O design de embalagens é uma área muito importante do design gráfico, pois exerce uma influência significativa na percepção que os consumidores têm dos produtos, e por isso tantas empresas decidem investir em design de embalagem.
Vale a pena investir em design de embalagem?
Se você está lendo isto, provavelmente é porque você está avaliando se vale investir em design de embalagens ou acha que vale, mas ainda não está totalmente convencido da importância do design de embalagem e foi pensando em você, que escrevemos este artigo.
Nele vamos listar 15 motivos pelos quais acreditamos que vale a pena investir em design de embalagem.
1. Branding real
O design de embalagem é uma ótima estratégia de branding. Por meio de embalagens boas e bem desenhadas, é possível contar histórias (storytelling), estabelecer diálogos, valorizar produtos, construir hábitos, e até humanizar a sua marca.
A professora Patricia Piana Presas, em sua tese de mestrado defendeu que a Embalagem é o vendedor silencioso, e isso é a pura verdade.
A embalagem é o primeiro contato do cliente com o seu produto, portanto, é muito importante que ela cause uma boa primeira impressão.
2. Comunicação dos valores da marca
Um bom design de embalagem consegue comunicar elementos característicos da marca, levando o cliente a identificar o produto com mais facilidade no ponto de venda.
3. Exaltação dos benefícios
Muitas vezes, é difícil convencer o cliente de que o produto é realmente bom. Investir em design de embalagem é um bom caminho para ajudar na apresentação do produto, e principalmente dos seus benefícios e diferenciais, de forma criativa. Um bom design de embalagem traduz os benefícios de forma mais convincente.
4. Destaque em relação à concorrência
Uma embalagem mais bonita, mais chamativa, mais simples ou mais “alguma coisa” muitas vezes é determinante na escolha de um produto em relação ao da concorrência.
É importante investir no design de embalagem pois, além de chamar a atenção na prateleira, é ele que pode ressaltar os benefícios e principais diferenciais do produto.
Já está provado, uma boa embalagem é o fator decisivo na hora da escolha do consumidor em grande parte das vezes.
5. Agregar mais valor ao produto
Produtos com embalagens bem trabalhadas geram uma percepção melhor nos consumidores. A embalagem é a primeira impressão do produto, e uma boa apresentação pode fazer toda a diferença. Como diz o ditado, “comemos com os olhos”, e isso se aplica também às embalagens, que trazem uma experiência sensorial mais completa para o cliente.
6. Exposição da marca por mais tempo
Algumas cidades, como São Paulo, têm leis bem restritivas para instalação de outdoors e outras mídias out of home (OOH).
As sacolas, ou às vezes a própria embalagem, são frequentemente reutilizadas pelos clientes no seu dia a dia e desempenham o papel de mídia espontânea, expondo a marca por mais tempo.
Esse motivo tem levado muitas empresas a optar por materiais mais resistentes e sustentáveis, para ajudar a mostrar aos clientes que sua empresa se preocupa com a natureza. Além disso, são uma ótima forma de melhorar e prolongar o relacionamento com o cliente.
7. Definição de posicionamento de mercado
Assim como móveis, objetos de decoração e carros, investir em design de embalagem ajuda a segmentar e posicionar os produtos no mercado.
Marcas premium investem em acabamentos diferenciados para agregar mais valor aos seus produtos, enquanto outras marcas optam por embalagens mais simples e práticas. No entanto, ambas podem contar com um design atraente, seja ele mais simples e sofisticado, ou com mais elementos que chamem a atenção dos clientes, essa escolha irá depender de como a sua marca pretende ser vista.
8. Proteção ao produto
Especialmente no Brasil, em função do uso quase exclusivo de transporte rodoviário, é comum que ocorram avarias durante o transporte, muitas vezes até impossibilitando a venda do produto.
Investir em um bom design de embalagem não se restringe apenas a algo que é agradável aos olhos, é também uma forma de ajudar a proteger os produtos, garantindo uma redução considerável de perdas. O design não pensa apenas nos elementos gráficos que estarão na embalagem, ele também pode construir a estrutura da embalagem, priorizando a apresentação e a proteção do produto.
9. Reformulações e lançamentos de produtos
Uma nova embalagem pode ajudar um produto a se destacar no ponto de venda.
Até mesmo produtos já existentes, ou com sucesso há anos, podem se beneficiar de um novo design. Isso atrai novos clientes e ajuda a manter a fidelidade dos antigos.
No ramo alimentício essa prática é bastante comum e é muito utilizada para estender o ciclo de vida dos produtos.
10. Facilidade de uso
Embalar produtos de forma prática e fácil de manusear é um ponto essencial para o cliente. Com certeza você já se sentiu frustrado com embalagens difíceis de abrir ou de utilizar.
Colocar a experiência do cliente no centro da elaboração do projeto é fundamental para criar uma embalagem de sucesso, e por isso é fundamental criar embalagens com agências de design especializadas nessa área.
11. A embalagem é uma ferramenta de comunicação
Além de comunicar os valores da marca, o design de embalagem pode ser utilizado para comunicar informações importantes sobre o produto, como ingredientes, benefícios, origem, modo de uso e diferenciais.
Um bom design de embalagem irá apresentar essas informações de forma clara e atraente, para que o cliente se sinta motivado a experimentar o produto.
12. Caminho para redução de custos
Ao investir em design de embalagem eficiente, a empresa pode reduzir os custos com armazenamento e transporte.
Citando apenas alguns exemplos, embalagens bem pensadas podem ser empilhadas de forma mais eficiente, ocupando menos espaço e facilitando o transporte. Além disso, embalagens resistentes podem reduzir as perdas por danos durante o transporte.
13. Pode ser uma forma de se destacar no mercado
Um bom design de embalagem pode ser uma forma de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Uma embalagem bem pensada pode fazer com que o produto se destaque em meio a uma infinidade de opções, atraindo a atenção do cliente e gerando mais vendas.
14. Fortalece a identidade visual
Como dito acima, a embalagem é um canal de comunicação, mas vai além disso, o design de embalagem é uma ótima forma de construir uma identidade visual consistente para a marca.
Ao utilizar elementos visuais, como cores, tipografia e padrões, de forma consistente em todas as embalagens, é possível criar uma imagem forte e reconhecível, o que pode ajudar a fortalecer a marca no mercado.
15. Pode gerar uma experiência memorável para o cliente
Em tempos onde encantar o cliente é fundamental, uma embalagem bem pensada pode ser um caminho inovador para gerar uma experiência memorável ao cliente. Um exemplo são as embalagens dos calendários da Corgraf. Além de carregarem o calendário, elas se desdobram em caixa, que se torna um brinquedo, e cria uma experiência única e divertida.
Conclusão
O Packaging, como se costuma chamar o design de embalagens fora do Brasil, é uma área muito importante do design gráfico.
Ao investir em um design de embalagem eficiente, é possível destacar o produto da concorrência, preservar o produto, agregar mais valor, comunicar, impactar, impressionar e até criar uma experiência memorável para o cliente. Além disso, a embalagem é essencial para manter um relacionamento duradouro e de qualidade com o seu cliente.
Portanto, o design de embalagem é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer produto. Ele pode ajudar a destacar o seu produto em relação à concorrência, agregar valor, proteger o produto, comunicar a marca, apresentar os benefícios de forma criativa, facilitar a usabilidade, expor a sua marca por mais tempo, além de definir o posicionamento no mercado. Investir em uma embalagem de qualidade pode ser a chave para o sucesso do seu produto e empresa.
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