Se você pretende aumentar a visibilidade do seu negócio com as redes sociais e, com isso, aumentar sua rentabilidade, você precisa conhecer as novidades digitais, como o IGTV, nova ferramenta do Instagram.
Esse recurso aceita vídeos mais longos do que no feed e no stories e pode ser um ótimo canal de publicidade online. Acompanhe este artigo e conheça mais sobre o IGTV, seus benefícios e como a sua marca pode utilizar a novidade.

As oportunidades do Instagram

O presidente da empresa, Kevin Systrom, comemorou em junho o alcance da marca de um bilhão de usuários mensais ativos no Instagram, oportunidade em que o IGTV foi lançado. Poucos meses antes, em setembro de 2017, esse número estava em “apenas” 800 milhões.
O Instagram, que não para de lançar novidades, tem crescido exponencialmente, em uma taxa de 5% por quadrimestre — e talvez as suas inovações, como o Stories e efeitos em vídeos, sejam um dos aspectos que explicam esse sucesso.
A última novidade, o IGTV, promete ser um grande concorrente do YouTube, que hoje é o segundo buscador online e a maior plataforma de vídeos da internet, que aliás é uma das grandes tendências de conteúdo.

O IGTV e como funciona

Qualquer usuário pode utilizar o IGTV para criar e publicar conteúdo em vídeo na rede social. Os diferenciais desta novidade são dois, os vídeos podem ser mais longos do que os que podiam ser publicados no stories ou no feed e tocam em tela cheia, ou quase cheia, no formato vertical, acompanhando o design dos smartphones.
De acordo com o Instagram, os vídeos no IGTV podem ter entre 15 segundos e 10 minutos de duração, mas perfis verificados ou com grande número de seguidores, podem postar conteúdos de até uma hora. O upload, nesses casos, deve ser feito por um computador.
O usuário pode acessar o IGTV clicando em um ícone que fica ao lado do Direct (recurso para troca de mensagens do Instagram). Os vídeos começam a tocar assim que a plataforma é iniciada, como se uma televisão fosse ligada, e facilmente se pode transitar entre os conteúdos dos perfis que você segue, os mais populares e buscar por alguma palavra-chave em específico, além de poder comentar e indicar para os amigos. Ainda não existem números oficiais, mas a expectativa é que este recurso tenha numero aumente o engajamento dos usuários.
O download do aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android, mas como explicamos anteriormente, o recurso pode ser acessado no próprio Instagram.
Você pretende utilizar o recurso nas estratégias de conteúdo em vídeo da sua empresa e quer saber como criar o seu canal? Nem se preocupe, pois isso é feito com muita facilidade. Basta acessar o IGTV, clicar no símbolo da engrenagem acima da aba de vídeos e em “criar canal”.
Em seguida, coloque o seu logo, escolha um nome para o vídeo, descrição, uma imagem de capa, se necessário, e publique a sua primeira obra de arte, selecionando o arquivo no ícone de “mais” e clicando em publicar.
Seus vídeos ficarão em destaque na sua bio (ou perfil) do Instagram e seus seguidores podem ser notificados. Uma dica: cuidado com a adaptação de conteúdos originalmente feitos para o YouTube ou outras plataformas, pois as alterações de horizontal para a vertical podem esconder partes importantes, o que não é bom para a experiência do usuário.
Essas e outras recomendações você pode, inclusive, conferir no guia prático que o Instagram lançou sobre o IGTV neste link (em inglês). No documento, a empresa disponibiliza dicas de captura, edição de vídeos com aplicativos, acessórios úteis, além de ensinar o processo de upload.

O IGTV nas estratégias de marketing

A novidade representa mais uma oportunidade de engajamento entre marcas e seu público-alvo, então, não deixe de publicar vídeos com bons conteúdos e chamadas para ação (call to actions), como no Stories, de acordo com as estratégias de funil de marketing da sua empresa.
Lembre-se que a criação, edição e publicação de conteúdo no IGTV não é tão diferente do que, possivelmente, a sua empresa já faz para outras plataformas e recursos, inclusive no próprio Instagram, portanto, invista nessa nova oportunidade de inovação.
Não deixe de se inscrever, agora, em nossa newsletter para ficar por dentro das novidades estratégicas do marketing digital! É grátis!