Qual o tom de voz da sua empresa? Quando a marca tem uma personalidade forte, as chances de sucesso de suas estratégias são maiores. Saiba por quê!
A sua empresa tem uma voz ou uma identidade facilmente percebida em diferentes canais e materiais da marca? Não se assuste se sua resposta for não, viu? Esse tom de voz é muitas vezes definido como a personalidade do negócio, assim como nossa voz pessoal expressa nossa identidade. Mas muitas marcas têm dificuldade de manter a consistência no estilo de linguagem exatamente pela falta de um guia.
Então, a gente está aqui pra te ajudar! Neste artigo, reunimos os principais conceitos e as melhores práticas pra você definir o tom de voz da sua marca. Entenda como esse processo impacta a maneira que sua empresa interage e se relaciona com seu público. Vamos lá?
O que é o tom de voz no texto escrito?
O tom de voz é definido como a personalidade ou identidade que a empresa expressa nos diversos pontos de contato com o público. É como se a sua empresa se tornasse uma pessoa, com uma linguagem e um estilo próprios.
Esse estilo fica evidente não apenas na identidade visual da marca, mas também em todos os canais de comunicação e materiais publicados, especialmente em peças de marketing. Assim, seja na redação em diferentes tipos de conteúdo, desde blogs a legendas em redes sociais, seja em qualquer outra peça, o tom de voz precisa ser o mesmo.
Mas que história é essa de o tom de voz expressar a personalidade de uma empresa? Sim. Especificamente no texto escrito, por exemplo, a gente reconhece diferentes tonalidades ou aspectos da personalidade. Podemos dizer que o tom é mais sério, arrojado, ousado, didático, formal, engraçado, regional, otimista, intelectual, parceiro, empático, acadêmico e por aí vai.
Será mesmo que o tom da voz é tão importante assim para uma empresa. Continua a leitura que a gente te explica.
Qual a importância de definir e manter um tom adequado?
Pra você entender melhor, vamos contar a pequena história da Bárbara. Ela é uma professora muito qualificada que disputa uma vaga para lecionar em uma importante e tradicional universidade. O primeiro contato com a instituição foi por um e-mail e, embora ela seja uma profissional séria, tentou ser mais “descolada”, usando algumas gírias, expressões mais informais e até alguns emojis. Alguns dias depois ela foi dispensada da entrevista.
Qual foi o problema de Bárbara? Acertou se você pensou no tom da voz. O estilo usado por ela não combinava com o tipo de pessoa que ela é, não é verdade? Como resultado, a direção da universidade acabou tendo uma impressão equivocada sobre ela.
A gente precisa entender que nossa escolha de vocabulário, os recursos extralinguísticos e também a forma como nos posicionamos quando nos comunicamos são decisões que geram impressões sobre quem somos. Esse mesmo raciocínio funciona quando falamos de uma estratégia de branding, ok?
O tom de voz que a gente usa vai gerar uma conexão com nosso interlocutor, ou não. Então, tudo vai depender das escolhas que faremos.
Como criar um guia de tom de voz para sua marca?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que a sua marca já se comunica com o público e as pessoas têm uma impressão sobre o tipo de personalidade que sua empresa tem. Então, você vai precisar descobrir o seu tom atual. Depois vai chegar a hora de fazer ajustes conforme a sua estratégia. Então, vamos por partes!
Descubra qual o tom de voz da sua empresa
O primeiro passo é voltar o olhar pra dentro da empresa, como líderes, gestores e colaboradores, além de materiais e peças já publicadas. Faça as perguntas certas, como:
- Nossa marca é séria, alegre, otimista, técnica, extrovertida?
- Como se apresenta?
- Fala na primeira pessoa do plural (nós) ou no singular (eu)? Ou é mais impessoal, na terceira pessoa?
- Se expressa de modo mais espontâneo ou é mais direto e formal?
- Quais são os termos, palavras ou expressões mais comuns?
- Que tipo de termos são fortemente proibidos?
- Existem certas palavras que seguem uma grafia específica?
- Que tipo de fontes são utilizadas para o formato das letras?
- Quais as cores prediletas ou quais são evitadas?
Estude seu público
O tom de voz também é diretamente guiado pelo tipo de público. Isso é importante para obter uma conexão com as pessoas que a gente quer atrair e reter.
Pra ficar mais claro como você pode amadurecer essa definição, dá para separar as ideias de tom e de voz. Enquanto a voz expressa uma noção mais geral do que sua marca representa, o tom é mais específico e se aplica em cada comunicação. É como nossa voz, que mesmo tendo o mesmo timbre, pode mudar o tom para passar a mensagem de um modo mais adequado ao contexto.
Por exemplo, a marca pode ter uma voz (personalidade e missão) pautada na inovação, positividade e informalidade. E, ao produzir o texto, o tom usado deve ser claro, objetivo e informativo.
O estudo do público é tão importante que, com o objetivo de alcançar um novo grupo de pessoas, algumas empresas decidiram criar novas marcas para apostar em um tom de voz diferenciado. Dessa forma, as chances de obter uma conexão seriam maiores.
Veja o caso do banco Bradesco — uma instituição financeira tradicional e bem reconhecida por processos mais enrijecidos e convencionais. Para acompanhar a onda das fintechs e atingir um público mais antenado nas novas tecnologias, a empresa criou o Next, um banco digital que utiliza uma abordagem totalmente diferenciada. Afinal, o tom de voz utilizado nas duas plataformas é bem diferente.
Esse, no entanto, é um caso extremo. Na maior parte das vezes, um guia de tom de voz consegue definir estilos e abordagem para diferentes perfis de públicos da empresa. Não são diferenças muito gritantes, apenas pequenas adaptações.
Gere um documento prático para as equipes
A partir dos estudos realizados, a empresa pode fazer um brainstorming para analisar os dados e criar um material ou guia que informa de modo bem objetivo o tom de voz que a empresa vai usar.
É preciso ser detalhado, explicando a “personalidade” da empresa, incluindo palavras e expressões comumente utilizadas. Sendo assim, aposte em muitos exemplos práticos de peças já publicadas. Esse tipo de guia ajuda as equipes de produção de conteúdo a ganhar tempo e a seguir um padrão coerente.
Quando toda a equipe compreender o tom de voz da marca, todos vão falar a mesma língua, e as interações da empresa com o público serão muito mais consistentes e eficazes. Teremos aí uma marca mais forte e com um vínculo maior com as pessoas que deseja atrair.
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Excelente conteúdo, me ajudou muito.parabens