Investir em estratégias de marketing digital é uma necessidade básica para empresas que desejam crescer utilizando os recursos disponíveis na internet. Dentre as várias vertentes do segmento, o marketing de conteúdo é uma das que mais cresce tanto em investimento quanto em resultados gerados.
Basicamente, a ideia de uma estratégia como essa é utilizar a produção de conteúdo relevante para atrair a atenção do seu público-alvo. Com isso, o objetivo é auxiliar esses consumidores na jornada de compra e potencialmente transformá-los em clientes. No post de hoje, vamos apresentar a você 6 benefícios que essa iniciativa pode trazer para seu negócio.
O marketing de conteúdo traz os seguintes benefícios
1. Aumenta a quantidade de conteúdo do site
O primeiro benefício — quase óbvio, é verdade — é o aumento na quantidade de conteúdo em seu site. Afinal de contas, uma vez que você começa a trabalhar com marketing de conteúdo, naturalmente, sua empresa terá uma quantidade e uma variedade maior de posts para publicar em seu blog. Vale lembrar, no entanto, que apenas a quantidade não é suficiente. É preciso atentar também para a qualidade do material produzido.
2. Melhora a geração de tráfego
Quando você produz mais conteúdo, seus canais de marketing digital passam a ter mais insumos para o investimento na geração de tráfego. Seja pelos resultados de pesquisas nos buscadores, seja pela publicação nas mídias sociais a até mesmo por meio do e-mail marketing. Com marketing de conteúdo, o tráfego em seu site tende a crescer, aumentando assim as suas chances de conversão em leads e vendas.
3. Otimiza o posicionamento do site nos buscadores
Um dos benefícios mais diretos do marketing de conteúdo e muitas vezes o único apresentado por profissionais da área é a melhoria no posicionamento do site nas páginas de resultados dos buscadores. É claro, o conteúdo não é o único fator que influencia no ranqueamento, mas sem dúvida é um dos mais determinantes. Se a produção de conteúdo for bem planejada e produzida com foco em palavras-chave determinadas, esse resultado tende a ser ainda melhor.
4. Aumenta a taxa de conversão de leads
O marketing de conteúdo é uma estratégia que traz resultados a médio e longo prazo. Isso porque nenhum conteúdo é produzido para vender diretamente, mas sim para construir relevância para a empresa ao longo do tempo.
Essa relevância faz com que as pessoas passem mais tempo no site, o que naturalmente ajuda a aumentar a taxa de conversão de leads. Com o tempo, as pessoas entendem que sua empresa é relevante no segmento e, portanto, se cadastram para receber mais conteúdo com periodicidade.
5. Reduz o custo de aquisição de clientes
Como os resultados do marketing de conteúdo costumam demorar mais para aparecer em relação a outras ações, como a compra de mídia, muitos empresários costumam achar o trabalho caro. No entanto, a realidade é outra.
A produção de conteúdo tem um custo bem menor que outras estratégias de marketing digital e produz um resultado que, apesar de vir a médio e longo prazo, tende a ser muito mais duradouro e sustentável.
6. Ajuda a tornar a marca referência no segmento
Como já falamos diversas vezes desde o início do post, o marketing de conteúdo auxilia muito na construção da marca e na forma como o público-alvo percebe a empresa no mercado. Se você tem conteúdos relevantes e excepcionais, há uma chance muito maior de sua empresa ser lembrada com mais frequência como uma organização que educa o mercado e é referência naquilo que faz.
O marketing de conteúdo já deixou de ser tendência para se tornar uma realidade entre as empresas que mais crescem em cada segmento. Seu negócio não pode perder a oportunidade de aproveitar essa estratégia para aumentar ainda mais suas taxas de crescimento.
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