Neste artigo iremos falar um pouco sobre o Design Gráfico, o que os designers dessa área fazem e indicar algumas das melhores agencias de design gráfico de Curitiba.
Se você já pesquisou por profissões atuais ou do futuro, é muito provável que no resultado da sua pesquisa tenha aparecido o Design, Design Gráfico ou o Design Digital. São áreas que vem se transformando junto com as novas tecnologias e com as possibilidades que a internet trouxe e por isso, os profissionais dessa área são cada vez mais requisitados nos mais variados setores.
É verdade mesmo, ultimamente o Design Gráfico vem sendo citado em listas de profissões do futuro junto com programadores, cientistas de dados, engenheiros de inteligência artificial e outras coisas bem atuais, mas, diferente destes, o Design Gráfico já está há muito tempo entre nós.
Quando surgiu o Design Gráfico?
Se formos abrangentes, desde a pré-história as sociedades buscavam formas de apresentar visualmente suas ideias e registrar feitos e acontecimentos. Por isso, podemos dizer que as pinturas rupestres são as primeiras expressões de Design Gráfico, já que tinham por objetivo transmitir informações por meio de ilustrações e símbolos. Você muito provavelmente já ouviu falar da caverna de Lascaux, na França, se não, indicamos muito o documentário Cave of Forgotten Dreams, do documentarista alemão Werner Herzog.
Mas foi somente em 1922, que o célebre designer de livros, William Addison Dwiggins, cunhou o termo “graphic designer” pensando em descrever as atividades do profissional responsável por trazer ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Desde então a profissão se estabeleceu e vem crescendo em mercado a cada ano.
O Design Gráfico no Brasil
Se olharmos para graduação universitária de Design Gráfico, esta sim é mais recente. Os primeiros cursos universitários do Brasil nasceram em São Paulo.
O primeiro foi curso de Desenho Industrial, da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1968 e, depois, os cursos de Desenho Industrial e Comunicação Visual na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1970.
O que é Design Gráfico?
Bem, antes de começar a falar das melhores agencias de design gráfico de Curitiba, a primeira coisa a mencionar é algo que parece óbvio, mas algumas pessoas se confundem. Design gráfico é a área de conhecimento, e designer gráfico é o profissional dessa área.
Isto posto, podemos ir adiante. Existem definições bem completas do que é Design Gráfico, como esta do André Villas Boas, mas também podemos definir de forma mais simples: Design Gráfico é uma forma de comunicação por meios visuais.
Esta comunicação pode ser feita utilizando diversos elementos.
Os mais comuns são:
- Desenhos;
- Imagens;
- Textos;
- Códigos;
- Ilustrações.
O que faz um designer gráfico?
Podemos observar o resultado desse trabalho em nosso cotidiano. Seja em marcas, livros, placas, símbolos, sites, jogos, logotipos, embalagens e qualquer outro modo de comunicação, seja ela impressa ou virtual.
O Design Gráfico está presente em quase tudo com o que temos contato e, a evolução da tecnologia está aumentando ainda mais os campos dessa profissão.
Citamos abaixo as principais especializações do Design Gráfico.
- Design de marcas e Identidade corporativa (branding);
- Design de embalagem;
- Design editorial;
- Design de sites (web design);
- Design digital;
- Design de interação;
- Design Promocional
- Design de jogos;
- Sinalética (ou sinalização);
Qual o perfil do Designer Gráfico?
Todo mundo que começa já quer trabalhar dentro das melhores agencias de design gráfico, mas antes de se empolgar, vamos saber um pouco sobre que é preciso pra isso.
Algumas pessoas acham fundamental ser um bom desenhista para ser designer gráfico, mas isso não é verdade. Óbvio que algum conhecimento sobre desenho, em especial sobre arte de um modo geral, são características que ajudam quem deseja ir por este caminho.
O que é sim importante, é ter facilidade com tecnologia, pois hoje as principais ferramentas de trabalho são softwares e programas voltados para a área. Além disso, o aspirante a designer deve ter facilidade em explorar processos criativos e deve gostar de desafios, visto que no design, a cada novo projeto, tudo começa do zero.
Onde trabalha um designer gráfico?
Já existe um projeto, o PLC 24/2013, em tramitação no Congresso, para regulamentar a profissão de designer gráfico, mas por hora, ela ainda não é uma profissão regulamentada.
Na prática, a atuação de um designer é bem diversa e ele pode se colocar em vários setores e segmentos. Abaixo selecionamos alguns segmentos que costumam precisar de trabalhos de designers gráficos como ferramentas de comunicação:
- Lojas de varejo;
- Indústrias;
- Diretor de artes;
- Emissoras de TV;
- Gráficas;
- E-commerce;
Além desses segmentos, designers costumam tomar dois rumos. Ou vão para agências, ou fazem trabalhos autônomos como freelancer.
Os que vão para agências tem várias possibilidades, agências de Publicidade, de Marketing Digital ou agências 100% focadas em Design Gráfico e, como o segmento é bastante grande e nem todos tem muito conhecimento, separamos algumas das melhores agências de Design Gráfico de Curitiba para que você conheça um pouco mais sobre o setor.
As agências de Design Gráfico
Os estúdios ou agências de Design Gráfico são empresas focadas na comunicação visual e demais expressões gráficas. A cada dia que passa estas empresas ampliam seus portfólios de serviços, mas se formos mais clássicos, esse tipo de empresa é responsável pela criação da marca e da identidade visual. Papelaria, embalagens, materiais de sinalização e outros tipos impressos são exemplos de trabalhos de uma agência de Design Gráfico.
As melhores agencias de design gráfico de Curitiba
Saber quais são a melhores agencias de design gráfico em Curitiba – ou do Brasil – é fundamental para escolher o parceiro ideal, mas não é tarefa fácil. Para isso, estabelecemos alguns critérios para poder apresentar uma lista consistente e de qualidade.
Para selecionar levamos em conta alguns fatores. Tempo de existência, pois isso demonstra seriedade e continuidade. Como o design é uma atividade criativa, a quantidade e a qualidade dos prêmios ganhos também foram levadas em conta, além, óbvio, dos clientes que a agência atende.
Com esses critérios construimos esta lista e, com certeza, estas estão entre as melhores agências de design gráfico Curitiba. São elas, por ordem alfabética:
Agência Pontodesign
A Pontodesign é uma agência de Design Gráfico, Branding e Marketing Digital.
Fundada no ano 2000, em Curitiba, é reconhecida por sua capacidade de inovação e entrega de grandes resultados.
Com atuação focada na criação de nomes, marcas, identidades visuais, materiais corporativos, além de embalagens e projetos de sinalização.
Com mais de 180 prêmios, é uma das agências de Design Gráfico mais premiadas do Paraná. Com destaque para o prêmio de melhor agência de Design Gráfico do Brasil, em 2008, e para o prêmio de melhor profissional do Design Gráfico do Brasil, em 2012, para o seu diretor, Joaquim Fernandez Presas.
BlaBlu
Criada em 2000, a BlaBlu é uma agência de Branding e Comunicação com foco na construção de marcas. Com sedes em Curitiba e no Porto (Portugal), desenvolve estratégias de branding, design, publicidade, conteúdos digitais e soluções web. Por meio da inovação, criatividade e compromisso com resultados, o principal foco da BlaBlu passa por pensar na sua marca em várias dimensões, nas relações que precisam ser construídas entre ela e seus consumidores e na força que ela precisa ter para engajar e inspirar. Uma agência brandbuild.
Doma Design
A DOMA é uma agência de design, comunicação e branding, com a criação pensada para pessoas e estratégia aliada a negócios. Expertise de mais de 25 anos, desenha soluções de forma ágil e descomplicada, buscando sempre relações duradouras. Possui um extenso portfólio em projetos de marca, naming, digital, motion, embalagens, identidade visual, editoriais, projetos de ambientação e sinalização.
DOMA :: people before pixels.
Lumem Design
O Lumen Design é um dos mais premiados escritórios de design de Curitiba. Dentre os prêmios mais notáveis estão diversos IF, nas categorias produto, identidade, embalagem e editorial. O IF é um prêmio alemão considerado o Oscar do design mundial.
É um estúdio de design com foco na solução para o cliente, e atua há mais de 30 anos desenvolvendo projetos de identidade, embalagens, editorial, produtos, exposições e digitais.
Neste período foram milhares de marcas criadas para centenas de clientes de diversos tamanhos. Algumas marcas notáveis são a do grupo Positivo, Shopping Mueller, OPET, Hospital Pequeno Príncipe, Grupo Dom Bosco.
Além das agências listadas acima, nossa pesquisa encontrou alguns profissionais que vale a pena mencionar. Eles já trabalharam nas melhores agências de design gráfico, mas hoje trabalham como freelancers em projetos específicos. Conheçam.
Marcos Minini
Marcos Minini estudou Comunicação Visual na UFPR. Trabalhou em diferentes agências de publicidade e estúdios de design tais como Lumen Design, Master Comunicação, Brainbox Branding e Aurora Branding. Desde agosto de 2018 gerencia o próprio estúdio.
É um dos fundadores do Clube de Criação do Paraná e Prodesign PR. Atendeu e atende clientes como Banco do Brasil, O Boticário, Positivo Tecnologia, Ministério da Saúde, Prefeitura de Curitiba e Governo do PR.
Seus trabalhos estão presentes em bienais de cartaz e design como: Teerã, China, Bolívia, Equador, Colorado, México, Armênia, Lublin, Varsóvia, ADG, Moscou, BID10. Também tem seus trabalhos publicados em mais de 50 livros e revistas no Brasil e em outros países.
E então, gostou de alguma dessas agências? Tem alguma outra que você conheça e queira sugerir ou ainda, algum critério que você acha que deveríamos ter levado em conta? Por favor, pode falar, basta escrever nos comentários.
Ahhh, se desejar saber mais sobre design gráfico, pode pesquisar em nosso blog!
Deixe um Comentário Cancelar resposta