Já pensou no que o metaverso pode representar para o seu negócio? Entenda melhor essa tecnologia revolucionária!

Em 28 de outubro de 2021, a empresa que administra o Facebook passou a ser chamada Meta e, desde que surgiram os rumores dessa mudança, as buscas pelo termo “metaverso” explodiram. Não é para menos. O conceito é uma promessa de revolução na forma como interagimos com outras pessoas e as marcas.

Por um lado, há muita empolgação. De outro, muitos especulam o impacto social e econômico que essa tecnologia pode gerar. Tudo ainda é muito novo, mas já podemos discutir sobre o que o metaverso pode representar para o marketing das empresas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Afinal, o que é o metaverso?

Metaverso é a tecnologia que pretende unir os mundos virtual e real. Na prática, é um conjunto de serviços e ferramentas que permitem criar um espaço virtual compartilhado na internet, que pretende simular uma experiência física em um ambiente digital, com alto grau de realismo.

Apesar dessa discussão ser recente, o termo não é novo. Ele foi popularizado com o Second Life, um game que consistia em uma ambiente virtual que simulava a vida dos usuários através de avatares. Assim, você poderia ter um avatar no jogo e manter relações sociais lá dentro. 

Lançada em 2003, Second Life era uma ideia à frente do seu tempo, uma vez que as tecnologias e a internet existentes na época não deram conta de fazer a ideia vingar. Hoje, com tecnologias mais maduras, blockchain e conexão 5G, essa tendência tem um terreno fértil para florescer.

O metaverso pode ser construído com a união de diferentes tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais e criptomoedas e NFTs, o que permite uma integração bastante fluida e segura entre o real e o digital. É como se evoluíssem para uma espécie de Internet 3D, na qual toda a comunicação, a diversão e os negócios poderiam ocorrer de forma bastante imersiva.

Como essa tendência pode afetar o marketing digital?

Assim como a internet e as redes sociais potencializam o alcance das marcas e sua proximidade com opúblico, o metaverso promete levar essa interação a um nível ainda mais impactante. Afinal, em vez de uma página na internet, será possível criar um ambiente virtual completo, no qual os clientes poderão participar de eventos, conferir produtos e serviços, buscar atendimento e muito mais.

O metaverso pode ser a base para a criação de muitos produtos e serviços disruptivos que talvez agora ainda não tenhamos tanta clareza. No marketing digital, as marcas poderão criar campanhas interativas, extensivas e totalmente imersivas. 

Para as empresas, a perspectiva é que o metaverso não venha a ser um substituto da internet convencional, e sim um complemento. Assim, é muito provável que as diferentes tecnologias e canais de interação convivam.

Lembre-se que o que temos até agora são apenas projetos, tudo em fase inicial. Mas as bigtechs, como Microsoft e Meta, estão investindo pesado nessa ideia. Cabe a nós esperar e nos adaptar a essa nova realidade que está chegando.

A Pontodesign está por dentro das tendências e do marketing digital. Sendo assim, oferece diversos serviços de inbound marketing para que sua empresa esteja cada vez mais inserida do mundo digital. Entre em contato para saber mais!