Como o inbound marketing para indústrias pode beneficiar as empresas do setor? Entenda melhor essa relação!
Muitos profissionais associam o inbound marketing somente a empresas B2C, ou seja, aquelas que se relacionam diretamente com o consumidor final, como o varejo. Mas não é bem assim. Qualquer negócio que deseja atrair clientes e parceiros pode lançar mão dessa estratégia, inclusive a manufatura. No inbound marketing industrial, por exemplo, o foco é B2B.
A ideia do Inbound Marketing é atrair, converter e fidelizar o cliente em potencial por meio da criação e distribuição de conteúdo que interesse seu público-alvo. No caso das indústrias, esse público-alvo também são empresas. Assim, para atrair e fechar boas parcerias, é importante conhecer as especificidades desse tipo de estratégia.
Com isso em mente, vamos explicar melhor como o Inbound Marketing se aplica ao setor industrial e que vantagens essa estratégia traz, especialmente quando comparada às formas tradicionais de publicidade.
O que é inbound marketing para indústrias?
O Inbound Marketing para indústrias é uma estratégia de inbound direcionada para empresas de manufatura que desejam atrair, converter e encantar clientes que também são pessoas jurídicas. A indústria é vista como um fornecedor e, por isso, representa na verdade uma parceria entre duas ou mais empresas. Por isso, a relação B2B é muito diferente da B2C.
Para entender melhor, considere o exemplo de uma fábrica de roupas. Por vender um grande volume de peças, seus clientes geralmente são lojas do varejo ou empresas que buscam grandes encomendas específicas. As necessidades desses clientes são diferenciadas. Desejam encontrar produtos que geram valor nas vendas e garantam uma boa margem de lucro.
A indústria talvez trabalhe com prospecção ativa de clientes, por meio de panfletos, visitações, cartazes, anúncios em rádio e TV. Mas essa abordagem ocorre muitas vezes sem o consentimento das pessoas. Além disso, acaba chegando a pessoas que não fazem parte do seu público-alvo ou a empresários ainda não preparados ou interessados em negociar.
O inbound marketing para indústrias faz o trajeto contrário. É o cliente que encontra a fábrica, seja pesquisando uma solução para seus problemas rotineiros na internet, seja buscando mais oportunidades. A partir daí, é possível conduzi-lo no funil de vendas até fechar negócio.
Por que o inbound marketing para indústrias é mais eficiente do que estratégias tradicionais?
Esse tipo de abordagem é vantajoso por inúmeros motivos. Vamos destacar alguns desses benefícios!
1. Diminuição de custos no marketing se comparado ao outbound
O outbound marketing (aquele tradicional) gera altos custos, que devem ser continuamente reinvestidos. Por outro lado, o inbound dá resultados de modo mais sustentável e de baixo custo, especialmente a longo prazo. Por exemplo, um artigo de um blog pode gerar milhares de visitas por mês gratuitamente, sem nenhum investimento adicional.
2. Ações de inbound marketing para indústrias mensuráveis
Uma vez que o inbound marketing normalmente trabalha com estratégias digitais, é mais fácil mensurar os resultados. Por exemplo, é possível saber exatamente quantos leads baixaram um material rico ou abriram um e-mail. Mas fica difícil saber quantas pessoas ouviram um anúncio no rádio.
3. Preparar e educar clientes não prontos para a compra
Mesmo que um cliente ainda não esteja pronto para fechar negócio, o inbound marketing permite trabalhar com esse usuário, sem descartá-lo de início.
4. Melhor posicionamento em buscas orgânicas na internet e com isso, ser referência em sua categoria
Quando existe uma boa estratégia de marketing de conteúdo, as chances de garantir que suas páginas sejam apresentadas entre os primeiros resultados no Google são maiores. Esse posicionamento fortalece a marca, destaca a empresa da concorrência e garante mais acessos ao site.
5. Captar, nutrir e qualificar leads
O marketing de conteúdo contribui para um trabalho mais personalizado e próximo ao cliente em potencial. Assim, o relacionamento com o público fica mais forte e as chances de vendas são maiores.
Lembre-se, no entanto, que apesar de trabalharem de formas diferentes, o inbound marketing para indústrias e o marketing tradicional não são antagonistas. Eles podem ser utilizados em paralelo, otimizando a geração de leads da empresa.
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