Neste artigo, falaremos da importância de se ter um blog como forma de se relacionar com o seu público-alvo e com os seus clientes. Boa Leitura!
Por que ter um blog?
Você muito provavelmente já ouviu falar da importância de se ter um, mas você sabe por que ter um blog?
Acontece que nem sempre foi assim, houve um longo caminho até os blogs se consolidarem como forma de relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes e uma importante prática de contato e conversão de leads.
O termo Blog nasce da junção de duas palavras da língua inglesa, Web e Log. No início do seu surgimento era chamado pela combinação dessas duas palavras, Weblog, e, depois de um tempo, passou a ser conhecido apenas por Blog.
O surgimento dos blogs
O termo “blog” surgiu em 1997, no entanto, o seu “formato”, algo como um “diário virtual”, já era utilizado no início da década de 1990, mais precisamente em 1991, nos Estados Unidos, quando a Word Wide Web (WWW) foi liberada para o público externo. Somente a título de observação, no Brasil a internet foi liberada ao público em 1994.
Com isso, podemos dizer que os blogs são uma das primeiras formas de expressão da internet. Quando a comunicação ainda estava centrada na troca e exposição de textos entre os poucos usuários daquela rede ainda em crescimento.
A evolução dos blogs
Da expressão pessoal, do “diário de rede”, os blogs passaram a abrigar textos artísticos, prosa, poesia. Grupos de escritores passaram a trocar textos, comentar o texto lido em caixas de comentários, o que abriu espaço para que editoras vissem nessa forma de troca um modo de divulgar seus livros e autores, através de resenhas de seus livros e entrevistas dos autores.
Inclusive, algumas editoras do cenário nacional surgiram a partir dessa comunidade formada nos blogs.
Isso proporcionou uma troca que foi além dos textos pessoais, e blogs focados em diferentes segmentos passaram a surgir. Moda, cinema, fóruns acadêmicos, comunidades de consumidores interessados em saber a qualidade de algum tipo de produto.
Enfim, os blogs se popularizaram e ganharam o status de um importante meio de comunicação e também de exposição do seu trabalho ou produto.
Os blogs como uma plataforma comercial
No início dos anos 2000, a internet começou a se transformar, algumas empresas notaram que era necessário uma mudança na forma de se relacionar com o seu público-alvo.
Um dos grandes responsáveis por essa mudança foi o Google. Lançado em 1998, oferecia um layout com uma “caixinha” centralizada na tela, onde se podia fazer uma pesquisa rápida sobre todo tipo de assunto que estivesse disponível na Word Web Wide.
Levou um tempo até o Google se popularizar e se tornar o gigante que é hoje. Porém, lá no começo dos anos 2000, o Google já concentrava uma grande base de links para blogs e sites.
Utilizando o PageRank, uma forma de ranquear os sites e blogs por indicação (links colocados em outras páginas que indicavam o seu blog, por exemplo, como referência em um determinado assunto) o Google disponibilizava em ordem de ranqueamento as melhores páginas para a sua busca.
A importância dos blogs nos sites de buscas
A partir do surgimento do Google e de outros sites de buscas, os blogs ganharam um status de geradores de conteúdo, que poderiam ser dos mais diversos meios.
Educativos, sobre saúde, sobre arte, sobre carros, livros, enfim, quase tudo podia ser encontrado no Google. Desse modo, muitos blogs cresceram como plataforma, recebendo milhares de acessos diários, transformando-se em novos meios de comunicação e produção de conteúdo, e, assim, ganhando mais e mais visibilidade.
Com o passar do tempo, o ranqueamento nas primeiras posições do Google passou a ser muito importante e virou uma área de estudo, tão relevante que ganhou até uma sigla, o SEO (Search Engine Optimization). Nesse cenário, muitas empresas, notando o crescente interesse de seus clientes e de seu público-alvo pelos blogs e sites, passaram a investir em publicidade e, o mais interessante, em conteúdo.
Os blogs como meios de captação de leads para empresas
Com a expansão e crescimento dos blogs, muitas empresas passaram a apostar na criação de conteúdo como forma de atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Desse modo, apostavam em criadores de conteúdo que, àquela época, eram pessoas especializadas em determinadas áreas e que escreviam sobre o assunto.
Ou então as empresas criavam os seus blogs, contratavam jornalistas e produziam o seu próprio conteúdo, baseado em seus serviços e produtos.
Certamente você já ouviu falar do termo blogueiro, blogueira. Pois é, o termo não é tão novo assim e, hoje, com o avanço das redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube, passaram a ser chamados de influenciadores digitais, os famosos “Influencers”.
O papel dos blogs no marketing digital
Lembra da nossa pergunta lá no início? Por que ter um blog?
Pois então, depois desse percurso de apresentação dos blogs, do seu surgimento ao crescimento, você já deve ter notado a importância que eles têm no mundo comercial e corporativo.
Especialistas em Marketing Digital também perceberam a importância que os blogs podem ter nos resultados das empresas. Oferecer conteúdo passou a ser visto como uma forma interessante e menos “agressiva” de se relacionar com o seu público-alvo e, também, na “conquista”, na captação de novos leads, inclusive, o conteúdo postado em blogs foi a base da técnica de marketing digital chamada marketing de atração, que evoluiu e deu lugar ao inbound marketing.
Mesmo com o surgimento das redes sociais e maciço investimento que empresas fizeram nessas redes, a importância dos blogs se manteve.
Pois, diferente do que oferecem as redes sociais, que tendem a ser mais rápidas e efêmeras, funcionando bem como uma forma de chamada e divulgação, os blogs tendem a ser mais duradouros. Os conteúdos permanecem lá e se estiverem corretamente otimizados, irão ranquear bem no Google e, sempre que alguém fizer uma pesquisa sobre o tema, é possível que a resposta leve para o blog da sua empresa.
Técnicas importantes para ter um blog que traga resultados
Lembra quando falamos sobre o PageRank do Google?
Então, essa forma de ranquear através da indicação da sua página ainda continua. Quando o Google “percebe” que o seu blog foi indicado por outras páginas por meio de links, o seu blog ganha em autoridade, e passa a ser referência naquele assunto. Se o SEO estiver corretamente feito existe grande possibilidade de ver o conteúdo exibido no topo dos resultados de busca.
Essa é apenas uma das várias formas de se ranquear, existem outras, como uma boa redação em SEO. Porém, podemos dizer que o mais importante é levar o conteúdo de forma séria e bem escrito.
Com isso, queremos dizer que não basta utilizar todas as técnicas de ranqueamento se o seu conteúdo não diz nada e está mal escrito. Inclusive, o Google consegue perceber quando o texto foi escrito apenas com a intenção de ranquear em detrimento do conteúdo.
Portanto, ter um blog exige algumas boas práticas. A seguir, vamos dar algumas dicas de como construir um bom blog.
Dicas para construir um bom blog:
- Boa redação – Um texto atraente e bem escrito é essencial para conquistar novos leads.
- Estudo de tendências do seu segmento/área de atuação – Procure responder a questões relevantes e em alta no setor em que a sua empresa atua.
- Técnicas de SEO para que o texto siga algumas regras de redação para internet – É importante saber como as técnicas de SEO podem alavancar as menções ao seu blog. Para isso, procure uma agência especializada em Marketing Digital.
- Uma boa aparência, isto é, que esteja bem formatado e contenha imagens – Uma boa formatação do texto, o que inclui novamente algumas técnicas de SEO, além da inclusão de algumas imagens que ajudem a ilustrar o seu conteúdo, faz toda a diferença no resultado final.
- Regularidade – Tente manter uma regularidade, isso também é importante para o ranqueamento do seu blog.
Essas são algumas das boas práticas que se deve levar em conta quando for criar o seu blog. Para finalizar vamos falar rapidamente sobre a nossa pergunta inicial: Por que ter um blog?
Por que ter um blog é importante para a sua empresa?
Hoje, com a internet e o surgimento constante de novas empresas, o relacionamento com o seu cliente ganha cada vez mais importância. Para fidelizar, por exemplo, é importante que você esteja em permanente contato com ele, além de se manter pronto para a captação de novos leads. O lema é “não estagnar”.
Para isso, existem algumas formas de se manter em destaque. Óbvio que oferecer e prestar um bom serviço são essenciais e indispensáveis, mas isso também precisa ser visto, e a internet é a melhor forma de mostrar o bom trabalho da sua empresa.
Aqui, entra a importância de se manter um blog em seu site comercial e investir em campanhas de inbound marketing. Os blogs são uma excelente forma de se comunicar com os seus clientes e também para a captação de novos leads.
Pois, mantendo uma publicação constante em seu blog, com assuntos do setor de atuação da empresa, você leva conteúdo relevante para o seu cliente, mantendo um contato de qualidade. Além de poder estar em destaque em buscas no Google, como autoridade em determinado assunto, resolvendo as dores de possíveis novos clientes e, assim, aumentando a visibilidade da sua marca, melhorando as suas vendas, enfim, sendo destaque e referência no setor.
Gostou desse conteúdo? Aqui no blog você encontra vários temas importantes para a sua empresa fazer sucesso na internet!
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