Apostar em ações que estreitam o relacionamento dos clientes com a empresa é uma atitude indispensável em um cenário de mercado cada vez mais competitivo. Com o objetivo de firmar uma relação mais próxima e possibilitar uma boa experiência para o consumidor, o investimento em materiais promocionais aparece como uma opção acessível, eficiente e se bem feita, muito relevante.
Os materiais promocionais constituem uma boa estratégia para colocar a marca em evidência no dia a dia, e com o tempo na mente do cliente. A empresa não deve se preocupar apenas na venda de produtos ou prestação de serviço, mas também na construção de uma imagem para a marca e na permanência na lembrança do cliente
Existem inúmeras opções e isso bom, pois não precisa investir em todas e aqui daremos as duas primeiras dicas. A primeira coisa é saber qual é o objetivo que queremos alcançar com está ação. Só assim é possível verificar quais se adequam melhor ao que você quer divulgar, ao seu propósito da ação. Cada objetivo requer um material apropriado.
A segunda dica valiosa é logo após definir os objetivos, busque bons parceiros. Nós da Pontodesign somos especialistas em materiais promocionais e adoraríamos ajudar com isso. E por falar em boas parceiras, em nossos mais de 20 anos de experiência em criar materiais promocionais vencedores e premiados nós ficamos muito seguros em indicar a Gráfica Corgraf para que você conversem sobre produzir eles.
Listamos aqui alguns dos principais para que você possa escolher os mais adequados à sua estratégia e ter sucesso com a divulgação da marca do seu negócio! Confira!

Folder

É uma ótima escolha se a finalidade é apresentar a marca, a visão e os valores da empresa. Os folders são materiais de apresentação, geralmente focados no primeiro contato. Tem espaço suficiente para conter bastante informação. Use-o para se apresentar ao cliente, informando os diferenciais dos produtos e serviços da empresa.

Flyer

O termo Flyer, vem do inglês (voador) e diferentemente do folder, é ideal para informações pontuais e objetivas. Os textos precisam ser curtos para uma leitura mais rápida e as imagens bem selecionadas para que cause impacto e ajude na atração do cliente.
Ele foi desenvolvido para “voar” de mão em mão e foi pensado para a distribuição em lugares de alto tráfego. É possível usar a criatividade no uso de cores e layout, tudo para deixá-lo mais atraente para chamar a atenção de novos clientes e conquistar consumidores potenciais.

Calendário

É uma das peças mais famosas do marketing promocional. Existem vários modelos, como os de mesa, os de geladeira e os de parede. A escolha depende da natureza do negócio. Se o cliente fica muito tempo na frente do computador, vale a pena a escolha pelo de mesa. Se a empresa é do gênero alimentício, é viável o de geladeira, por exemplo. Analise as opções e escolha a de melhor potencial para agradar o maior número de pessoas.

Display

São materiais versáteis e existem na versão de balcão, de mesa e de chão. Costumam ser usados na identificação de produto, local e marca para que o cliente tenha contato com a marca. Por ser um material usado dentro do estabelecimento, no PDV (ponto de venda), é preciso atenção com a poluição visual do espaço.

Catálogo

O principal objetivo do seu uso é ratificar a qualidade da empresa e de seus produtos e serviços, ou seja, divulgar a experiência da marca por meio do que já foi feito ou vendido. É uma importante ferramenta para destacar os diferenciais e a qualidade.
Servindo como uma espécie de portfólio, é importante mostrar as vantagens e diferenciais dos serviços e produtos, e como ele é também visual, a qualidade do material e da impressão não deve ser deixada de lado.

Embalagem

É um dos itens que os clientes mais gostam. Pode ser usado com o propósito de divulgação da marca da empresa e costuma ser bastante útil para os compradores. As embalagens personalizadas causam um resultado bastante favorável quando observamos o retorno do cliente, elas tornam o produto exclusivo.
Para utilizá-la em lançamento de uma nova linha ou produto, é aconselhável redesenhar as embalagens para que elas acompanhem o momento inédito da empresa. Antes de personalizar a embalagem, é preciso pensar primeiro no objetivo e, em seguida, o que vai ser feito para que ela fique a “cara” da marca. A depender da utilidade, uma boa opção é deixá-la como brinde.

Tags

Utilizada anteriormente apenas como etiqueta de preços e informações sobre os produtos, ela pode exibir, também, o modelo de tag promocional e abranger informações que contem a história da marca ou algo personalizado do produto.
Existem também outras opções que promovem sensações agradáveis, deixando no cliente uma boa experiência. As tags olfativas, por exemplo, incorporam diferentes aromas e aguçam os sentidos do cliente. Os chaveiros tags também podem servir como brindes e levar a sua marca para diferentes lugares, tornando-se um acessório.

Pastas

É uma excelente opção para quem pretende aproveitar a oportunidade de divulgação da marca em eventos. Junto com as sacolas personalizadas, formam um kit para os participantes dos eventos e para quem os tem como público-alvo. Vale a pena investir.
Outra opção é o uso da pasta como porta-documentos. Como é algo que todos usam, é uma boa maneira de promoção da marca e um diferencial, pois pode ser feita de diversos materiais. Cabe à empresa escolher os que melhor atendem às expectativas do projeto.

Adesivo

São excelentes para presentear os clientes mais assíduos, os fiéis, podendo não se limitar a eles, claro. Podem ser entregues juntinho com a compra final. E o que eles trazem? Versatilidade. Podem ser colados em superfícies, carros, motos, janelas, cadernos, agendas, no fechamento de embalagens e em vários outros objetos. Ele mostra que aquele consumidor é cliente e promove a divulgação da marca.
A opção adesivo de chão pode ser usada como elemento decorativo ou até mesmo com sinalização em lojas, mercados e em outros espaços. Ele deixa o ambiente mais bonito e confortável, além de realçar o logotipo e os pontos estratégicos. Como não observar a marca exposta no chão ao entrar em uma empresa?

Marca página

Para negócios que investem em cultura, esse é um material que não deve faltar e pode ser associado com outros materiais promocionais. O seu custo é relativamente baixo e tem bom apelo educacional — promove a empresa com o incentivo à leitura.
Sabemos que o marketing voltado às boas práticas é bem visto e repercute positivamente. Sempre que possível, promova algo que associe a marca a uma atitude socialmente respeitável. É bom para todos.
A utilização de materiais promocionais impacta positivamente na relação entre a empresa e os clientes, estabelecendo um vínculo de afetividade e confiança, afinal, a personalização de materiais faz o cliente do estabelecimento especial. A depender do material escolhido, o cliente levará o material para atividades do dia a dia, do cotidiano, por isso a importância da escolha de pequenos objetos, eles são portáteis. Como exemplo, temos as embalagens, os copos, as garrafas e os objetos decorativo ou colecionáveis.
A preocupação com a escolha dos materiais para o alcance do sucesso do seu negócio deve estar associada à certeza de que uma empresa com qualidade comprovada é essencial para o processo. Ela tem estratégias necessárias para garantir que a sua empresa seja um sucesso na divulgação da marca e na melhoria do relacionamento entre empresa e consumidor.
Gostou e quer saber como criar os materiais promocionais ideais para a sua empresa? Entre em contato conosco!