As possibilidades de conexão com a web estão cada vez mais simplificadas. Para ser mais exato, estão à palma da mão e podem ser levadas para qualquer lugar. No Brasil, 47% das pessoas que têm acesso à internet fazem uso de dispositivos móveis, o que deixa claro como o mobile marketing pode ser importante.
Neste artigo, você vai entender melhor do que se trata essa estratégia e como ela pode aproveitar a crescente demanda de smartphones e tablets, além de conhecer boas razões para investir em mobile marketing. Confira!
O que é mobile marketing?
O marketing evoluiu e, atualmente, passa um tanto quanto longe das estratégias tradicionais, conhecidas como off-line. A era digital trouxe possibilidades bastante amplas e eficientes, que puderam se juntar às campanhas mais conhecidas, potencializando esse trabalho.
A evolução também se deu na tecnologia em si, influenciando a maneira como a sociedade se relaciona com eletrônicos. Antigamente, era normal que cada casa tivesse um computador, visto como algo importante. Hoje, para fins de navegação, um smartphone ou tablet bastam.
O mobile marketing nada mais é do que a estratégia de adaptar e posicionar campanhas de empresas nas possibilidades que as plataformas mobile oferecem. Assim, usando todos esses recursos, é possível que um negócio se mantenha próximo e preciso na hora de executar suas ações de marketing.
O mobile marketing é resultado de um comportamento
Se a proposta é atingir seu público-alvo, você precisa se comunicar com ele da forma certa e pelos canais adequados, usando todos os recursos possíveis para fazer campanhas cada vez mais precisas e eficientes. O mobile marketing permite isso quando se trata de aparelhos móveis.
A era mobile se estabilizou de vez e, com ela, vieram as adaptações de absolutamente tudo. As transmissões passaram a ocorrer via streaming, grandes companhias desenvolveram aplicativos e até a publicidade mudou. O marketing mobile é resultado dessas evoluções.
Por que essa estratégia vem crescendo?
Atualmente, 72 milhões de brasileiros acessam a internet diariamente a partir de seus smartphones, o que também inclui um grande volume de pessoas que faz isso em tempo integral, por dados móveis (3G/4G) ou em redes Wi-Fi.
Esse número ajuda a entender como a conexão com a web mudou. Ela envolve diversos pontos, como:
- facilidade de acesso à informações.
- mais senso de urgência;
- disponibilidade cada vez maior de recursos inteligentes e questões técnicas (telas menores e geolocalização, por exemplo).
Todas as mudanças acima já podiam ser previstas por especialistas e estudiosos da área, porém nem mesmo isso é motivo para não se surpreender com o crescimento da estratégia de mobile marketing.
Se há cada vez mais pessoas comprando pelo mobile, buscando informação, interagindo e realizando diversas atividades dentro dessas plataformas, é imprescindível que as empresas saibam se posicionar nesse ambiente.
Naturalmente, o mobile marketing cresceu para aproveitar esse novo comportamento de navegação e consumo. Foi o meio que influenciou as transformações que vemos atualmente!
Quais são os motivos para investir em mobile marketing?
A importância das estratégias de marketing para um negócio é enorme, o que demanda uma adaptação à realidade atual e gera, assim, os melhores resultados. Vale a pena dedicar um orçamento a essa etapa do trabalho!
Investir em mobile marketing é fundamental nos dias de hoje, graças às possibilidades modernas e pontuais que tal estratégia oferece. As razões para apostar nele são várias — e você pode conferir algumas a seguir.
Segmentação por geolocalização
Onde fica sua empresa? Já parou para pensar que, ao pesquisar por determinado comércio pelo celular, o usuário gostaria de encontrar algo próximo de onde ele está? Com a geolocalização, você pode se mostrar, com precisão, a quem está perto de seu negócio.
Veja o exemplo: você tem uma loja de calçados femininos e um usuário pesquisa “sapatos femininos” no Google, estando perto do seu estabelecimento. Se você estiver bem posicionado com uma estratégia de mobile marketing, a pessoa o encontra facilmente.
A principal ferramenta para conseguir essa precisão de localização é o Google Meu Negócio. Nela, você cadastra a empresa e a registra no endereço, possibilitando tal tipo de resultado nas pesquisas.
Interatividade e convergência
Um smartphone e um tablet têm recursos avançados de interatividade, como as câmeras, os microfones e as localizações. Se você pode explorar isso em suas estratégias de marketing, é cada vez mais forte a possibilidade de se comunicar com seu público-alvo.
Exemplos disso são as buscas de voz no Google, que, atualmente, representam 20% das pesquisas no aplicativo para Android. A tendência é que o número cresça, dada a facilidade que esse recurso oferece. Sendo assim, a empresa precisa se adaptar!
A interatividade também é um recurso com alta capacidade de engajamento, ou seja, cria um estreitamento de relação entre público e marca. Os streamings são parte disso, assim como as enquetes do Instagram Stories, recurso recente. Deixar o usuário fazer parte de um processo, interagindo, traz ótimos resultados.
Posicionamento moderno e inovador
Faz muita diferença para a imagem do negócio o fato de se posicionar de forma moderna. Quanto mais ele for capaz de mostrar isso, maior a credibilidade que passa a seus usuários. Se, atualmente, o uso de mobile é grande, uma empresa que investe na área é vista de forma diferente.
Inovar encanta, envolve e chama a atenção do público. Se uma companhia é capaz de trazer modernidade ao marketing, naturalmente abre precedentes para que o público-alvo pense que ela também pode ter esse posicionamento nos serviços e produtos que vende.
Como resultado, a busca pela modernidade e inovação conquista adeptos, fideliza clientes e chama cada vez mais a atenção para captar novos usuários.
Comunicação mais adaptada e adequada
Naturalmente, o ambiente mobile é diferente dos computadores e notebooks tradicionais. A maneira como se consome conteúdos é única, assim como o modo de vê-los na tela do aparelho.
Isso demanda uma comunicação totalmente adaptada e adequada às plataformas móveis. Os recursos são diferenciados, como as redes sociais, abrindo espaço para uma abordagem mais específica e que atinja o público com precisão.
O mobile marketing é fundamental para que as empresas mantenham suas estratégias relevantes e com amplitude de alcance, prezando por recursos modernos e eficientes. Adotar essa possibilidade é adequar-se à realidade atual, mantendo-se em alta e conquistando mais adeptos.
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