A expansão para outros mercados está entre os principais focos de pequenas e médias empresas que buscam crescer e aumentar seus resultados. No entanto, é impossível imaginar esse crescimento sem pensar em uma estratégia que envolva campanhas eficientes de marketing digital.
Contudo, não adianta sua empresa investir nessas ações se não for possível mensurar o resultado. E é justamente para resolver esse problema que existem as métricas de marketing digital. Um dos mais conhecidos entre esses indicadores é o Retorno Sobre Investimento ou ROI.
Você provavelmente já ouviu falar sobre ele e, no post de hoje, aprenderá como calcular o ROI e de que forma esse número pode auxiliar a gestão do seu negócio.
O que é ROI?
Como vimos na introdução, ROI é a sigla em inglês para Return On Investment ou Retorno Sobre Investimento. É a métrica usada no marketing para determinar o quanto uma empresa teve de retorno a partir daquilo que investiu nas campanhas — nesse caso, especificamente, nas de marketing digital.
Basicamente, é um número que mostra se a organização perdeu ou ganhou em relação ao que gastou.
Como calculá-lo?
Quando falamos sobre ROI, a principal dúvida é justamente como calculá-lo. Assim como muitas pessoas, você pode pensar que é complicado chegar ao indicador, entretanto, esse cálculo é bem mais simples do que parece.
Basicamente, é preciso saber dois números absolutos: o valor do investimento e a receita gerada, ambos para o mesmo período determinado. Com eles em mãos, é necessário subtrair o valor investido da receita gerada. Depois, o resultado deve ser dividido novamente pelo valor do investimento.
Digamos que seu negócio gastou R$ 4 mil nas ações de marketing digital, o que trouxe R$ 14 mil de receita para a empresa naquele período. Partindo da fórmula acima, com a subtração da receita menos o investimento, sobram R$ 10 mil.
Se dividirmos esse valor novamente pelos R$ 4 mil investido, o resultado será o ROI de 2,5. Isso significa que, para cada R$1 gasto, o retorno foi de R$ 2,50.
Por que usá-lo como base para sua estratégia?
A resposta para essa pergunta, assim como a fórmula para calcular o ROI, pode parecer complexa em um primeiro momento. No entanto, se pararmos para pensar sobre a natureza de uma campanha de marketing, a resposta se torna mais simples.
Naturalmente, toda ação de marketing tem um objetivo definido, algo que se deseja atingir com aquele esforço. Em geral, esse objetivo é palpável, como o aumento nas vendas, a redução no custo de atendimento ou mesmo uma maior geração de leads.
Só existe uma forma de saber se a estratégia está mais perto ou mais distante da meta determinada: por meio de métricas e indicadores, como o ROI.
Apenas com a análise dessa e de outras métricas de marketing você conseguirá tomar decisões mais assertivas e fazer ajustes que façam com que as campanhas se aproximem cada vez mais do cumprimento deste objetivo.
É aprendendo a calcular o ROI que você conseguirá avaliar se o valor investido não está servindo apenas para aumentar seu custo em vez de proporcionar melhores resultados.
Assim, entender o significado e aprender como calcular o ROI é o primeiro passo para uma empresa que deseja investir em crescimento e novos mercados. É esse o indicador que servirá como norte para uma estratégia que prevê o crescimento sustentável e o aumento dos resultados de negócio.
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