos podem ser consumidos em qualquer lugar, no transporte público, fazendo atividades físicas, etc. Ler um texto exige mais atenção e tranquilidade.

Falamos mais destas tendências de marketing digital em nosso ebook, que você pode baixar aqui!

Inteligência Artificial (IA)

Temos falado sobre a Inteligência Artificial há alguns anos, como por exemplo nos festivais Cannes Lions 2019, Web Summit 2020, SXSW 2019 e 2021, que fizemos a cobertura.

Essa tendência de marketing digital ganha força ainda neste segundo semestre de 2021, pois temos novas tecnologias, como os softwares inteligentes capazes de interagir com os usuários, que permitem que as empresas consigam economizar tempo e dinheiro, assim como aprimorar a eficiência dos serviços oferecidos.

Um ótimo exemplo são os chatbots, mecanismos automatizados capazes de interagir com os clientes por meio de chat online. Em muitos casos, eles chegam a substituir o trabalho manual desempenhado por uma pessoa, geralmente nos primeiros atendimentos.

Você encontra mais informações sobre esta tendência em nosso ebook onde a gente explica direitinho o que são e como utilizar os bots em sua empresa

Business Intelligence (BI)

A última tendência de marketing digital que vamos apresentar é o Business Intelligence. Essa ferramenta consiste em um sistema operacional automatizado que coleta dados, como cadastro de leads, avanço dos usuários ao longo das etapas do funil de vendas, fluxo comercial da empresa e a performance das ações. A partir daí, os softwares de BI, por meio dos resultados obtidos, fazem a análise e a interpretação dessas informações.

Com esses dados apurados, os gestores conseguem ter uma visão mais ampla de todo o mercado e, assim, terão os recursos suficientes operacionais e estratégicos para direcionar as suas ações e tomar as melhores decisões. É o que chamamos de inteligência competitiva e isso hoje é tão decisivo para empresas, que como você viu, temos dois belos artigos no blog que abordam esse tema. 

Super dica – aprofunde seu conhecimento nas tendências de marketing digital para o segundo semestre de 2021

Falamos rapidamente de três tendências principais que, na nossa opinião, vão fazer a diferença ainda neste ano na área do marketing digital e impulsionar em grande escala os resultados na sua empresa.

Se quiser saber mais, baixe nosso ebook  sobre Tendências de Marketing Digital e descubra quais impactos elas são capazes de trazer. Boa leitura!