Agosto de 2018 foi turbulento para os donos de páginas YMYL. Afinal, foi o mês no qual o Google publicou mais uma de suas polêmicas atualizações. Ela foi chamada de E-A-T, que, partindo de forma prática para português, significa expertise, autoridade e confiança.
A intenção, como em todas as mudanças realizadas pelo mecanismo, é oferecer um conteúdo mais seguro e pertinente ao usuário. Apesar de subjetivos, os critérios de avaliação foram elencados em um guia de estilo, auxiliando aqueles que precisam adequar às mudanças em suas estratégias de conteúdo.
Para saber se o seu negócio pode ser afetado pelos novos critérios e o que realizar para não perder autoridade na web, confira o texto a seguir!
Afinal, o que são páginas YMYL?
São sites que, segundo os critérios de definição do Google, podem impactar a saúde, felicidade e equilíbrio financeiro dos usuários. A sigla vem do termo Your Money or Your Life (Seu Dinheiro ou Sua Vida).
A partir dessa definição, podemos concluir que páginas que de alguma forma apresentam esse tipo de conteúdo vinculado, possivelmente, terão os resultados de SEO afetados pela atualização do buscador.
Por realizarem vendas e ter, geralmente, seu inbound marketing pautado em assuntos correlatos, e-commerces precisam monitorar o desempenho de suas páginas e aplicações.
Confira também outros exemplos de sites que podem ser categorizados como YMYL:
- serviços jurídicos;
- plataformas de intermediação financeira;
- finanças pessoais e investimentos;
- saúde física e mental;
- nutrição e fitness.
Seu modelo de negócio se encontra em alguma dessas categorias? Então confira mais adiante o que fazer para não perder relevância.
Como o novo algoritmo do Google alterou o formato?
Por afetar diretamente os resultados de páginas relacionadas à saúde, nutrição e bem-estar, a E-A-T recebeu o apelido de “Medical Update”. Alguns sites e profissionais liberais dessa e de outras áreas sentiram uma queda brusca no SEO de suas páginas.
Por outro lado, as alterações melhoraram ainda mais a qualidade de conteúdo dos sites YMYL. Exigiu também um esforço maior dos profissionais de marketing, independentemente do nicho de atuação, para reestruturar o plano de marketing digital.
Qual a melhor forma de evitar problemas com a atualização?
De forma geral, empresas e negócios que seguirem o recomendado pelo algoritmo E-A-T terão melhores chances de manter o ranqueamento e números de acesso.
A expertise é obtida, em resumo, com a qualidade do conteúdo postado. Textos com maior relevância, que transmitam informação de qualidade ao usuário e que sejam constantemente atualizados, recebem melhor avaliação da plataforma. Não esqueça também de deixar o site responsivo e ágil para a navegação.
Aumente a credibilidade, invista na imagem social da empresa, com avaliações positivas do Google, comentários e opiniões de clientes no site e redes sociais. Assim, você ganha pontos em engajamento e autoridade.
Para continuar transmitindo confiança ao usuário, faça uma revisão no conteúdo da página Quem Somos e tenha uma sessão com a política de qualidade da sua marca. O cadastro da empresa no Google Meu Negócio e dados atualizados de contato também ajudam a gigante das buscas a enxergá-lo como um conteúdo digno de atingir a posição zero nos resultados.
Essas práticas garantirão o bom posicionamento das páginas YMYL? Como estamos falando de um resultado que depende do Google para ser positivo, a resposta é: não sabemos.
Mas podemos afirmar que, sem essas práticas, o seu negócio perderá, em pouco tempo, relevância e competitividade no cenário digital. Elas geram ganhos para seu estabelecimento e para sua audiência. Compensa adotá-las.
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