Já pensou em ter um podcast da sua marca para ganhar mais autoridade e alcance na web? Então, confira como fazer com um passo a passo completo!

O podcast é um tipo de conteúdo em crescimento no Brasil e no mundo. Apesar da simplicidade de uma mídia em áudio, as pessoas se sentem atraídas pelo formato prático, uma vez que é possível ouvir em diversas situações: dirigindo, realizando os afazeres do lar, viajando e até trabalhando.

Esse formato de áudio marketing tem ganhado bastante popularidade especialmente pela mudança do comportamento do consumidor. Apenas para se ter uma ideia, uma em cada quatro pessoas no Brasil já escutou um podcast. Esse número representa mais de 50 milhões de pessoas!

Essa é uma evolução natural. Antes, os blogs surgiram como opções mais fáceis de consumir do que revistas e jornais impressos. Agora, o áudio ficou ainda mais acessível, pois você pode escutar o mesmo conteúdo em poucos minutos enquanto cumpre outras tarefas.

No entanto, para prender a atenção do público com um conteúdo de somente áudio, é preciso construir roteiros interessantes e relevantes para a assistência. 

Pensando nisso, produzimos este artigo que pode ser um verdadeiro guia para você produzir podcasts de sucesso que estreitam o relacionamento da sua marca com o público. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é um podcast?

Podcasts são episódios de conteúdo em formato de áudio transmitidos online via streaming. Sendo assim, o roteiro pode seguir diferentes modelos. O mais comum é um ou mais apresentadores que recebem um convidado para conversar sobre um tema específico. Mas também é possível que o podcast seja feito por um único apresentador.

O nome veio da união entre as palavras iPod (por causa de sua portabilidade) e broadcast (devido ao modelo de transmissão semelhante ao rádio).

Os podcasts giram em torno de um tema central. Além disso, independentemente do modelo, sempre vão precisar de um apresentador, chamado host. Outra funcionalidade importante é que, apesar de serem compartilhados via streaming, há a possibilidade de baixar os episódios para escutar offline.

Quais os modelos de podcasts mais populares

Como já pontuamos, existem diferentes formatos de podcasts, e cada um deles pode ser usado de forma estratégica conforme os objetivos da marca. Veja só.

Informativo

A ideia aqui é transmitir uma informação para a audiência. É um formato simples, muito semelhante ao que se ouvia nos intervalos com notícias rápidas. 

Alguns podcasts costumam fazer um programa diário com um giro com as principais notícias, por exemplo. Assim, em poucos minutos, o apresentador consegue resumir os assuntos de maior relevância dentro do segmento.

Individual

Nesse formato, há apenas o apresentador e o microfone. Com uma dinâmica bastante simples, é necessário que o profissional tenha um bom domínio dos assuntos tratados e que o conteúdo seja bem relevante. Afinal, não existe aquele movimento mais interativo de uma entrevista, por exemplo, correndo o risco de ficar monótono.

O podcast individual tem a facilidade de não precisar gerenciar agenda de convidados ou dispositivos muito sofisticados. Sendo assim, a edição é mais simplificada. Do ponto de vista do marketing digital, o empreendedor tem a oportunidade de fortalecer seu nome no mercado, tornando-se referência em seu segmento.

Painel

O podcast painel inclui o apresentador e alguns convidados que o ajudam no debate de um assunto específico. Por isso, o estilo é como uma mesa redonda, em que cada um tem um momento para expressar sua opinião. Os tempos para a fala podem ser definidos ou podem ser organizados como uma conversa.

Entrevista

As entrevistas também são muito usadas. Dessa forma, a ideia aqui é convidar um especialista para discutir temas em que ele é referência. Esse tipo de podcast é muito interessante para atrair pessoas que querem se aprofundar no tema ou que já são seguidoras do entrevistado. Assim, você consegue ampliar bastante o seu alcance. 

Nesse caso, cada episódio conta com um convidado diferente. E é bom que essa personalidade tenha um bom entrosamento com o host para que a conversa seja relevante para todo o público. Embora seja necessário um roteiro, é importante lembrar que outros assuntos podem surgir no meio do caminho, o que pode enriquecer ainda mais a entrevista.

Como fazer podcasts?

Agora que você entendeu o que é um podcast e em que formatos ele pode ser construído, vamos mostrar um passo a passo de como montar seu próprio projeto. 

Pense nos objetivos 

Assim como ocorre com qualquer tipo de projeto, é preciso entender qual o objetivo de criar um podcast para o seu negócio. Isso é importante para entender quais temas, convidados e estilo de podcast você vai montar.

Por exemplo, pode ser que você deseje ampliar a visibilidade da sua marca para outras empresas e público. Então, isso vai interferir no tipo de convidados que participarão do seu podcast. Ou pode ser que o objetivo seja aumentar a sua autoridade no assunto. Então, um estilo mais individual ou em painel pode ser mais interessante.

Defina a persona

A definição de persona deve estar presente em qualquer projeto de produção de conteúdo. Ao entender que tipo de pessoas vão ser o alvo dessa estratégia, ficará mais fácil definir que temas serão mais interessantes, que convidados seriam mais atrativos ou qual vai ser o tom de voz do programa.

Lembre-se que persona não é o mesmo que público-alvo. Este último é mais amplo e abrange uma grande variedade de pessoas. A persona é a concretização de uma pessoa fictícia que potencialmente faria parte desse público.

Por exemplo, digamos que sua marca atue no mercado com consultoria financeira direcionada para pequenos e médios empresários. Então, poderíamos montar uma persona da seguinte forma:

  • Antônio, 40 anos, empreendedor no ramo do varejo de calçados, com formação em nível médio;
  • dono de uma empresa com cerca de 10 funcionários;
  • dificuldades de organizar o fluxo de caixa da empresa;
  • ativo nas redes sociais, principalmente Instagram e Facebook;
  • consome conteúdo de podcast e Facebook.

É claro que essa construção parte de uma boa pesquisa com base na sua carteira de clientes e no mercado. Mas é essencial para direcionar toda a estratégia.

Escolha o tipo de podcast ideal para o seu negócio

Já apresentamos os principais tipos de podcasts que são tendência nesse tipo de mídia. No entanto, seu programa pode mesclar diferentes formatos para se tornar mais dinâmico e atrativo. Por exemplo, em um episódio, você pode convidar um especialista do setor, mas em outro pode formar um painel com vários profissionais da área.

O ideal, no entanto, é que o formato se encaixe bem nas expectativas e no perfil do público. Se há uma personalidade proeminente em uma determinada área, fazer uma entrevista pode ser mais proveitoso, pois é possível extrair mais informações e opiniões do entrevistado.

Defina um tema para o podcast

Para escolher um tema central que vai permear os episódios do podcast, é preciso levar em conta o segmento em que sua empresa atua, para que se torne referência nesse assunto.  Por isso, normalmente o tema é algo mais amplo, como finanças, moda, tecnologia da informação ou nutrição, por exemplo. Isso abre margem para muitos tópicos de discussão.

Crie uma estrutura para os episódios

Assim como qualquer apresentação, é preciso que o podcast tenha uma estrutura padronizada. Com base no tempo que planeja que os episódios tenham, pense em um cronograma. Normalmente, fica assim:

  • abertura com apresentação do tema e dos convidados;
  • ponte com justificação do tema, para abrir a discussão;
  • conteúdo em si, como entrevista ou apresentação de opiniões;
  • Considerações finais.

Defina as pautas

As pautas estão relacionadas à identificação do tema de cada episódio, com descrições gerais do que será tratado. Essa seleção de conteúdos parte de uma pesquisa para saber que assuntos estão interessando o público. 

Especifique também um CTA (call to action), a ação que motivará o ouvinte a tomar no fim do podcast, como visitar o site, enviar e-mails sobre o assunto ou seguir os participantes nas redes sociais.

Monte um roteiro para cada episódio

Com base na estrutura dos episódios, você pode criar um roteiro, especificando cada ação que será tomada no programa. Pode ser algo como:

  1. apresentação geral do tema;
  2. vinheta;
  3. apresentação de patrocinadores;
  4. leitura dos comentários dos ouvintes sobre o último episódio;
  5. nova introdução ao tema;
  6. apresentação dos convidados (nome, cargo, formação etc.);
  7. pergunta ao entrevistado;
  8. desenvolvimento;
  9. patrocinadores;
  10. continuação;
  11. considerações finais dos entrevistados;
  12. compartilhamento de contato e redes dos convidados;
  13. CTA
  14. encerramento.

Quais os melhores programas para fazer as gravações?

Com o roteiro pronto, chega o momento de fazer a gravação do podcast. Se for um formato individual, fica mais fácil. Além disso, o áudio pode ser captado pelo próprio gravador do smartphone usando um headset. 

Existem opções mais profissionais que podem ser usadas quando se precisa capturar sons de todo ambiente, quando é o caso de vários praticantes em uma mesma sala, com isolamento acústico.  Os microfones omnidirecionais, por exemplo, pegam sons em 360°. 

Um dos programas mais utilizados para a edição de áudio é o Audacity, um software gratuito que permite manipular várias faixas de áudio. Com ele, você vai conseguir inserir vinhetas, diferentes gravações e outras inserções e cortes para extrair um podcast limpo e bem elaborado.

Você também pode optar pelo Anchor, que é especializado em podcast, e apresenta ferramentas para todas as etapas da gravação, inclusive em situações em que os participantes participam remotamente.

Como publicar o podcast?

Com a gravação pronta e editada, chega a hora de compartilhá-lo na rede. Para isso, você precisa de três ferramentas:

  • um distribuidor de podcast, que hospeda online os arquivos de áudio. Dois exemplos são o Spreaker e o próprio Anchor.
  • um agregador de podcast, que é a plataforma que o usuário vai acessar para ouvir o conteúdo;
  • um feed, ou seja, o link usado pelos agregadores para acessar o arquivo. Afinal, esse link é gerado pelo próprio distribuidor de podcasts.

A partir daí, você pode publicar no próprio distribuidor ou usar o link gerado para cadastrá-lo nas principais plataformas. Algumas das mais utilizadas são:

Seguindo esses passos, o podcast da sua marca estará na rede, compartilhado para milhões de usuários. Lembre-se que o que determina o sucesso desse projeto vai ser a qualidade do seu conteúdo. Assim, crie roteiros ricos e envolventes, que vão encantar e educar sua assistência.

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