A identidade visual é formada por uma série de elementos gráficos que expressam ideias, valores, o propósito e a missão da empresa. Alguns desses elementos incluem o nome, a tipografia, as cores, as embalagens de produtos, entre muitos outros. Mas você já ouviu falar da identidade visual digital?
Neste artigo, vamos te explicar em detalhes a diferença entre a identidade visual normal e sua versão digital. Entenda suas principais características e vantagens em investir no seu negócio!
O que é identidade visual digital?
Para você entender o que é identidade visual digital, é importante entender primeiro o que é uma identidade visual. Esse conceito se refere a diversos elementos que ajudam o público a identificar a marca incluindo cores, símbolos, logotipos, tipografia, nome e o próprio conteúdo que a marca produz.
Quando passamos para o ambiente digital, novos elementos começam a fazer parte desse conjunto que compõem a identidade visual da marca. Ela pode ser percebida na construção e no layout de:
- sites;
- aplicativos;
- blogs;
- redes sociais;
- e-mails.
Dessa forma, todo o material da empresa, seja físico, seja digital, ganha a identidade visual da marca, expressando seus valores e sua cultura.
Qual sua principal diferença com a identidade visual normal?
A identidade visual digital é um dos segmentos que fazem parte da identidade visual como um todo. Mas a versão digital normalmente se restringe ao ambiente online percebido bem redes sociais, sites e outros materiais digitais produzidos pela empresa.
Além disso, no ambiente digital, os elementos são visualizados em uma tela, que pode variar de tamanho. Ou seja, eles não são fixos, como em uma impressão. Por isso, necessitam de um cuidado especial no desenvolvimento.
Quais são as principais características para o digital?
A identidade visual digital é produzida por uma ramificação do design que cuida da produção de multimídia para exibição em telas. Assim, materiais serão publicados e compartilhados em formatos digitais. Pode incluir também animações 2D ou 3D no caso de vídeos.
Dessa forma, além da preocupação com os elementos visuais que dão identidade à marca, esse ramo também tem foco na experiência do usuário. Por exemplo, o layout de sites e aplicativos precisam ser construídos de uma forma que sejam responsivos, ou seja, que se ajustem ao tamanho de diferentes telas sem comprometer a legibilidade das informações e o design.
Quais os benefícios de investir nessa estratégia?
Estar presente no ambiente digital e aplicar nele a sua identidade visual gera muitas vantagens para a empresa, conforme falaremos a seguir.
Garante a unidade da sua marca
Ao investir na sua identidade visual digital, você garante que sua marca tenha uma coerência entre seus materiais impressos e online. Essa padronização e unidade fortalece a imagem da sua empresa e o ajuda a ser facilmente reconhecido também na web.
Gera credibilidade
A credibilidade é essencial para qualquer negócio, é por meio desse sentimento que o cliente é motivado a não apenas comprar de sua empresa, mas também a ser fiel a ela. Enquanto uma pessoa conhece uma marca, uma de suas primeiras ações é pesquisar sobre ela na web. Se você tiver uma identidade visual digital forte, isso vai gerar muito mais credibilidade para o seu negócio.
Expressa profissionalismo
Uma identidade visual digital bem elaborada e coerente com os demais materiais impressos da empresa expressa profissionalismo e normalmente indica qualidade nos produtos e serviços fornecidos.
Agiliza a produção de materiais
A produção de materiais digitais é muito mais intensa do que os impressos. Afinal, em redes sociais, as postagens precisam ser frequentes para garantir um bom alcance orgânico na plataforma.
Quando a empresa cria um padrão que serve de base para a produção de seu conteúdo, o trabalho se torna mais ágil e eficiente, gerando uma coerência em todo o material publicitário criado.
Ganha destaque na web
Quando a marca tem uma identidade visual bem construída em seus materiais digitais, ela ganha destaque quando comparada aos seus concorrentes. Isso ocorre porque o design padronizado expressa profissionalismo e qualidade. Assim, é mais provável que o público prefira sua marca.
Valoriza a marca
A identidade visual tem o potencial de gerar valor ao longo do tempo. À medida que o público conhece sua marca e os elementos visuais que o identificam, sua empresa ganha um reconhecimento que se fortalece ao passar dos anos. Isso por si se torna um patrimônio essencial para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.
Como você pôde perceber, investir na identidade visual digital da sua marca gera muitas vantagens. Por isso, esse é um dos trabalhos que fazem parte de uma estratégia de branding, em que diversos elementos da marca são planejados para criar uma impressão forte e positiva na mente do público.
Gostou de saber mais sobre a importância da identidade visual digital para o seu negócio? Então, confira mais conteúdos como esse em nosso blog!
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